Vice-reitora foi homenageada em sessão solene da Câmara Municipal
Na última quarta-feira (23), a vice-reitora do UNIFATEA, Irmã Zenilde Aparecida Fontes, recebeu da Câmara Municipal de Lorena o título de Cidadã Honorária Lorenense.
A cerimônia foi realizada no Clube Comercial de Lorena e a honraria foi dada pelo presidente da casa de leis, vereador Fábio Longuinho. Ir. Zenilde recebeu o título após indicação da vereadora Wanessa Andrea da Silva Vieira.
“Conheci a Irmã Zenilde em 2021, assim que ela chegou em Lorena. Me identifiquei desde o início, pois temos as mesmas formações e tenho um trabalho ligado a RSB. Depois, a conhecendo pessoalmente vi que ela tem as mesmas pautas que sigo relacionadas à juventude, desenvolvimento da sociedade e cuidado com o outro. E observando o trabalho da irmã vemos que ela chegou (em Lorena) em um momento muito específico, de transição, onde passávamos pela pandemia que agravou a questão social, educacional e ela com um novo olhar, novas posturas e com muito jeito e cautela, além de responsabilidade e comprometimento trabalhou firme para superar as dificuldades”, diz Wanessa Andrea, vereadora.
Para a proponente da homenagem, toda essa história construída até aqui tem ainda o respeito e o resgate de suas antecessoras. Segundo Andrea, a atual vice-reitora já ocupa um importante papel no município, de união e exemplo para os jovens. Ela ressalta a criação do Parque Tecnológico como um grande legado para a cidade. “O surgimento do Parque Tecnológico é a materialização da sua visão de mundo e abre novas perspectivas no município, como uma incubadora de sonhos e esperança”, afirma.
Na cerimônia, foram dados 18 títulos de honraria, que equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. Todos os indicados pelos vereadores têm reconhecidos os belos serviços prestados ao município. O Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, parabeniza nossa vice-reitora e se orgulha dos belíssimos trabalhos, empenho e dedicação em manter o carisma das Irmãs Salesianas em nosso dia a dia. Agradecemos à Câmara Municipal de Lorena pelo reconhecimento.
Representatividade
A homenagem recebida pela vice-reitora do UNIFATEA também reforça a presença da mulher na história da cidade de Lorena, principalmente quando relacionada às Irmãs Salesianas. Para a vereadora, Wanessa Andrea da Silva Vieira, reconhecer os trabalhos prestados pela Irmã Zenilde Aparecida Fontes é continuar essa representatividade feminina.
“Tantas mulheres visionárias marcaram a história de Lorena, e não podemos deixar de fazer memória a Irmã Olga de Sá, que para nós é a precursora de tudo isso. Irmã Zenilde de uma forma muito bonita pisa nesse território sagrado e caminha humildemente e com sabedoria, fazendo com que o legado de Olga continue vivo”, relembra Wanessa.
Esta representatividade feminina também é exemplo, segundo ela, do que queremos numa sociedade mais igualitária e justa, onde meninas e jovens possam sonhar com dias melhores. “Dessa forma mantemos vivos os sonhos de profissões dignas, formações de qualidade e o papel da irmã é imprescindível”, finaliza.