Avanços e contribuições da ciência para o país foram destaque na abertura do EIC 2022

Encontro de Iniciação Científica volta a ser realizado de forma presencial após dois anos

Após dois anos de eventos on-line, o Encontro de Iniciação Científica – EIC, do UNIFATEA, volta a ser realizado de forma presencial. Com início nesta quinta-feira, dia 17, as apresentações seguem até o próximo sábado, dia 19.

Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, o evento foi oficialmente aberto pelo pró-reitor de Pesquisa e Extensão do UNIFATEA, Prof. Dr. Nelson Tavares Matias. Em sua fala enfatizou o retorno das atividades presenciais e agradeceu de forma especial aos professores pelo estímulo junto aos alunos para que estivessem presentes no evento.

Mais de 150 trabalhos foram inscritos, com a participação de acadêmicos e professores do UNIFATEA, mas também com a presença de alunos de outras instituições de ensino superior. Um dos destaques desse ano é a presença de jovens do ensino médio, como as alunas Isabella Setani e Ana Beatriz Rangel, do Colégio Fênix de Guaratinguetá, que ao lado dos alunos Filipe Camargo e Gabriel Prado apresentaram sua pesquisa no EIC. “Uma experiência diferente, mas muito legal. Isso traz algo novo para nós em nossa formação e com certeza será muito importante”, disse Ana Beatriz. Para a Isabella, nem o nervosismo atrapalhou. “Fomos muito bem acolhidos pelos avaliadores, vimos que podemos discutir muito mais sobre o assunto. Nossa presença mostra que os jovens podem participar da produção de conhecimento e de ciência, descobrindo coisas novas também”, comentou.

Esta presença, dos jovens, foi destaque na fala de boas-vindas da Irmã Célia Regina Querido, reitora do Centro Universitário Teresa D’Ávila. Para ela o empenho e dedicação de todos para que o evento presencial voltasse a ser realizado valeu a pena. “A ciência nesses dois séculos foi muito importante para o desenvolvimento do nosso país. Por isso estamos felizes com essa sinergia e produção de conhecimento na construção de um mundo melhor. É uma grande satisfação e orgulho viver esse momento com todos vocês”, afirmou a reitora.

O tema do EIC deste ano é o mesmo da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O encontro tem como ação propor à comunidade um processo de transferência de conhecimento e tecnologia, além de estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e questionamento sobre a realidade com a finalidade de mostrar os valores da ciência e dos pesquisadores em sua rotina e os benefícios humanos em seu desafio local e global.

A organização do evento conta com os apoios do Parque Científico Tecnológico do UNIFATEA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A edição 2022, atende áreas tradicionais como Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação (Lato e stricto sensu).