Menu fechado

Chroma Key: sem limites para a criatividade

Se você já assistiu algum vídeo sobre os bastidores da televisão ou documentários sobre produções de grandes filmes, já deve ter percebido um “fundo verde” que é por onde toda a “magia” acontece.

Esse é o famoso chroma-key! Que foi desenvolvido na década de 1940 e apesar de ser uma tentativa menos tecnológica, tratava-se de uma tela azul inventada por Larry Butler e utilizada no filme “O Ladrão de Bagdá”, após outras tentativas de usar imagens sobrepostas a outras.

O chroma é um recurso que permite a substituição de uma cor sólida por outra imagem, como cita o Prof. Mestre e Auxiliar de Coordenação dos Cursos de Comunicação Social, Diego Barreto: “O chroma pode ter 3 cores primárias: verde, azul ou vermelho, sendo a última a menos usada por ser predominante na pele humana, cor do nosso sangue.”

O chroma pode ser um tecido, lona ou parede que será usada como fundo das gravações de vídeos em estúdios para inserção de um cenário virtual, substituindo na edição a cor sólida por uma imagem que será sobreposta.

Muito usado em produções com efeitos especiais por ser uma opção com baixo custo, que poupa tempo de deslocamento para longas gravações, sendo extremamente prático e versátil, podendo ser substituído por diversos fundos, se tornando grande aliado de jornalistas, publicitários e profissionais de rádio tv e internet, como destaca o professor da casa.

Buscando sempre proporcionar para o aluno contato com a sua profissão, o UNIFATEA tem um estúdio totalmente preparado para que os estudantes dos cursos de comunicação apliquem os ensinamentos na prática.

O professor, Diego Barreto, pontua: “Recém reformado e pintado, o chroma-key do nosso estúdio fica disponível para uso dos alunos dos cursos de comunicação todos os dias, possuindo iluminação própria para gravações. Com chroma-key na cor verde para elaboração de produtos audiovisuais ou até mesmo para vídeos ao vivo.”

Conheça mais sobre nosso estúdio de TV e outras estruturas acessando https://unifatea.edu.br/tvunifatea/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir