Menu fechado

Casa Real 2022 realiza entrega de obra para família de Lorena

“Foi como ganhar na loteria, isso aqui é um sonho que a gente nem imagina poder viver”, foram com essas palavras que dona Leninha Marques definiu a entrega da primeira parte das obras do Projeto Casa Real. Ela é a matriarca da família contemplada no projeto este ano.

Com início em março, o projeto teve como slogan em 2022: Transformando Vidas. Sempre com o objetivo de levar moradia digna a famílias em situação de vulnerabilidade no município de Lorena. A ação solidária é promovida pelos universitários do quarto ano de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, sob orientação de professores e coordenação do curso, responsáveis pela organização, desenvolvimento de projeto, documentação, comunicação, marketing, captação de recursos, materiais e mão de obra.

Mãe de três filhos, faxineira, dona Leninha não tinha condições de reformar a casa para a família. Sala, quartos, cozinha e banheiro se encontravam deteriorados e colocavam em risco os moradores. Telhado que permitia a entrada de água da chuva, rachaduras profundas, estrutura comprometida, ausência de piso entre outros problemas foram encontrados pelos alunos. Que se empenharam e conseguiram entregar o projeto.

“O resultado é sempre muito gratificante, e muito bom poder realizar essa entrega da casa, mesmo que de forma simbólica. Tínhamos um objetivo, mas fomos bem mais além. Conseguimos melhorar a sala, o quarto, o banheiro e a cozinha principalmente. Hoje comemoramos com alunos, reitoria, professores, com a Cáritas Diocesana envolvida nesse trabalho. E mesmo que esse projeto, do qual sabemos não ser fácil, vimos grande envolvimento dos alunos. Chegar hoje aqui, apesar de todas as dificuldades é muito importante”, avalia Prof. Dr. José Ricardo Flores Faria, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo.

O Escritório Modelo, do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFATEA, dará agora apoio técnico a Cáritas Diocesana para a reforma do telhado e outras reformas do exterior da residência. “Esse projeto mostrou que juntos enriquecemos um ao outro, e construímos amizades. O que foi construído não vai acabar. O que celebramos aqui vamos levar para toda a vida”, disse em agradecimento Maria Angélica, da Cáritas Diocesana.

Em agradecimento aos acadêmicos, a reitora do Unifatea, Irmã Célia Regina Querido enfatizou a importância do projeto e sua relevância para a história do Centro Universitário. “Talvez os acadêmicos não tenham ideia do tamanho desta obra. Ela faz muito bem para nosso legado. Mostra para as pessoas que viemos para servir a população. Além de construir, reformar paredes, muros, telhados, este projeto constrói outra coisa que ficará para sempre, as lembranças positivas que guardaram da família e esse laço criado, além da gratidão deles por vocês. Fazer o bem a alguém só traz bem para a gente, disse Irmã Célia.

Ela também agradeceu a família da dona Leninha. “É de coração que estamos aqui hoje. Acreditamos que para vocês essa experiência seja significativa. Desejo que este bem possa permanecer e trazer outras coisas boas para esta casa. Celebramos em fazer parte da vida de vocês a partir de hoje”, finalizou a reitora.

Casa Real

A Casa Real é um evento realizado por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifatea, que acontece anualmente durante o primeiro e segundo semestre do ano letivo, e tem como objetivo levar moradia digna a famílias de baixa renda do município de Lorena. O evento existe na Universidade desde 2011 e já teve obras realizadas em instituições do município, entre elas: asilos e uma escola para deficientes auditivos. Desde 2019, o projeto realiza melhorias em residências para famílias em situação de vulnerabilidade com apoio da Diocese de Lorena e Prefeitura Municipal de Lorena. Juntos por mais moradias com mais dignidade e por um mundo mais justo.

Confira imagens da entrega e também do antes e depois do projeto:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir