16 de agosto celebrando o aniversário de Dom Bosco

São João Bosco foi aclamado pelo Papa João Paulo ll como pai e mestre da Juventude, nasceu em 16 de agosto de 1815 na região do Piemonte na Itália. Filho de camponeses pobres e analfabetos, pequeno João Bosco ficou órfão do pai aos dois anos de idade, por isso sua infância e juventude transcorrerão em meios de grandes dificuldades tanto financeiros quanto familiares.

Uma grande marca de sua personalidade era persistência na busca dos objetivos, quando menino era muito determinado nos estudos, sua mãe era analfabeta, mas cheia de fé e sabedoria era ela a principal fonte de incentivo de Dom Bosco E o ajudou a crescer no amor de Deus e na ética cristã.

Desde menino João Bosco se sentia chamado a falar de Deus a seus amigos pois ele enxergava a realidade em sua volta, muitas crianças vinham do campo, a maioria como ele em busca de emprego e assim acabavam nas ruas passando fome, convivendo com crime ou explorados por aqueles que buscavam mão-de-obra barata.

Quando podia, João Bosco atraia um grupo de meninos e apresentando a eles uma cena de teatro, de mágica ou de música e logo depois da uma mensagem de fé, de amor e de catequese.

Quando ele tinha nove anos foi inspirado por um sonho que mudaria sua vida para sempre, ele virá uma multidão de meninos muito pobres que estavam brigando e xingando um aos outros, e de repente surge um homem de aparência majestosa e diz com mansidão e caridade “você conquistará esses seus amigos” e logo, uma senhora igualmente majestosa apareceu e acrescentou “sinta-se humilde, forte e robusto, no momento certo você entenderá tudo”.

E ele cresceu com o desejo “quando crescer, quero ser padre para cuidar dos meninos. Todo menino é bom, se há meninos maus é porque não há quem cuide deles.”

Em 1835, com 20 anos entrou para o seminário tornou-se padre, seis anos depois começou a ser chamado Dom Bosco e logo começou seu trabalho com os meninos de rua, os evangelizando e os ensinando uma profissão.

Dom Bosco conseguiu um terreno e mudou-se para lá, fundou a obra que mudaria a vida de muitos meninos oferecendo a eles a moradia, segurança, diversão, catequese e profissionalização. Chamou esse local de Oratório São Francisco de Sales, assim começou a maravilhosa obra dos oratórios festivos de Dom Bosco, desse trabalho muito colaboradores se juntaram a ele para trabalhar na missão de evangelizar e dar um futuro adolescentes e jovens desamparados.

Em 1855, Dom Bosco deu o nome de salesianos os seus colaboradores, os primeiros salesianos, fizeram os votos religiosos de castidade, pobreza e obediência em 1859 fundou a Congregação Salesiana cuja missão de cuidar dos meninos o nome salesiano foi homenagem à São Francisco de Sales, o santo da delicadeza no trato com as pessoas.

O sistema e a a filosofia educativa de Dom Bosco se resumem em três palavras: razão, religião e amor. Para ele é impossível educar um jovem apenas pela razão, se não  são compreendidos seus problemas e não é apoiado para os resolver com ajuda da iluminação de Deus.

Esse sistema único forma uma pessoa no corpo, no coração, na mente e no espírito. Ele enfatizou fortemente que os jovens devem ser ensinados com paciência e empatia amorosa invés de punição, esse sistema agora é conhecido mundialmente e é praticado por muitos institutos técnicos, escolas e instituições de ensino superior. Dom Bosco partiu aos 72 anos, dia 31 de janeiro de 1881 deixando a congregação salesiano espalhado por vários países. Os ensinamentos de Dom Bosco continuam atuais e seu amor pelos jovens e sua sabedoria pela lógica ainda não foram superados. Dom Bosco é um grande santo, mestre e pai da Juventude e sua obra salvou milhares de jovens.

E seu pedido é de que os jovens sejam amados e mas que eles saibam que são amados, ainda é levado por todo mundo. Travemos em nosso coração suas mensagens, “basta que sejam jovens para que eu os ame. O que somos é presente de Deus, no que nos transformamos é o nosso presente a ele.”

São João Bosco rogai por nós!