Maté era o pseudônimo de Marie-Thérèse Kowalczyk. Artista plástica, designer, ilustradora e autora de livros infantis. (1959-2022)
Nasceu na França em 1959. Neta de imigrantes poloneses, passou a infância e a adolescência na região de Saint-Etienne, uma bacia hulheira onde a extração do carvão mineral se dava em meio a antigas áreas agrícolas.
Chegou à Lorena na década de 1980 frequentando o Curso de Design no Unifatea (1998-2001) e a especi-alização em Teoria e Prática das Artes Contemporâneas (2004-2006). Entre 2004 e 2014 foi professora na mesma Instituição nos cursos de Educação Artística, Design e Comunicação.
A partir de 2012, se dedicando à profissão de autora e ilustradora participando de salões, oficinas e encontros com os pequenos leitores, em escolas públicas e particulares.
Usou tanto a imagem quanto a palavra para contar histórias: histórias fantásticas de povos esquecidos e animais ameaçados, mas também histórias engraçadas com muito afeto e imaginação. Publicou seis livros como ilustradora e nove como autora e ilustradora, com vários títulos merecendo o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil e circulando nas bibliotecas escolares de todo o país.
Livros Ilustrados ou escritos por Maté
- Kabá Darebu
- Histórias de índio
- E a lua sumiu
- O enigma da lagoa
- A árvore que canta
- Poemas da minha terra Tupi
- Aminata a tagarela
- O menino e o jacaré