Metodologias Ativas – Vivências, Ferramentas e Práticas: como explorar as habilidades dos alunos com diversas técnicas e tecnologias

Carga horária: 30h

Participantes: no mínimo 20, no máximo 40

Docente: Gabriel Spinelli M. dos Santos

Turmas: aos Sábados, das 13h às 18h

Cronograma: 14/09, 21/09, 28/09, 05/10, 19/10 e 26/10.

……………………………………………………….

Apresentação

Utilizar Ferramentas digitais em sala de aula não necessariamente configura um ensino com metodologias ativas. Entender como utilizar recursos didáticos pedagógicos bem como tecnológicos vem sendo cada vez mais importante para oferecer aos estudantes dos mais diversos níveis de formação um ensino significativo e de qualidade. Para tanto, é necessário que se faça um estudo, aprofundamento e familiarização com ferramentas digitais, com a elaboração de técnicas de ensino, pedagogias diferenciadas entre outros.
Aprimorar-se na utilização e/ou elaboração de recursos é o caminho ideal para garantir que os educandos sejam explorados em todas as suas potencialidades e assim proporcionar a estes significados no ensino e, consequentemente, promover o desenvolvimento pleno de diversas habilidades e competências inerentes aos conteúdos abordados na prática cotidiana de sala de aula.

Objetivo geral

Oferecer aos participantes suporte e recursos didáticos e tecnológicos para atuação em sala de aula.

• Apresentar ferramentas conectadas e não conectadas;
  • Discutir as diversas possibilidades com e sem a utilização de ferramentas digitais;
  • Fornecer suporte na utilização de equipamentos digitais.

• Apresentação de ferramentas digitais.
  • Discussões acerca das diversas possibilidades didático-pedagógicas como fonte de recurso para aprimoramento do ensino.
  • Oficina de criação de conteúdo.
  • Didáticas educacionais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• INTRODUÇÃO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS – Concepções e práticas;
  • TECNOLOGIAS NÃO CONECTADAS – Explorando os recursos disponíveis;
  • TECNOLOGIAS CONECTADAS – Conhecendo ferramentas digitais;
  • APRENDENDO A UTILIZAR AS FERRAMENTAS (Práticas, manuseio de plataformas e desenvolvimento de conteúdos);

VALOR POR ALUNO: R$ 200,00

• PÓS-GRADUAÇÃO: (12) 2124-2852 | posgraduacao@fatea.br