Nascido com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento e a qualificação de profissionais de alto nível, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional (PPG-DTI), do Centro Universitário Teresa D’Ávila, recebeu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nota 4 de avaliação. O programa que surgiu aliado às estratégias de inovação e o conhecimento técnico-científico para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e negócios agora habilita o Unifatea a buscar a criação do Doutorado.
“A avaliação recebida da CAPES trouxe o reconhecimento do trabalho realizado pelo Programa desde 2015, ano de sua implantação. Portanto, para o Unifatea, e especialmente os egressos do curso é uma conquista”, diz o Prof. Dr. Nelson Tavares Matias, pró-reitor interino de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.
Iniciada em 2012, a organização da proposta, oficializada em 2015, teve a sua frente o Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro, um dos mentores do programa que tem como uma de suas propostas estreitar as relações entre as organizações e as Universidades da região Vale Paraibana (Paulista e Sul Fluminense) e a Rota Tecnológica 459.
“Sem dúvida esta é uma grande conquista termos uma nota 4. Fruto do trabalho consistente de anos, desde sua criação em 2015, dos docentes e discentes do nosso Programa de Mestrado Profissional. São publicações, novos produtos, serviços e possibilidades de negócios que vem contribuindo com o aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais de nossa região”, analisa o coordenador do Mestrado Profissional, Prof. Dr. José Ricardo Flores Faria.
O conceito alcançado vai além de uma avaliação. Para os docentes traz ao Centro Universitário luz para a evolução do curso e amplia seus horizontes na área acadêmica da região. “A formação multidisciplinar, que abre a oportunidade para diferentes áreas do conhecimento, é orientada pelo tripé do Design, Tecnologia e Inovação. Entendendo este trinômio como uma forma integrada de resolver problemas, nos mais variados campos e setores. Todo esse processo é fortalecido pela presença marcante do Parque Tecnológico UNIFATEA, que traz muitos profissionais, oportuniza as startups, empresas e organizações a trazerem os cases para a busca por soluções dos diferentes setores”, comenta Faria.
Mestrado Profissional
O Mestrado Profissional visa qualificar pessoas que, em seus ambientes de trabalho possuam problemas intrínsecos as atividades profissionais. “Sendo o PPG-DTI um programa multidisciplinar, a interface com diferentes áreas se destaca, por vezes temos oito áreas diferentes entre 15 alunos, evidenciando um ambiente propício ao surgimento de contribuições de grande valor”, fala o Prof. Dr. Nelson Tavares Matias, pró-reitor interino de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.
O mestrado profissional do Unifatea é válido para o ingresso na carreira docente, mas com uma formação mais voltada para o mercado, portanto com menos conteúdos programáticos do campo teórico que um mestrado acadêmico. Para obtenção do título é necessário a produção de uma dissertação, que em geral inclui projeto ou visando um produto que pode, inclusive, ser patenteado.
Força da Marca
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional também tem sua força em sua identidade. Para o Prof. Dr. Nelson Tavares Matias a marca do PPG-DTI trouxe o simbólico sentido de projetar a formação humana para o universo. “O arco é um artefato símbolo de conquistas, traz em si a mudança de estado, antes do esforço humano não representa algo significativo, mas após o esforço, torna-se poderoso. A flecha representa o aluno da pós-graduação, que de maneira corajosa e determinada se coloca em condição de se transformar, e onde quer que seja seu alcance também será um agente de mudanças”, conclui.
Venha fazer parte desta história. As inscrições para o programa de mestrado profissional estão abertas. Acesso o site e inscreva-se.