Uma folha em branco, um lápis e uma caneta. Na cabeça? Muita inovação e olhares atentos.
Assim foi o sábado dos alunos do Mestrado Profissional em Design Tecnologia e Inovação.
Eles participaram, com os professores Prof. Dr. Adriano José Sorbile de Souza, Prof. Dr. José Ricardo Flores Faria, Prof.ª Dr.ª Bruna Caroline Prof. Dr. Henrique Martins Galvão Prof. Dr. Nelson Tavares Matias e Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena, de uma aula inédita no curso, com a temática central: “Feira Livre” da cidade de Lorena, que funciona aos sábados.
A partir da temática central, cada equipe fez uma visita in loco às instalações da feira livre, para melhor entendimento do problema, que foi parte inicial das atividades.
Durante o dia, várias etapas foram encaminhadas pelos professores da metodologia do design thinking, de modo que, propostas de soluções foram compartilhadas e encaminhadas, ao setor público municipal.
Nas atividades do Mestrado Profissional em Design Tecnologia e Inovação UNIFATEA, o Encontro Imersivo tem o objetivo específico de oferecer um espaço, físico e de tempo, de discussão efetiva na busca de resolução para problemas cotidianos em organizações e usuários. Inserida como parte da modalidade híbrida de ensino, recém-implantada no mestrado profissional do UNIFATEA, pretende reunir toda a comunidade educativa em um tempo de profundo aprendizado e troca de experiências. Além da oportunidade de um encontro presencial entre os docentes e discentes, há a oportunidade de encontro com demandas de profissionais, de empresas e da própria instituição, trazendo desafios reais capazes de gerar discussão e soluções, com o fortalecimento do aprendizado de metodologias e ferramentas do Design e afins.
“Vem muito de acordo com a proposta do centro universitário e das diretrizes que nós temos enquanto instituição. Uma instituição que dialoga, que permite com que, tanto o acadêmico de graduação, pós-graduação, seja, Lato Sensu e Stricto Sensu, passem por vivências. Vivencias que se transformam em experiências, desenvolvendo competências e habilidades diretas para, onde já atuam no mercado de trabalho ou que venham atuar no Mercado de trabalho. É um diálogo muito próximo com o Parque Tecnológico. É um diálogo muito próximo com a vivência prática de trazer as questões, as soluções para a nossa cidade, para as empresas, para as questões reais da vida. Então, este é um momento importante para nós que vem também materializando toda essa estratégia, essa proposta, esse caminho enquanto Centro Universitário de unir cada vez mais teoria e vivência prática”. Destaca a vice reitora do UNIFATEA Irmã Zenilde Fontes.
“Achei a metodologia imersiva na feira livre de Lorena muito rica como ferramenta de aprendizagem. Excelente oportunidade de aplicar na prática a teoria estudada em sala de aula”. O grupo da Mestranda Adriana Soares, teve a oportunidade de levar sugestões de melhorias para a prefeitura municipal.
“Obrigada pela oportunidade do exercício e principalmente, por podermos expor as sugestões aos representantes municipais”, conclui a Adriana Soares.
Os professores, agradecem o empenho dos alunos e parabeniza a todos pela excelente entrega nas atividades, nesta primeira aula imersiva.
O UNIFATEA é uma instituição que está de portas abertas para a inovação, crescimento profissional e pessoal de todos nossos alunos.
Alunos do Mestrado Profissional participam de encontro imersivo na feira livre de Lorena
