Juventudes e Atualidades – aproximar para (re) conhecer

Cronograma: Início em Agosto

……………………………………………………….

Apresentação

A proposta formativa nasce dos desafios da prática cotidiana com os/as jovens nas atividades educativas formais e não formais, sejam realizadas pela: família, organismos públicos, privados ou do terceiro setor. Fato que demanda espaços de reflexão e formação para pessoas interessadas em se aproximar das realidades juvenis e desenvolver estratégias de manejo e compreensão das Juventudes. Conscientes desta iminente demanda, esta iniciativa de curso de extensão é do Instituto Dialogare em parceria com a UNIFATEA, que juntos já desenvolvem projeto intitulado Observatório Juventudes na cidade de Lorena, que tem o objetivo de pesquisar temas relacionados às juventudes, oferecendo subsídios, assessorias e matérias de estudo para pesquisadores, educadores, gestores de políticas públicas, articulando com movimentos e organizações juvenis para uma mudança efetiva na realidade das juventudes. Diante dos estudos, vivências e diálogos sobre a temática juvenil é certo que este curso de extensão tem função educativa, cultural e científica que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e sociedade.

Público-Alvo

Pessoas que se relacionam com jovens (profissionais das mais diversas áreas, pesquisadores, pais, cuidadores, voluntários, religiosos, dentre outros) e também jovens que desejem refletir sua realidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Módulos presenciais:
    • Modulo I – 27/04 – Grupo de vivência dialógica – aprendizagem colaborativa (mediação dialogadores do Instituto Dialogare);
    • Modulo II – 11/05 – Juventude X Juventudes – um olhar contemporâneo das Ciências Sociais;
    • Modulo III – 25/05 – Quem são os jovens? Identidade e sentido;
    • Modulo IV – 08/06 – Humanizar para aproximar e (re) conhecer;
    • Modulo V – 15/06 – Práticas pedagógicas dialogais – ouvir, aproximar e acompanhar;
    • Modulo VI – 29/06 (manhã) – Oficinas de orientação para estratégias de atuação com/das Juventudes;
    • Modulo VII – 29/06 (tarde) – Apresentação de estratégias de atuação com/das Juventudes.
  • Módulos virtuais:
    • Modulo I – 04/05 – Juventudes e o “eu”;
    • Modulo 2 – 18/05 – Juventudes e a sociedade;
    • Modulo 3 – 01/06 – Juventudes e a família;
    • Modulo 4 – 16/06 Juventudes e as instituições de ensino;
    • Modulo 5 – 30/06 Juventudes e espiritualidade.

VALOR POR ALUNO: R$ 200,00 à vista ou 3x R$ 75,00

• PÓS-GRADUAÇÃO: (12) 2124-2852 | posgraduacao@fatea.br