Menu fechado

CLÍNICA-ESCOLA UNIFATEA É A ÚNICA DO VALE DO PARAÍBA ESPECIALIZADA EM ESTOMATERAPIA

Oferecendo atendimento gratuito à população de Lorena e região, espaço passa por reforma para se tornar case de sustentabilidade e tecnologia

 Por Flávia Gabriela – Do Parque Tecnológico

 Inaugurada em 2004 no chamado “Ambulatório de Enfermagem”, a Clínica- escola Irmã Irene Augusto, projeto do Centro Universitário Teresa D’Ávila – Unifatea, registra mais de 40 mil atendimentos de saúde nos seus mais de 16 anos de atendimento.

Os pacientes acorrem ao espaço das mais diversas cidades do Vale do Paraíba e até fora dele. Cidades como Aparecida, Guaratinguetá, Potim, Roseira, Cachoeira Paulista, Canas, Piquete, Lagoinha, Cunha, Silveiras e até de Sorocaba e São Paulo têm registros de atendidos no espaço.

A expansão dos atendimentos, se dá em virtude da especialidade do espaços\: a estomaterapia.

Trata-se do processo de curativos especializados que progridem sua cicatrização em até 80% do tempo de cicatrização em cuidados normais dos atendidos. Entre eles estão: lesão vascular, Lesão arterial, Lesão mista, Pé diabético , Amputações, Skin Tears, Incisões cirúrgicas, Dermatites, incontinência fecal e urinária, entre outras

O processo possui uma especificidade que poucos locais de atendimento públicos oferecem, e que em meios particulares são considerados de alto custo.

A grande maioria dos atendidos, são pacientes idosos e de grande vulnerabilidade social. Como toda a estrutura física e de pessoas é provida pelo Centro Universitário, iniciativa privada e prefeituras são convidadas a participarem de apoio a este projeto social.

Projeto Clínica-escola sustentável – A intenção da Clínica-escola Sustentável é promover uma nova fase na estrutura de atendimento do projeto. Nesta nova fase, o projeto não somente amplia trabalho social gratuito à comunidade de Lorena e região, como proporciona o conceito “Selo Verde” à proposta.

Focado na experiência do usuário, o projeto compreende uma nova estrutura, com emprego de técnicas inovadoras de baixo impacto ambiental. Também, neste processo, fazem parte do atendimento as terapias integrativas: aromaterapia, cromoterapia e musicoterapia, proporcionando o cuidado integral à saúde do paciente.

Outro elemento importante deste projeto, é possibilitar que as empresas privadas contribuam de alguma forma, assumindo junto ao Unifatea o compromisso de atenção especial aos que necessitam de atendimento.

Histórico – O Ambulatório de Enfermagem do Centro Universitário Teresa D’Ávila foi criado em 2004 com o objetivo de promover assistência de Enfermagem a comunidade local e regional em nível ambulatorial, de maneira humanizada, sistematizada, qualificada e individualizada; desenvolvendo programas de saúde a partir do perfil epidemiológico da região. Em 2006, com a visibilidade dos serviços oferecidos, houve um aumento da demanda de atendimentos, se fazendo necessária a transferência do espaço para um local mais amplo. Desde então, o ambulatório passou a ser chamado Espaço Saúde Irmã Irene Augusto, responsável pela Secretaria do curso Técnico em Enfermagem desde seu início na década de 70.

Até o ano de 2019, os principais programas desenvolvidos no Espaço Saúde Irene Augusto foram: Assistência Integral ao Idoso: desenvolver programas de promoção à saúde e prevenção primária e secundária, visando uma melhor qualidade de vida a esta população.  Assistência Integral ao Hipertenso: desenvolver programas de orientação individualizada aos hipertensos de grupos especiais (obesos, crianças, gestantes, idosos e cardíacos). Assistência Integral ao Diabético: desenvolver estudos sobre diabetes a fim de promover e implantar programas de promoção à saúde em níveis primários e secundários.

Entre as atividades realizadas nos atendimentos, destacam-se: Verificação sinais vitais; Teste de glicemia; Acompanhamento no pós-operatório; Consulta de Enfermagem; Atendimento de Estomaterapia (pessoas com feridas, estomias e fístulas); Acompanhamento no processo cicatricial; Retirada de ponto; Administração de medicamentos injetáveis; Procedimentos básicos e avançados de enfermagem; Orientações educacional; Pesquisas acadêmicas.

É importante ressaltar que além dos atendimentos ao público local, o espaço atende pessoas dos municípios de Queluz, Guaratinguetá, Silveiras, Canas, Cruzeiro, Piquete, Cachoeira Paulista, Aparecida, Potim, Sorocaba, São Paulo, entre outras. Em 16 anos de história, o espaço realizou aproximadamente 48.000 atendimentos, com uma média de 4.000 atendimentos ao ano. Dentre o público atendido no Ambulatório de Enfermagem, constatou-se uma grande procura da população idosa com problemas de lesões de pele, como feridas agudas e crônicas, representando 75% dos atendimentos. Tal situação levou a intensificação dos atendimentos de enfermagem a essa parcela da população.

Diante disso, verificou-se a necessidade de preparar os acadêmicos da área de saúde do UNIFATEA, dos Cursos de Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia e Ciências Biológicas, para enfrentamento dessa realidade. Assim, em 2019, foi projetado um novo espaço para contemplar as atividades que envolvessem os demais cursos da área de saúde, com vistas a um atendimento interdisciplinar. A readequação do ambiente permitiu também a construção de novos espaços destinados aos laboratórios de procedimentos de Enfermagem, laboratório de microbiologia, laboratório de zoologia e laboratório de anatomia humana, visando uma formação acadêmica diferenciada voltada para o mercado profissional. Com essas mudanças, o espaço passou a ser chamado de Clínica Escola “Ir. Irene Augusto” – UNIFATEA.

Além das atividades já desenvolvidas, a Clínica Escola “Ir. Irene Augusto” apresenta proposta de ampliar as atividades de saúde oferecidas para a população, englobando:

  1. Serviços de Enfermagem:
  • Assistência Integral a Gestante e Puérpera: promover ações educativas a gestantes e puérpera, de tal forma que todo e qualquer contato que a usuária estabeleça como ambulatório resulte em benefício da promoção, proteção e recuperação da saúde.
  • Assistência na Reabilitação de Mastectomizada: proporcionar assistência integral à mulher com neoplasia de mama que foi submetida à mastectomia bem como seus familiares, procurando inserir a mulher dentro do seu contexto social.
  • Assistência à Criança: desenvolver ações de atendimento integral à criança, desde a nutrição até seu desenvolvimento integral.
  • Eletrocardiograma (ECG): realizar exames de ECG e encaminhar para o setor solicitado.
  • Laser de Baixa Potência: uso do laser de baixa potência no tratamento clínico de feridas.
  • Saúde da Mulher: realizar a coleta para o exame de Papanicolaou.
  • Estomaterapia: realizar a avaliação e tratamento avançado de pessoas com feridas; orientar pessoas com estomias e incontinências; realizar cuidados com fístulas, cateteres, drenos e tubos.
  1. Serviços de Farmácia

Oferecer serviço de atenção farmacêutica e acompanhamento farmacoterapêutico ao idoso e Pacientes com Doenças Crônicas.

  1. Serviços de Estética e Cosmética

Realizar tratamento facial, corporal, capilar e terapias integrativas para a saúde e bem-estar da população atendida.

  1. Serviços de Ciências Biológicas

Realizar serviços de análises clínicas e microbiológicas.

Com as novas atividades propostas e melhorias na infraestrutura da Clínica Escola, espera-se um aumento gradual nos atendimentos, ampliando, assim, a oferta de profissionais especializados no atendimento ao idoso.

Clique e saiba mais sobre a inauguração da Clínica-Escola: https://unifatea.edu.br/2023/09/04/inauguracao-da-clinica-escola-irma-irene-augusto-celebra-nova-fase-da-saude-em-lorena/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir