Menu fechado

Mestrado Unifatea recebe avaliação nota 4 da Capes

Nascido com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento e a qualificação de profissionais de alto nível, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional (PPG-DTI), do Centro Universitário Teresa D’Ávila, recebeu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nota 4 de avaliação. O programa que surgiu aliado às estratégias de inovação e o conhecimento técnico-científico para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e negócios agora habilita o Unifatea a buscar a criação do Doutorado.

“A avaliação recebida da CAPES trouxe o reconhecimento do trabalho realizado pelo Programa desde 2015, ano de sua implantação. Portanto, para o Unifatea, e especialmente os egressos do curso é uma conquista”, diz o Prof. Dr. Nelson Tavares Matias, pró-reitor interino de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

Iniciada em 2012, a organização da proposta, oficializada em 2015, teve a sua frente o Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro, um dos mentores do programa que tem como uma de suas propostas estreitar as relações entre as organizações e as Universidades da região Vale Paraibana (Paulista e Sul Fluminense) e a Rota Tecnológica 459.

“Sem dúvida esta é uma grande conquista termos uma nota 4. Fruto do trabalho consistente de anos, desde sua criação em 2015, dos docentes e discentes do nosso Programa de Mestrado Profissional. São publicações, novos produtos, serviços e possibilidades de negócios que vem contribuindo com o aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais de nossa região”, analisa o coordenador do Mestrado Profissional, Prof. Dr. José Ricardo Flores Faria.

O conceito alcançado vai além de uma avaliação. Para os docentes traz ao Centro Universitário luz para a evolução do curso e amplia seus horizontes na área acadêmica da região. “A formação multidisciplinar, que abre a oportunidade para diferentes áreas do conhecimento, é orientada pelo tripé do Design, Tecnologia e Inovação. Entendendo este trinômio como uma forma integrada de resolver problemas, nos mais variados campos e setores. Todo esse processo é fortalecido pela presença marcante do Parque Tecnológico UNIFATEA, que traz muitos profissionais, oportuniza as startups, empresas e organizações a trazerem os cases para a busca por soluções dos diferentes setores”, comenta Faria.

Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional visa qualificar pessoas que, em seus ambientes de trabalho possuam problemas intrínsecos as atividades profissionais. “Sendo o PPG-DTI um programa multidisciplinar, a interface com diferentes áreas se destaca, por vezes temos oito áreas diferentes entre 15 alunos, evidenciando um ambiente propício ao surgimento de contribuições de grande valor”, fala o Prof. Dr. Nelson Tavares Matias, pró-reitor interino de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

O mestrado profissional do Unifatea é válido para o ingresso na carreira docente, mas com uma formação mais voltada para o mercado, portanto com menos conteúdos programáticos do campo teórico que um mestrado acadêmico. Para obtenção do título é necessário a produção de uma dissertação, que em geral inclui projeto ou visando um produto que pode, inclusive, ser patenteado.

Força da Marca

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional também tem sua força em sua identidade. Para o Prof. Dr. Nelson Tavares Matias a marca do PPG-DTI trouxe o simbólico sentido de projetar a formação humana para o universo. “O arco é um artefato símbolo de conquistas, traz em si a mudança de estado, antes do esforço humano não representa algo significativo, mas após o esforço, torna-se poderoso. A flecha representa o aluno da pós-graduação, que de maneira corajosa e determinada se coloca em condição de se transformar, e onde quer que seja seu alcance também será um agente de mudanças”, conclui.

Venha fazer parte desta história. As inscrições para o programa de mestrado profissional estão abertas. Acesso o site e inscreva-se.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: