Menu fechado

1º Encontro de Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior das FMA

Em 23 de junho de 2023, ocorreu o 1º encontro on-line dos pesquisadores das Instituições de Estudos Superiores do Instituto FMA (ISS-FMA).

 

Roma (Itália). Em 23 de junho de 2023, ocorreu o 1º encontro online dos pesquisadores das Instituições de Ensino Superior do Instituto (ISS) das Filhas de Maria Auxiliadora, com o objetivo de encorajar e articular a rede entre as ISS-FMA na área da educação e cultura. No encontro, estiveram presentes 36 participantes, representando 16 instituições. Pelo UNIFATEA participaram os seguintes professores: Dra. Marcia Koffermann; Dr.ª Bruna Caroline Marques Gonçalves, Dr. Henrique Martins Galvão e Dr. Nelson Tavares Matias.

Essa iniciativa se insere na linha de colaboração e sinergia que está sendo configurada e consolidada entre as ISS-FMA, a partir do Planejamento Estratégico 2023-2027. Essa prática é ratificada e incentivada pelos documentos: Linhas Orientadoras da Missão Educativa, Carta de Identidade das ISS-FMA e pela decisão do III Encontro Mundial das Instituições Superiores, realizado em Copacabana, Colômbia (2019), que criou os 6 pontos nodais do trabalho em rede entre as ISS-FMA. Uma rede diversificada e organizada, que favorece não apenas a sinergia entre as instituições que compõem um determinado nó, mas também entre os diferentes grupos.

Irmã Ivone Goulart Lopes, colaboradora da Área de Pastoral Juvenil do Instituto FMA e Responsável ISS-FMA, iniciou o encontro relembrando as palavras do Papa Francisco, em seu discurso aos participantes do Congresso promovido pela ODUCAL – Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe – em 4 de maio de 2023: “E se eu tivesse que traduzir agora a palavra ‘missão’ no âmbito acadêmico, usaria a palavra ‘pesquisa’. O pesquisador tem mente e coração missionários. Ele não se contenta com o que tem, ele vai em busca. (…) O missionário ama a reciprocidade: ensina e aprende, convencido de que todos têm algo a ensinar. Assim, o pesquisador, se não estiver disposto a sair e aprender, abrirá mão de sabe-se lá qual maravilhoso conhecimento, mutilando sua própria inteligência. Possam suas universidades, como instituições acadêmicas individuais e como rede de universidades católicas, tornarem-se centros de pesquisa apreciados em todo o mundo”.

No Planejamento Estratégico – Linha de ação nº 1: Trabalho em Rede – é feito o convite às obras individuais para intensificar o trabalho em rede, a fim de fortalecer a identidade, a missão, a visibilidade, o impacto educativo e cultural das ISS-FMA. Na Meta 1 – Criação de um grupo interdisciplinar de pesquisadores – incentiva-se a aprofundar alguns grandes problemas atuais que afetam a cultura e a educação da juventude, até 2026.

Com esse propósito, busca-se a formação de uma equipe internacional, uma rede colaborativa composta por Filhas de Maria Auxiliadora e pesquisadores leigos que pertençam a algumas ISS-FMA, a outras realidades formativas e educativas do Instituto FMA, bem como a instituições parceiras que estudam, acompanham e desenvolvem projetos voltados para as áreas da educação, comunicação e cultura dos jovens, em termos de direitos humanos, proteção do meio ambiente, diálogo ecumênico e religioso, e relações interculturais e comunicativas.

As reflexões que serão produzidas e compartilhadas constituirão uma contribuição ao debate acadêmico do ponto de vista salesiano, bem como ao aprimoramento e aperfeiçoamento da prática educativa salesiana nas Instituições de Estudos Superiores, que têm como pilares o ensino, a pesquisa e a extensão.

Irmã Ivone concluiu o encontro agradecendo aos pesquisadores pelo que fazem e encorajando-os a continuar nessa direção.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir