Um universitário precisa de boas estratégias de estudo, não é mesmo? Uma das mais usadas atualmente é a construção de mapas mentais. Você já ouviu algo a respeito?
Mapas mentais são diagramas que representam graficamente as principais ideias, conceitos e informações sobre um determinado assunto. Ao elaborar um mapa mental, você pode organizar informações de forma clara e visual, facilitando o processo de memorização e entendimento.
Para criar um mapa mental é preciso começar por uma ideia central (também chamada de “nó”), que representa o tema do mapa. Ao redor dessa ideia central, você deve adicionar tópicos complementares, que são elementos importantes do assunto em estudo.
Por exemplo, imagine que você esteja estudando para uma avaliação de matemática. A ideia central do mapa mental poderia ser “Geometria Plana”, e os tópicos ao seu redor, por exemplo, “retas paralelas”, “soma de ângulos”, “bissetriz”, etc.
É importante que as ideias do mapa estejam relacionadas entre si, para que ele possa facilitar a memorização. Além disso, é importante que você desenhe o mapa mental de forma clara e concreta, de modo a facilitar a visualização dos elementos que o compõem.
Por fim, é importante treinar a utilização do mapa mental. Para isso, é recomendável que você faça mapas mentais sobre diferentes assuntos, de forma a exercitar a sua habilidade de encontrar tópicos importantes dentro do tema central e memorizá-los.
Gostou desta estratégia de estudo? Então, curta esta postagem e compartilhe com seus colegas!