Menu fechado

Educação inclusiva um dos maiores desafios da educação

Inclusão tem sido um dos maiores desafios da educação e de toda a sociedade. A educação inclusiva é o número 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) organizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) a serem cumpridos até 2023. O Curso do UNIFATEA propõe a formação técnico-pedagógica, científica e tecnológica, favorecendo visão ampla sobre o contexto econômico, social e político, capacitando o aluno para atuar como cidadão e pessoa, sem desprezar a missão humana inerente aos atos educativos.

A propósito, os dados da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência mostram que 50% das pessoas com deficiência na Educação Básica eram pessoas com deficiência intelectual. Por isso, nosso intuito é desenvolver profissionais capacitados para apresentar propostas criativas que busquem superar a exclusão social, identificar, planejar, organizar, aplicar e avaliar a aprendizagem do aluno de educação especial.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, cerca de 9 em cada 10 pessoas acreditam que a escola se torna melhor ao incluir crianças com deficiência. Pensando nisso, a metodologia do Curso parte da concepção de aprendizagem significativa na formação do professor, a partir de: sala de aula invertida; case de estudo; aprendizagem baseada em problemas, projetos, aprendizagem por pares e design thinking.

Mas, e como preparar os profissionais para este mercado? O Centro Universitário Teresa D’Ávila – Unifatea, por meio do curso de pós-graduação lato sensu “Educação Especial e Inclusiva em deficiência intelectual” oferece caminhos que propiciam ao profissional uma formação qualificada e preparada para atender as necessidades do mercado, com os seguintes objetivos:

  • Criar condições facilitadoras do desenvolvimento global da criança, minimizando dificuldades resultantes das deficiências e prevenindo eventuais sequelas;
  • Otimizar as condições da interação criança/família, mediante a informação sobre a problemática em causa, o reforço das respectivas capacidades e competências  designadamente na identificação e utilização dos seus recursos e dos da comunidade;
  • Integrar a comunidade no processo de intervenção, de forma contínua e articulada, envolvendo os recursos existentes e as redes formais e informais de interajuda.

Conheça mais sobre o curso acessando: https://unifatea.edu.br/pos/educacao-especial/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir