Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas é compartilhar conhecimento, poder transformar realidades, fazer o outro crescer, mostrar caminhos, dar as mãos.
Ser professor é ser um agente social, pois a educação, como pilar da sociedade, tem o professor como agente formador de cidadãos aptos a atuar na comunidade onde vivem, munidos de conhecimento e habilidades essenciais.
Atualmente, o professor é um mediador do conhecimento, o que projeta o aluno como protagonista do próprio aprendizado, bem diferente do modelo tradicional de educação.
A nova pedagogia tem o professor como incentivador e orientador da aprendizagem, que proporciona aos alunos a iniciativa e autonomia na construção de conhecimento e consolidação da aprendizagem.
A educação transforma o mundo, e o professor é o principal agente da construção e transformação da sociedade.
No entanto, embora seja uma profissão tão nobre e essencial, aqueles que a escolhem ainda enfrentam uma série de desafios. Para atuar como professor é necessário ter, além da competência em sua área, empatia e capacidade de instigar o engajamento dos estudantes.
Embora tenha muitos desafios, a carreira de professor é uma das bonitas e inspiradoras que existem e a responsável por formar todas as outras.
O professor tem medo de errar, sim, mas esse medo nunca o paralisa. Ele vai e faz, e assim, superando cada obstáculo (e não são poucos!) e encarando os riscos, pois não há risco maior que o de não cumprir a sua missão. Ele planta a semente e cultiva seu crescimento a cada dia, e nutre a cada minuto mesmo sem saber quais serão os frutos.
“Educar verdadeiramente não é ensinar fatos novos ou enumerar fórmulas prontas, mas sim preparar a mente para pensar”. Albert Einstein
Obrigada a todos os professores!