Menu fechado

Avanços e contribuições da ciência para o país foram destaque na abertura do EIC 2022

Encontro de Iniciação Científica volta a ser realizado de forma presencial após dois anos

 

Após dois anos de eventos on-line, o Encontro de Iniciação Científica – EIC, do UNIFATEA, volta a ser realizado de forma presencial. Com início nesta quinta-feira, dia 17, as apresentações seguem até o próximo sábado, dia 19.

Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, o evento foi oficialmente aberto pelo pró-reitor de Pesquisa e Extensão do UNIFATEA, Prof. Dr. Nelson Tavares Matias. Em sua fala enfatizou o retorno das atividades presenciais e agradeceu de forma especial aos professores pelo estímulo junto aos alunos para que estivessem presentes no evento.

Mais de 150 trabalhos foram inscritos, com a participação de acadêmicos e professores do UNIFATEA, mas também com a presença de alunos de outras instituições de ensino superior. Um dos destaques desse ano é a presença de jovens do ensino médio, como as alunas Isabella Setani e Ana Beatriz Rangel, do Colégio Fênix de Guaratinguetá, que ao lado dos alunos Filipe Camargo e Gabriel Prado apresentaram sua pesquisa no EIC. “Uma experiência diferente, mas muito legal. Isso traz algo novo para nós em nossa formação e com certeza será muito importante”, disse Ana Beatriz. Para a Isabella, nem o nervosismo atrapalhou. “Fomos muito bem acolhidos pelos avaliadores, vimos que podemos discutir muito mais sobre o assunto. Nossa presença mostra que os jovens podem participar da produção de conhecimento e de ciência, descobrindo coisas novas também”, comentou.

Esta presença, dos jovens, foi destaque na fala de boas-vindas da Irmã Célia Regina Querido, reitora do Centro Universitário Teresa D’Ávila. Para ela o empenho e dedicação de todos para que o evento presencial voltasse a ser realizado valeu a pena. “A ciência nesses dois séculos foi muito importante para o desenvolvimento do nosso país. Por isso estamos felizes com essa sinergia e produção de conhecimento na construção de um mundo melhor. É uma grande satisfação e orgulho viver esse momento com todos vocês”, afirmou a reitora.

O tema do EIC deste ano é o mesmo da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O encontro tem como ação propor à comunidade um processo de transferência de conhecimento e tecnologia, além de estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e questionamento sobre a realidade com a finalidade de mostrar os valores da ciência e dos pesquisadores em sua rotina e os benefícios humanos em seu desafio local e global.

A organização do evento conta com os apoios do Parque Científico Tecnológico do UNIFATEA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A edição 2022, atende áreas tradicionais como Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação (Lato e stricto sensu).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: