Evento é gratuito e quer conscientizar sobre a necessidade e atenção no processo de produção, uso e eliminação de resíduos de toda a espécie, com foco na preocupação ambiental
No próximo dia 7 de novembro, acontecerá em Lorena o 1º Workshop de Sustentabilidade e Economia Circular. O evento acontece das 8h30 às 17h30 no Teatro Teresa D’ Ávila, no Campus do Centro Universitário Teresa D’Ávila – Unifatea, em Lorena.
O Workshop será promovido pela Fundação Olga de Sá e o Instituto Clélia Lucy, com apoio da Prefeitura Municipal de Lorena, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e do Unifatea, com o Parque Científico e Tecnológico. Conta com palestras, grupos de debates com administradores públicos, setor privado, educação e sociedade civil, que visa expandir o conhecimento sobre Sustentabilidade, ESG e Economia Circular na comunidade local.
O conceito Economia Circular foca no processo de desenvolvimento de ações educacionais e de incentivo ao negócio, de forma que haja a eliminação da produção de resíduos, permitindo que os produtos e materiais circulem, com foco na regeneração da natureza.
O processo envolve a discussão sobre gerenciamento de recursos, tanto do seu processo de fabricação quando de uso dos produtos e seu posterior descarte. O próprio nome sugere que essa circularidade compreenda a responsabilidade de todos, dentro dos limites do Planeta
“Mobilizar todas as esferas da sociedade, em especial as voltadas à educação para promover uma rede de agentes de mudança, capacitando-as a adotar práticas sustentáveis em suas vidas cotidianas e em seus negócios. O projeto tem amparo legal pela lei Ordinária Municipal no 4.104, de 15 de junho de 2023 que institui a semana de Economia Circular no Município de Lorena, explica a Coordenadora do Núcleo de Economia Circular, Maria Inez.
O evento é gratuito. Para participar é necessário estar presente no credenciamento, que terá início meia hora antes do evento.
O que é a Economia Circular – uma proposta de mudança do modelo econômico linear para o modelo Economia Circular. O linear é baseado na pratica de extrair, produzir e descartar, que traz o risco eminente do esgotamento das matérias primas, que cresce na exploração dos recursos em produtos que tem vida curta.
O que propõe a Economia Circular – Propõe novas formas de produzir consumir e se relacionar com o meio ambiente, redefinindo o modelo macroeconômico. Caminha para desenvolvimento de produtos que são mais duráveis. Neste modelo pensamos na remanufatura e compartilhamento de bens: o produto vira serviço e o consumidor vira usuário. No modelo macroeconômico circular reavaliamos processos produtivos, revemos nossos valores e nossas atitudes, repensamos os designers de produtos, processos serviços.
O Design e a Economia Circular – O bom design deve promover a longevidade e possibilitar que o produto dure mais. Podemos dizer que os objetivos de bom design é usar menos, usar mais, usá-lo novamente. Nesse sentido, design e suprimentos são fundamentais para a economia circular. Em resumo podemos dizer que a adoção e compreensão da economia circular são cruciais para enfrentar os desafios ambientais econômicos e sociais enfrentados hoje.
A Educação e a Economia Circular – A economia circular propõe um olhar holístico para produção e consumo que podem contribuir para um futuro mais sustentável e resiliente.
Não se deve falar de EC sem abordar a educação infanto juvenil que desempenha papel importantíssimo na promoção da EC nos dias de hoje. Isso porque a educação é imprescindível para a formação de pessoas e cidadãos conscientes e responsáveis. Educação e promoção da sustentabilidade desde a infância “é de pequenino que se torce o pepino”.
PROGRAMAÇÃO
Data: Terça-feira – 7 de novembro
Local: Teatro Teresa D’Ávila
Público: Gestores Públicos, Empresas, Universidades, Membros da sociedade Civil
Observação: Transmissão ao Vivo pela Tv Unifatea
9h -Abertura oficial
9h45 1ª parte – Economia Circular – o que é e porque
Moderação: Jornalista Flávia Gabriela
As oportunidades da circularidade no contexto das cidades
Beatriz Luz- (25 minutos)
Uma das pioneiras da Economia Circular no Brasil. Engenheira com olhar direcionado ao futuro. Desde a faculdade, já tinha uma preocupação com o impacto dos resíduos industriais no meio ambiente. Após finalizar Engenharia Química na UFRJ, fez mestrado em Gestão Ambiental na Inglaterra, na Universidade de Surrey.
Fundadora e CEO da Exchange4Change Brasil
Mentora do Núcleo de Economia Circular
Fundadora e Presidente do Instituto Brasileiro de Economia Circular
A educação é o primeiro passo
Maria Inez Vieira (25 minutos)
Economista, empreendedora, entusiasta da Educação, não quer se dedicar a um novo desafio profissional, mais do que isso, pensa em sedimentar uma nova meta de vida, investir no estudo e na divulgação dos conceitos de Economia Circular, que acredita ser imprescindível para a construção de uma proposta humanitária mais justa e igualitária.
Criadora do personagem BRASILEIRINHO, mascote do programa educacional de Economia Circular
Fundadora e CEO do Instituto Clélia Lucy
Mentora da Lei 4.104/2023 – Criação da Semana de Economia Circular no Município de Lorena.
11h – 12h
2ª parte: a circularidade como estratégia de negócio e o desenvolvimento tecnológico
O caso Embraer: Impulsionando o Futuro Sustentável através da Estratégia Dinâmica e Adaptativa (Modelo EDA) na Economia Circular
Palestrante – Dinah Eluze Sales Leite
Representante da Embraer responsável pela Estratégia Tecnológica de Longo Prazo e Inovação
O caso Valgroup: a cadeia circular do Plástico
Palestrante – Luciana Araújo
Moderadora Heloisa Martins ESG PqTec Unifatea
13h30 – 14h30
3ª parte: criando o arcabouço legal e os incentivos para a transição
Moderador Rodrigo Rocha – Mestrando em Inovação Tecnológica
Fundador e CEO da Startup Você Recicla
- Aluna PUC – Política Nacional de Economia Circular (contato Isabella Scorzelli)
- Alice Satin – Soovack Cosméticos Naturais
- Willians Gomes – Políticas e Desafios Locais
- Danilo Eccard – O valor social da transição
(40 min de apresentação e 20min debate + Q&A)
14h30 – 15h30
4ª parte: Alavancas para a transição: educar, fazer, medir e comunicar
Moderadora Beatriz Luz
Fundadora e CEO Exchange 4 Change Brasil
- Mariana Aranha –Habilidades para a transição
- Uedja Tatyane – Governança para a economia circular
- Priscila Rodrigues Gomes – Reportar e Analisar dados
- Zenilde Fontes – Gestão Parque Tecnológico
15h45 – 16h45
5ª parte: Redesenhando produtos e o engajamento dos diferentes elos da cadeia
Moderador: Prof. Dr. Paulo Sena
Participantes
- Isabella Scorzelli – Oportunidades para Pequenas e Medias Empresas
- Nelson Matias – Design e Futuro
- Eloisa de Moura Lopes – Solido Cosméticos Naturais
- Eugenia Almeida – Luz Ttea Blends
16h45 – 17h15
17h – Encerramento.
Serviço
Evento: 1º Workshop e Economia Circular
Data: Terça-feira – 7 de novembro
Local: Teatro Teresa D’Ávila – Unifatea
Público: Gestores Públicos, Empresas, Universidades, Membros da sociedade Civil
Informações para Imprensa: Flávia Gabriela (11) 960628224