Comitê de Ética em Pesquisa
É uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP.
Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP.
A maioria dos processos relacionados à análise ética ocorre em ambiente eletrônico por meio da ferramenta eletrônica chamada Plataforma Brasil.
Os projetos deverão ser postados na Plataforma Brasil até 10 dias antes das reuniões (os projetos postados após a data serão analisados somente na reunião do próximo mês).
Não haverá reunião no mês de Julho.
Os pareceres consubstanciados serão emitidos nas datas da aba calendários.
Analisar de forma ética os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil.
Garantir a segurança, proteção e garantia dos direitos dos participantes de pesquisa.
Ao acessar o link, qualquer pessoa (professores, pesquisadores, alunos de todos os cursos) podem fazer o curso. São gratuitos, disponibilizam 11 cursos e tem certificação.
- Plataforma Brasil – Tutorial de Inscrição
- Plataforma Brasil – Tutorial de Submissão
- Orientações – Cadastro de Usuário
- Manual de Usuário – Pesquisador
- Orientações – Relato de Caso
- Orientações – Pesquisas com Ambiente Virtual
- Cartilha Direitos
Participantes de Pesquisa - Instruções de Elaboração RCLE
- Protocolos de Pesquisa Clínica
Seleção de conteúdos para o sistema CEP/CONEP – Clique para visualizar
Perguntas Frequentes
Nos termos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, de 12 de dezembro de 2012, todo projeto de pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetido à apreciação de um CEP.
Todas as pesquisas, em qualquer área do conhecimento envolvendo seres humanos. Os projetos devem ser submetidos ao CEP-UNIFATEA.
O CEP analisa a eticidade dos projetos. Apenas nas situações em que os métodos de pesquisa implicarem em consequências éticas é que estes aspectos serão considerados no Parecer. Mas é eticamente incorreto submeter os sujeitos da pesquisa aos riscos inerentes a um projeto de Pesquisa que apresenta problemas metodológicos.
Apenas os projetos relacionados com as áreas temáticas especiais informadas no verso do formulário Folha de Rosto são enviados para a Conep (Grupo I e II). Lembre-se que se este for o caso de seu projeto o prazo para o recebimento do Parecer final da Conep é acrescido do tempo necessário para o recebimento do Protocolo na Conep, sua distribuição entre os membros, análise e discussão na Plenária da Comissão. Acrescente pelo menos mais dois meses para este processo em seu cronograma.
O CEP não analisa projetos que já tenham iniciado a coleta de informações ou dados.
Sim. O modelo apresentado deve ser entendido apenas como uma sugestão. Use o modelo que desejar, mas certifique-se que todas as informações necessárias foram inseridas e que estejam escritas de forma a possibilitar seu correto entendimento pelos sujeitos/objetos da pesquisa. Não inclua termos técnicos ou jargões em Termos de Consentimento destinados à população em geral. Seja direto, simples e claro.