Menu fechado

Para encerrar o ano, UNIFATEA realiza Dia S Lorena com foco na solidariedade

Encontro nasceu para levar alegria e esperança para as pessoas e será realizado na cidade pela segunda vez

O nosso jeito de cuidar da vida será mais uma vez materializado na cidade de Lorena. No próximo dia 03 de dezembro, a partir das 9h, na praça Dr. Arnolfo de Azevedo, acontecerá a 12ª edição do DIA S.

Esta será mais uma oportunidade para que a população lorenense vivencie o cuidado com a vida. Juntamente com a comunidade do UNIFATEA e os serviços da Prefeitura Municipal. Na segunda edição na cidade, vamos ressignificar o DIA S, sensibilizando a sociedade a cuidar da vida pelo prisma da saúde, da sustentabilidade, da solidariedade, da sabedoria, vivenciando o carisma das Irmãs Salesianas experenciado diariamente no Centro Universitário Teresa D’Ávila.

“Religar o ser humano a uma nova consciência da própria existência em sinergia com a vida presente no Todo e o Todo presente na existência de cada um. Este dia recorda que atravessamos um tempo pandêmico que nos mostrou como o modo de vida humana vem sendo equivocado e que necessitamos manter a postura de permanente transformação. O DIA S é para o UNIFATEA um momento de religar as cidades e a Academia a um propósito de serviço maior ao bem coletivo”, comenta a vice-reitora do UNIFATEA, Irmã Zenilde Aparecida Fontes, idealizadora do evento.

Neste dia, colaboradores, acadêmicos e professores, de todos os cursos de graduação, pós-graduação e mestrado profissional, marcam presença e se colocam à serviço das pessoas e da comunidade se exercitando na solidariedade e se colocando gratuitamente a serviço das pessoas. Participam deste ato de solidariedade os serviços públicos municipais, empresas, instituições da região e todas as pessoas de boa vontade que desejam ajudar e estar a serviço do outro.

Como já é tradição, o DIA S tem início às nove da manhã com a sensibilização e ato oficial de abertura com a presença das autoridades, na praça central – as atividades continuam no local até às 13h. De forma concomitante, acontece uma visita motorizada de Nossa Senhora da Piedade pelas ruas da cidade, tendo como ponto de encontro com a imagem da padroeira Pessoas com Deficiência (PCDs) às 11h15, na rua Pedro Vicente de Azevedo, em frente ao supermercado. Responsável por este encontro é o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida juntamente com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social que acompanharão a passeata até a praça. Esta ação marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Na Praça Arnolfo, cada curso será responsável por servir à comunidade de acordo com sua especificidade. Dentre as atividades estão programadas Aromaterapia, apresentação de dança do ventre, ginástica, jiu-jítsu, judô, karatê, apresentação musical, atendimento do Sebrae, Senac, atividades lúdico-pedagógica para as crianças, Banco do Povo, PAT/CadÚnico, distribuição de LIXOCAR (sacolinhas para carros para descarte de lixo), doação de livros, jogos interativos, Maquiagem Mary Kay, Orientação sobre Bolsas de Valores e Criptomoeda, Orientação à população em situação de rua, orientação sobre Auxílio Brasil, Orientação sobre Benefícios Eventuais, Serviços de Estética e Cosmética, Serviços de Farmácia, Serviços de Arquitetura e Urbanismo, Serviços de Saúde, Testagem de HIV e Sífilis, Terapias Integrativas, Vivência sobre Realidade Estendida (Metaverso).

Também será realizado um mutirão de visita às famílias e comércio com a finalidade de promover o encontro entre as pessoas e aproveitar da conversa para refletir sobre a existência. Ao mesmo tempo, acontecerá nos semáforos próximos à praça central o “pedágio ambiental” com a entrega de lixocar, mais uma forma de se pensar sobre o cuidado com o meio ambiente.

A 12ª edição do DIA S será mais uma oportunidade de integração entre o Setor Público e a Academia. É um lugar para todos. Portanto, todas as pessoas são convidadas a participar.

Serviço:

DIA S LORENA – 12ª edição

Dia 03 de dezembro de 2022

A partir das 9h

Praça Arnolfo de Azevedo, Centro, Lorena

Entrada e prestação de serviços gratuitos

Origem do Nome: Lorena chamou-se inicialmente “Guaypacaré” ou “Hepacaré’, nome tupi-guarani que, segundo Teodoro Sampaio, quer dizer “braço ou seio da lagoa torta”, em virtude de um braço do rio Paraíba ali existente na época, mas, segundo o Relatório da Província de São Paulo, de Azevedo Marques (1887), “hepacaré” significa “lugar das goiabeiras”. Lorena recebe seu nome devido a Bernardo José Maria de Lorena e Silveira, quinto conde de Sarzedas, governador da Província de São Paulo, que determinou que a Vila fosse criada.

