Menu fechado

Mestrado do Unifatea mantém há quase duas décadas intercâmbio com universidade cubana

Rosinei Batista, vice-coordenador do Mestrado Profissional do Unifatea é professor visitante e retorna ao país em março

O Centro Universitário Teresa D’Ávila – Unifatea mantém há 18 anos uma parceira institucional com a Universidade de Matanzas, em Cuba. E esse relacionamento e intercâmbio de conhecimentos se mantém ativo. Em três oportunidades pesquisadores e professores da universidade cubana vieram ao Brasil (2005, 2010 e 2019), e de tempos em tempos, o Unifatea está presente em disciplinas dos programas de mestrado e doutorado da instituição.

Nosso representante é o professor doutor Rosinei Batista Ribeiro, vice-coordenador do Mestrado Profissional de Design, Tecnologia e Inovação. Ele é professor visitante na Universidade de Matanzas e inclusive retorna ao país caribenho em março para um mês de docência. Ele irá ministrar a disciplina de Desenvolvimento de Produto e Novos Materiais, com foco em alunos de engenharia e tecnologia da inovação.

Em setembro de 2022, professor Rosinei esteve em Cuba, na oportunidade ministrou um curso de Ciências de Materiais e um curso de Desenvolvimento de Produto, esta que é sua linha de pesquisa (Projeto de Produto). “Os cursos foram ministrados para alunos do programa de Doutorado em Tecnologia de Processos Industriais. Além do programa de mestrado de Engenharia Aplicada a Simulação. Esse intercâmbio faz parte da internacionalização do nosso programa de mestrado, um dos itens de avaliação do programa de pós-graduação, ou seja, é você internacionalizar suas pesquisas, tornando-as cada vez mais amplas”, explica Prof. Dr. Rosinei Batista.

Os cursos oferecidos tiveram carga horária de 20 horas e a participação de 18 mestrandos e doutorandos. As aulas foram realizadas no Centro de Estudos de Fabricação Avançada e Sustentável.

Honraria

Em celebração aos 50 anos de existência da Universidade de Matanzas, comemorado em setembro de 2022, o prof. Dr. Rosinei Batista foi condecorado com uma medalha de professor honorário. O reconhecimento veio como honra ao mérito pelos bons serviços prestados a província de Matanzas.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos