Menu fechado

O QUE É A PASTORAL UNIVERSITÁRIA?


A Pastoral Universitária é a ação evangelizadora da Igreja no âmbito universitário. É uma pastoral de fronteira, âmbito privilegiado do diálogo da Igreja com a cultura, com o mundo acadêmico e com as perguntas existenciais de estudantes, professores e funcionários. Esse diálogo se estende a todos, pois a Universidade é um lugar importante para as transformações da sociedade e do pensamento. (Documento de Estudos da CNBB 102, n.5).


Somos uma Instituição Universitária pertencente ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas), formamos uma rede de Instituições de Ensino Superior que possui como missão realizar a Pastoral Juvenil Salesiana no ambiente universitário, tendo em vista, a formação integral, a vivência dos valores evangélicos e o desenvolvimento de um novo humanismo por meio do protagonismo dos jovens à luz do carisma educativo salesiano. As opções fundamentais do projeto de Instituições de Ensino Superior das FMA é a de garantir as condições institucionais que permitam aos jovens serem atores sociais e artífices de mudanças na ótica do humanismo cristão; construir centros de elaboração cultural que ofereçam propostas inspiradas nos valores evangélicos e no carisma salesiano para a Igreja, o Instituto e a sociedade. (CARTA DE IDENTIDADE ISS- FMA)


A natureza da Identidade das Instituições de Ensino Superior FMA, espaço de elaboração do saber e de formação crítica, desenvolve a docência, a pesquisa e o serviço à sociedade na Igreja. Tem como princípio inspirador o humanismo cristão, que coloca no centro a pessoa humana. Humanismo pensado como proposta dos valores à luz da fé. Possui uma Pedagogia e Espiritualidade Salesiana, caracterizada pela organização científica e rigorosa de ensino e pesquisa, pelo testemunho de uma cultura humanizante em prospectiva evangélica, e por uma proposta específica de formação cristã, atenta ao diálogo inter-religioso e ecumênico e à interculturalidade.

OPÇÕES PREFERENCIAIS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DAS FILHAS DE MARIA AUXILIADORA


1. Antropologia Inspirada no Humanismo Pedagógico Salesiano:

a) Respeitar à dignidade da pessoa; b) Buscar o bem comum; c) Projetar a vida acadêmica segundo a ética cristã e a pedagogia salesiana; d) Criar um ambiente de participação.

2. Intenções da Pastoral Universitária:

a) Acompanhar os jovens em um período decisivo do seu processo de maturação e de opção vocacional; b) Promover a animação cultural e espiritual da vida universitária para o aprofundamento da visão cristã e da mensagem do evangelho em diálogo com os diversos saberes; c) Indicar caminhos diferenciados capazes de responder à realidade experiencial dos jovens, através da elaboração de itinerários formativos que favoreçam o crescimento na fé; d) Suscitar espaços de encontro com e entre os jovens, promovendo, através de grupos e associações, verdadeiras comunidades de vida cristã e ambientes de interação cultural; e) Promover o diálogo entre fé e cultura, ciências e vida, ética e pesquisa científica, e motivar a aquisição do saber como serviço aos outros; f) Criar condições para viver o espírito de família e abrir-se à solidariedade e às necessidades dos empobrecidos.

PROGRAMAÇÃO OFICINA DE ORAÇÃO

Abertura 11/03 3ª sessão: 01/04 6ª sessão: 22/04 9ª sessão: 13/05
1ª sessão: 18/03
4ª sessão: 08/04
7ª sessão: 29/04 - DESERTO / Sábado ou Domingo (manhã ou tarde) - 4hs
DESERTO - Sábado ou Domingo
2ª sessão: 25/03
5ª sessão: 15/04
8ª sessão: 06/05
18 ou 19 de Maio

CONTATO

Av. Dr. Peixoto de Castro, nº 539

Lorena, SP

(12) 2124-2902

pastoraluniversitaria@fatea.br