 

Pontos Turísticos: O setor turístico de Lorena oferece passeios ecológicos e visitas a casarões antigos e coloniais. A cidade dispõe de uma área de conservação de Mata Atlântica: a Floresta Nacional – ICMBio (Instituto Chico Mendes), localizada entre as serras do Mar e da Mantiqueira. Outra atração é o Parque Ecológico do Taboão, com mais de 80 hectares de uma área de proteção, preservação ambiental, lazer e disseminação da cultura regional.

 

Localização: Localizada na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Lorena tem uma economia diversificada baseada na indústria, no comércio, nos serviços e na agropecuária. A cidade conta com as vantagens de estar próxima aos principais centros de consumo do País (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) e de importantes portos para escoamento da produção (Santos, Itaguaí, Rio de Janeiro e São Sebastião). Além da localização privilegiada, a cidade se beneficia da Estrada de Ferro Central do Brasil, que a interliga aos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória.

 

História: O município teve sua origem num povoado que surgiu no final do século XVII, como uma necessidade de apoio às expedições dos bandeirantes e viajantes na travessia do rio Paraíba em busca do ouro em Minas Gerais. Lorena era na época, um importante entroncamento de vários caminhos: o Caminho Geral do Sertão (saindo de São Paulo em direção a Lorena); o Caminho das Minas (de Lorena, passando pelo vale do Embaú em direção a Ouro Preto); o Caminho “Velho” ou da Serra do Quebra Cangalha (de Lorena até Paraty e dali, por mar, até o Rio de Janeiro); e o Caminho “Novo” da Piedade (de Lorena, por terra até o Rio de Janeiro).

 

Brasão: Evoca os principais fatos de Lorena, antiga Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, na região da aldeia de Guaypacaré, povoada pelos índios Puris, às margens do rio Paraíba do Sul. A peça principal do escudo, a barca, ao natural, sobre um rio prata, em campo azul simboliza a travessia do rio, junto às roças de Bento Rodrigues, pelos bandeirantes que iam em demanda da Serra da Mantiqueira e das terras dos “Cataguás”, que vieram a ser Minas Gerais. No alto do brasão, aparecem cinco escudetes, dos quais, o do centro se avantaja aos demais. É este o do Conde de Sarzedas, Bernardo José de Lorena, que, sendo capitão-general de São Paulo, deu à Guaypacaré o predicamento de Vila, sob o nome de Lorena. Os dois escudetes à destra, trazem a flor de lis e a cruz, atributos da heráldica portuguesa e caracteres patronímicos de Rodrigues e Pereira, primeiros povoadores das terras do atual município, Bento Rodrigues e João de Almeida Pereira.

 

Confira notícias sobre as outras edições do evento:

DIA S em Lorena – https://unifatea.edu.br/2021/10/25/unifatea-promove-dia-s-e-garante-um-sabado-iluminado-para-a-toda-populacao/

DIA S em Guaratinguetá – https://unifatea.edu.br/2021/11/22/dia-s-reune-saude-espiritualidade-informacao-e-servicos-gratuitos-aos-cidadaos-de-guaratingueta/

DIA S em Cruzeiro – https://unifatea.edu.br/2021/11/26/neste-sabado-dia-27-de-novembro-dia-s-na-praca-9-de-julho-agitando-cruzeiro/

DIA S em Cunha – https://unifatea.edu.br/2021/12/14/unifatea-promove-mais-um-dia-s-agora-na-cidade-de-cunha-sp/

Dia S em Piquete – https://unifatea.edu.br/2022/03/19/unifatea-promove-dia-s-em-piquete/

DIA S em Cachoeira Paulista – https://unifatea.edu.br/2022/04/11/unifatea-promove-dia-s-em-cachoeira-paulista-momento-de-salesianidade-lazer-e-fraternidade/

DIA S em Silveiras – https://unifatea.edu.br/2022/05/28/unifatea-promove-manha-de-solidariedade-alegria-e-salesianidade-no-dia-s-em-silveiras/

DIA S em Lavrinhas –  https://unifatea.edu.br/2022/06/26/ultimo-dia-s-do-semestre-acontece-em-lavrinhas-o-nosso-jeito-de-cuidar-da-vida/

DIA S em Roseira – https://unifatea.edu.br/2022/08/27/unifate-realiza-dia-s-em-roseira-e-recebe-mais-de-300-pessoas/

DIA S em Potim –  https://unifatea.edu.br/2022/10/07/unifatea-realiza-dia-s-em-potim-um-momento-de-uniao-partilha-e-difusao-de-saberes/

Dia S em Guaratinguetá – https://unifatea.edu.br/2022/11/05/dia-s-em-guaratingueta-atrai-centenas-de-pessoas-que-puderam-conhecer-o-carisma-das-salesianas/

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: