Um sábado de troca de experiências, aprendizado, encontro, proposta de inovação e mudanças. Assim foi o segundo encontro Imersivo do Programa de Pós-Graduação em Design, Tecnologia e Inovação — Mestrado Profissional, do UNIFATEA. No Encontro Imersivo, os alunos tiveram a oportunidade de ter como objeto de estudo as instalações do UNIFATEA, com a temática central a “Cantina” do UNIFATEA.
A imersão pedagógica é uma estratégia de abordagem de um determinado conteúdo, usando uma atividade prática, por exemplo, visando ampliar o aprendizado. Tem os objetivos de compreender o cenário de um problema; oportunizar o compartilhamento com os pares e com a presença de profissionais de diferentes áreas de conhecimento, além dos usuários ou participantes.
Nas atividades do PPG DTI UNIFATEA, o Encontro Imersivo tem o objetivo específico de oferecer um espaço físico e de tempo, de discussão efetiva na busca de resolução para problemas cotidianos ou promovidos por produtos e serviços sob as referências de profissionais, empresas, cotidiano das organizações e usuários.
Além da oportunidade de um encontro presencial entre os docentes e discentes, há a oportunidade de encontro com demandas de profissionais, de empresas e da própria instituição, trazendo desafios reais capazes de gerar discussão e soluções, com o fortalecimento do aprendizado de metodologias e ferramentas da área do Design e de áreas afins. Para esta atividade, utilizou-se a metodologia do Design Thinking, que a partir da temática central, cada equipe fez uma visita in loco às instalações da cantina, para melhor entendimento do problema e propostas de soluções, sendo compartilhadas e encaminhadas, junto aos empresários que estão à frente da Cantina.
Para a coordenadora Pedagógica Professora doutora Mariana Aranha de Souza, esse momento no mestrado é de grande oportunidade. “É uma grande oportunidade de a gente articular a pesquisa acadêmica com a prática profissional e com a realidade. Essa é uma experiência em que os alunos do mestrado podem olhar para problemas concretos, aplicar a metodologia do design de verdade e verificar quais são as fragilidades e as potencialidades do processo. Isso vai ajustando tanto a prática profissional dos nossos alunos, quanto a pesquisa que eles desenvolvem no programa, e esse é um grande diferencial no momento. E eu estou muito feliz”, conclui.
Alem disso, a professora enfatiza a importância da integração da pós-graduação e da graduação neste encontro, que teve a participação ativa de alunos do curso de administração do UNIFATEA.
Um grande abraço ao professor Nelson! Saudades desse mestrado!