Menu fechado

Mestrado do Unifatea mantém há quase duas décadas intercâmbio com universidade cubana

Rosinei Batista, vice-coordenador do Mestrado Profissional do Unifatea é professor visitante e retorna ao país em março

O Centro Universitário Teresa D’Ávila – Unifatea mantém há 18 anos uma parceira institucional com a Universidade de Matanzas, em Cuba. E esse relacionamento e intercâmbio de conhecimentos se mantém ativo. Em três oportunidades pesquisadores e professores da universidade cubana vieram ao Brasil (2005, 2010 e 2019), e de tempos em tempos, o Unifatea está presente em disciplinas dos programas de mestrado e doutorado da instituição.

Nosso representante é o professor doutor Rosinei Batista Ribeiro, vice-coordenador do Mestrado Profissional de Design, Tecnologia e Inovação. Ele é professor visitante na Universidade de Matanzas e inclusive retorna ao país caribenho em março para um mês de docência. Ele irá ministrar a disciplina de Desenvolvimento de Produto e Novos Materiais, com foco em alunos de engenharia e tecnologia da inovação.

Em setembro de 2022, professor Rosinei esteve em Cuba, na oportunidade ministrou um curso de Ciências de Materiais e um curso de Desenvolvimento de Produto, esta que é sua linha de pesquisa (Projeto de Produto). “Os cursos foram ministrados para alunos do programa de Doutorado em Tecnologia de Processos Industriais. Além do programa de mestrado de Engenharia Aplicada a Simulação. Esse intercâmbio faz parte da internacionalização do nosso programa de mestrado, um dos itens de avaliação do programa de pós-graduação, ou seja, é você internacionalizar suas pesquisas, tornando-as cada vez mais amplas”, explica Prof. Dr. Rosinei Batista.

Os cursos oferecidos tiveram carga horária de 20 horas e a participação de 18 mestrandos e doutorandos. As aulas foram realizadas no Centro de Estudos de Fabricação Avançada e Sustentável.

Honraria

Em celebração aos 50 anos de existência da Universidade de Matanzas, comemorado em setembro de 2022, o prof. Dr. Rosinei Batista foi condecorado com uma medalha de professor honorário. O reconhecimento veio como honra ao mérito pelos bons serviços prestados a província de Matanzas.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir