Conciliar os estudos universitários com um trabalho é um desafio enfrentado por muitos estudantes que precisam lidar com as despesas da vida independente. Porém, é possível sim sair-se bem nas duas atividades se a organização e o planejamento estiverem em dia.
Uma das dicas para conciliar vida universitária e trabalho é definir um horário de estudos e respeitá-lo, assim como o horário de trabalho. É importante que o tempo para o lazer e o descanso também estejam inclusos nessa rotina, afinal, uma mente cansada não consegue render da mesma forma.
Outra dica importante é aproveitar as horas livres no trabalho para estudar, caso seja possível. Ler livros ou artigos do curso, revisar anotações e fazer exercícios, são ótimas atividades para aproveitar esse tempo ocioso.
Também é importante estabelecer prioridades e não sobrecarregar a agenda. Nessa fase, é preciso escolher bem os compromissos e evitar atividades que possam prejudicar o desempenho nos estudos ou no trabalho.
Por fim, é importante ter um bom relacionamento com os colegas do trabalho e da universidade, afinal, eles podem ser importantes aliados na hora de se organizar e até mesmo trocar dicas de como lidar com as atividades do dia a dia.
E você, tem alguma outra dica que tenha funcionado para conciliar sua vida universitária com o trabalho? Compartilhe nos comentários e ajude outros estudantes que enfrentam essa mesma batalha!