Curso de estomaterapia faz parte do portfólio do Centro Universitário e será ofertado em pós-graduação em 2023
O Unifatea realizou nesta semana um Curso de Formação e Capacitação sobre feridas e curativos para enfermeiros e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, da cidade de Silveiras. O encontro faz parte da parceria da administração municipal com o Centro Universitário Teresa D’Ávila, por meio do Parque Tecnológico. O curso é somente um dos ofertados pelo Parque em seu portfólio.
Ao longo de um dia inteiro, os profissionais entraram em contato com temas sobre anatomia, fisiologia da pele, processo de reparação da pele, processo cicatricial, avaliação de feridas, úlceras vasculogenicas, úlceras diabéticas, desbridamento, análise de casos clínicos.
Recepcionaram e mediaram o encontro as professoras do curso de Enfermagem do Unifatea, Bruna Pinheiro Concolato e Ciliana Antero. “É de grande valia para a universidade e para a prefeitura esta parceria. Aqui temos troca de conhecimentos, experiências, capacitações, inovações, tudo com foco na melhoria do ensino e do atendimento às pessoas. Assim melhoramos a qualidade de assistência”, ressalta prof. especialista em estomaterapia, Bruna Concolato.
A enfermeira Luana Spirana da Prefeitura de Silveiras disse que o curso foi completo e trouxe conhecimentos importantes para serem aplicados no dia a dia. “O curso está bem completo, está sendo de grande importância para nós do município de Silveiras, eu trabalho lá já fazem três anos e vejo que temos uma dificuldade muito grande com a evolução dos curativos. Procuro sempre me aprimorar e gostei bastante do dia de hoje”, disse.
Outros participantes também enfatizaram as explicações práticas alinhadas com as técnicas e teorias como ponto alto do curso. “Está sendo de muita valia para nós enfermeiros. Todo conhecimento adquirido a gente consegue passar para o paciente trazendo uma melhor qualidade de vida a ele”, explica a enfermeira da Prefeitura de Silveiras, Luana Spirana.
O UNIFATEA busca aperfeiçoar os profissionais e realizar encontros de formação profissional de forma constante, com cursos on demand e in company. “É gratificante espalhar o conhecimento e principalmente saber que essa equipe da Secretaria de Saúde de Silveiras, após este encontro, saem mais reflexivos e certos de que conseguiram pensar diferente e agir de novas formas diante dos desafios e atendimentos diários”, comenta a Prof. Dra. Ciliana Antero.