Menu fechado

Fundação Olga de Sá e o Unifatea dão andamento ao Projeto Cultural para restauração do Solar Conde de Moreira Lima.

Um passo importante para a manutenção da história da cidade de Lorena foi dado nesta sexta-feira, dia 3 de março. No período da manhã, a Fundação Olga de Sá se reuniu com suas parceiras: Arquitetura Plena e Ana Maria Guimarães, para dar andamento ao desenvolvimento do Projeto Cultural, que será submetido ao Ministério da Cultura, para que se possa captar recuros para a execução e restauração do Projeto Cultural: Solar Conde de Moreira Lima. O Acordo de Cooperação, assinado em 19 de dezembro de 2022, entrou em vigência no mês de fevereiro de 2023.

O Casarão, como é conhecido na cidade, e que tem abrigado a Casa da Cultura. Liderados pelo COMPHAC, Conselho municipal de patrimônio, teve os primeiros esforços visando sua restauração ainda em 2018, vindo a ser aprovado pelo CONDEPHAAT, somente em março de 2020, com o apoio da empresa Arquitetura Plena, responsável pelo projeto arquitetônico e pela Fundação Olga de Sá, a proponente, da então proprietária, Santa Casa de Misericórdia. Em 2021, o edifício passa a ser proprietária, atual responsável pelo bem. 

“Esse projeto cultural, ele serve para ser enviado ao ministério da cultura em Brasília, para que elejam esse edifício a receber recursos. Não é o ministério que vai disponibilizar o recurso, mas através de renúncia fiscal, as empresas, em vez de pagar em imposto, podem depositar uma parcela  nesses projetos”, explica o Prof. Dr. José Ricardo Flores Faria, diretor executivo da Fundação Olga de Sá.

Após aprovação do ministério, o edifício  estará apto a receber verbas para o processo de restauração, previsto em aproximadamente 6 anos. “Contribuir com a preservação de um patrimônio histórico cultural e material, é valorização da identidade. É de uma profunda gratidão, dar continuidade ao projeto já iniciado pela minha amiga,em memória da arquiteta doutora Livia Vierno e devolver a sociedade esse referencial então representativo solar”, ressalta Ana Maria Guimarães. A Fundação contribuirá para o apoio institucional na busca de parceiros, tanto em âmbito público quanto privado, e posteriormente na gestão de sua obra de reparação.

 

O Solar
Neste prédio estão calcados importantes pilares da história da Terra das Palmeiras Imperiais. Considerada uma das construções antigas mais belas de todo o Vale do Paraíba, o Solar Conde de Moreira Lima guarda em suas paredes e em cada um dos seus cantos, fragmentos da história de Lorena. Nele hospedaram-se o Imperador Dom Pedro II, a Princesa Isabel, a Imperatriz Teresa Cristina e o Conde d’Eu.

Foi residência pessoal do Conde Moreira Lima, um dos mais ilustres nomes da história da cidade e região, foi legado por testamento à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia em 1926 e hoje pertence à Prefeitura Municipal de Lorena. O casarão foi construído em 1831, de estilo neocolonial para neoclássico. Neste solar, no distante século XIX, o Conde promoveu festas e bailes.

O sobrado foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, o CONDEPHAAT, em 1975 e a muitos anos tem abrigado a Sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Lorena e um acervo com materiais utilizados pelo Conde e sua família.

Confira mais: https://unifatea.edu.br/2022/09/29/fundacao-olga-de-sa-unifatea-e-prefeitura-de-lorena-assinam-termo-de-intencoes-para-restauro-do-solar-conde-de-moreira-lima/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: