Menu fechado

Unifatea recebe cartilha de inclusão para pessoas com nanismo

Instituição, que possui um núcleo de educação especial, insere educação inclusiva em suas propostas de trabalho

Na última semana o Centro Universitário Teresa D’Ávila recebeu para seu acervo de biblioteca, a cartilha “Meu amigo com Nanismo”, criada pela Maurício de Souza Produções.

O envio foi feito pela Annabra – Associação Nanismo Brasil, que através de parceria com o Laboratório Biomarin, oferece o material para escolas e instituições que possuem projetos de inclusão da pessoa com nanismo. O material ficará disponível para consulta e estudos de alunos, professores e público externo credenciado.

O Unifatea possui um núcleo de educação especial, onde desenvolve projetos para empresas e instituições de ensino que possuem esta necessidade. Deste núcleo nasce a pós- graduação em Educação Especial e Inclusiva em Deficiência Intelectual.

O Curso nasce em sintonia com a necessidade das escolas e instituições de adequarem às necessidades das pessoas com deficiência e suas famílias, propondo um ambiente co-participativo para todos.

O Unifatea forma anualmente, professores que atuam diretamente na formação dos alunos, dos anos iniciais até o ensino médio, com as licenciaturas em pedagogia, letras e biologia.

“O caminho é sempre oferecer aos nossos alunos e às instituições de ensino, competências e habilidades para promover possibilidades e ambiente favorável ao processo educativo, em todas as suas frentes. Isso no método de ensino, no lugar do professor, no lugar do aluno e da família, da escola, proporcionando de forma sistêmica a sinergia de todas as partes no processo de conhecimento”, informou a vice-reitor, Irmã Zenilde Fontes.

O nanismo se enquadra no rol das deficiências físicas, em virtude do comprometimento da função física e dos impactos consideráveis desta com o ambiente. A condição foi reconhecida como deficiência física no Brasil em 2004 (NANISMO, Art. 4º do Decreto 3.298/1999) e isso garante uma série de direitos ao cidadão em situação especial.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos