Ação faz parte do PIBIC-EM, que visa desenvolver ensino e pesquisa em escolas públicas
No último sábado (19), professores do Unifatea – Centro Universitário Teresa D’Ávila, participaram de um workshop de iniciação científica, na ETEC Padre Carlos Leôncio da Silva. A ação faz parte do PIBIC EM – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Unifatea, que visa despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Médio da rede pública de Lorena, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica. O projeto conta com a orientação de professores/pesquisadores do Unifatea, outorgando bolsas no valor de R$ 300,00/mês pelo período de até 12 (doze) meses.
A atividade iniciou com a acolhida pela coordenação da ETEC, que explicou a finalidade do encontro, que é estimular a participação efetiva de mais alunos. Na abertura, a vice-reitora do Unifatea, Irmã Zenilde Fontes, falou aos presentes sobre o empenho da instituição em promover o ensino, a pesquisa e a extensão, e incentivou os alunos presentes a fazerem parte do projeto.
Na sequência, a professora Dra. Bruna Caroline, coordenadora do projeto no Centro Universitário, explicou como os alunos podem fazer parte do projeto, e onde possuem mais informações.
Em sua fala, o professor Dr. Paulo Sena, que participa do projeto desde a sua implantação, mencionou o histórico do Programa de Iniciação Científica e o trabalho dos professores Dr. Rosinei Batista e Dr. Nelson Matias. Também mencionou que só entre 2006 e 2013, cerca de 250 projetos em diferentes áreas foram desenvolvidos.
Também ressaltou que os projetos já receberam premiações nacionais e internacionais. Hoje o projeto conta com 11 professores pesquisadores mestres e doutores do Unifatea, desenvolvendo iniciação científica com alunos, sendo alguns de ensino superior.
Na oportunidade, o professor Dr. José Ricardo Flores falou da trilha de conhecimento, esclarecendo as etapas da jornada de estudos na pesquisa.
Estiveram presentes, além dos professores que fizeram apresentação, os professores: Dr. Adriano Sorbile, Dra. Flávia Gabriela e Dr. Henrique Galvão.
Fazem parte do programa no Unifatea hoje, além da ETEC, a Escola Estadual Francisco Marques de Oliveira Júnior e a Escola Estadual Luiz de Castro Pinto e fazem parte das ações da pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e extensão em consonância com o propósito do Parque Tecnológico e Científico Unifatea.
Além do PIBIC, o Unifatea também desenvolve o PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, e ambos são financiados pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.