Eutonia e dança – O corpo, o movimento e a consciência de si: um projeto do “Mover Espaços”
Carga horária: 18h
Participantes: mínimo 10/ máximo 20
Docente: Layla Mulinari
Turmas: aos Sábados (quinzenalmente), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Cronograma: 05/10, 19/10, 09/11
……………………………………………………….
Apresentação
A proposta desta extensão traz aos participantes técnicas, maneiras e experimentações corporais que favorecem a ampliação do conhecimento do corpo, sobre movimento e seus possíveis processos criativos. O objetivo é gerar oportunidade de encontro de pessoas que se interessam em práticas e reflexões sobre o corpo e seu movimento no mundo contemporâneo, conhecer maneiras de se mover com dança e exercícios corporais, desenvolvendo também conhecimentos sobre autocuidado.
A eutonia será a abordagem principal desta proposta. Criada e desenvolvida pela alemã Gerda Alexander (1908 – 1994) a eutonia é um método de educação somática que trabalha a ampliação da percepção e da consciência corporal, propiciando a flexibilidade tônica. Vamos trabalhar com este método e suas interlocuções com danças de improviso e processos de organização do aprendizado usando recursos de arte-educação e terapias expressivas.
A pessoa pode encontrar nestas práticas mais um caminho para o seu desenvolvimento pessoal, maneiras de exercitar a presença em suas ações cotidianas, estudos e trabalho, desenvolver criatividade descobrindo maneiras de recriar, sentir, se relacionar e se expressar no mundo.
É uma extensão dedicada especialmente para profissionais de áreas afins que se interessam pelas abordagens e reflexões sugeridas aqui como maneira de ampliar seu campo de trabalho, mas se estende a toda e qualquer que possa se interessar. A riqueza do aprendizado está também nesta troca.
Além de ser uma proposta educativa de troca entre profissionais, envolvendo teoria e prática dos conceitos aqui abordados é importante salientar os benefícios gerais que esta prática (do movimento Eutônico) pode gerar:
– Libera tensões crônicas que produzem desconforto e dores (musculares, articulares e ósseas);
– Aumenta a flexibilidade e a liberdade de movimentos;
– Ajuda no desequilíbrio postural;
– Alivia o estresse;
– Ajuda no equilíbrio da respiração, digestão, circulação cardiovascular, circulação linfática;
– Ajuda na ansiedade, depressão e falta de concentração;
– Permite autoconhecimento e a percepção da totalidade e integração do corpo/mente/espírito;
– Melhora a qualidade de vida.
Layla é Eutonista formada pelo Instituo Brasileiro de Eutonia, é bailarina e professora de dança. Formada em Terapia Ocupacional, fez especialização em Arte Terapia e participou do primeiro grupo de formação em Contact Improvisation pela Muciná – Aquela que dança, em Campinas.
Mobiliza e atua no projeto “Mover Espaços” que propõe workshops, performances, atuação em projetos sociais, supervisão e curadoria de trabalhos artísticos e educativos cujo a pesquisa ou interesse seja o corpo nos campos da saúde e das artes cênicas. Mantem uma relação dinâmica de ensino e aprendizagem com bailarinos, artistas, educadores e terapeutas, parceiros na amplificação dos espaços de atuação deste projeto.
Atualmente suas principais pesquisas envolvem estudos práticos e teóricos sobre Contato Improvisação, Métodos Somáticos e Dança Contemporânea como possibilidade de dar consistência e potencializar a capacidade autopoética do sujeito na experiência com o movimento.
É da cidade de Lorena e atua na direção do Espaço Expressão – Casa artística, onde também dá aulas de dança e atendimentos individuais e em grupo de Eutonia.
VALOR POR ALUNO: R$ 105,00
INFORMAÇÕES
- PÓS-GRADUAÇÃO: (12) 2124-2852 | posgraduacao@fatea.br
- NEXT - Relações Comunitárias: (12) 2124-2818 | next@fatea.br