Menu fechado

PROJETOS DA PASTORAL UNIVERSITÁRIA

Conheça os projetos da Pastoral Universitária do UNIFATEA

  • Oficina de Oração
  • VIDES - Voluntariado
  • Semana Missionária
  • Retiro Bíblico
  • Papo Universitário
  • Observatório Juventudes
  • FEST

A Oficina de Oração e vida (TOV) é uma forma de Evangelização de caráter PRÁTICO e experimental, é uma apresentação de JESUS que É a viga Mestre da oficina, possui uma adaptação muito boa as necessidades da Sociedade Atual. Já existe a mais de 30 anos, em todo mundo, a nível local, Regional, Nacional, e Internacional.

É uma Atividade Orante e DINÂMICA, passo a passo, que tem duração de 09 encontros semanais, uma vez por semana, com tempo de uma hora e quarenta e cinco minutos ( 1h,45’), finalizamos com um dia de DESERTO para coroar o curso. Início na 2ºSemana, de Março 2019 ,nas Segundas feiras ( das 17:00 as 18;45 h) . Publico alvo é os JOVENS, e poderá também QUEM TRABALHA COM JOVENS ter a oportunidade de conhecer , e VIVÊNCIAR a Oficina conhecendo e aproveitando o material.

O VIDES é uma associação de voluntariado promovida pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora em 1987, e reconhecida como Associação Internacional.

 

As principais ações do VIDES:

Promoção de projetos de voluntariado com a juventude para que prestem um serviço gratuito e solidário no próprio território (voluntariado social) e fora do próprio território (voluntariado internacional) a curto prazo (de um a três meses) e/ou a longo prazo (de um a dois anos).

Desenvolvimento de Projetos em cooperação com as missões das Filhas de Maria Auxiliadora.

Realização deCursos e encontros de formação.

Busca de informações sobre a promoção dos direitos humanos em ligação com os programas das Nações Unidas.

Reuniões dos voluntários: 5ª feiras às 20h30

15/2 – Formação – Projeto Voluntariado Universitário 19h. às 22h.

03 a 05/5: Acampamento VIDES

14/6 – Encontro voluntários 19h às 22h.

04 a 12: Experiência de voluntariado – Pastoral Universitária

A semana missionária é um projeto destinado aos jovens universitários cristãos que desejam viver uma experiência comunitária e partilhar com o grupo dos missionários uma ação prática e concreta de missão em uma comunidade carente. Para a vivência da experiência missionária os jovens que desejam participar deverão assumir o compromisso de uma intensa preparação por meio da oração, reflexão da Palavra de Deus e planejamento das atividades missionárias que o grupo irá realizar.

Formação dos Missionários

4ª Feiras – 20h30

1/6 – 19hs Encontro de Preparação da Semana Missionária

20 a 23/6: Experiência missionária da Pastoral Universitária

O retiro Bíblico é um tempo especial de encontro consigo mesmo, com Deus e com os outros por meio do aprofundamento da Palavra de Deus e dos vários momentos de oração e interiorização.

Data: 13 a 15 de Setembro

Local: Colégio de Santa Inês – São Paulo

O Papo Universitário é um tempo de conversa sobre algum tema pertinente à vida das juventudes. Espontaneamente o grupo se reúne e aprofunda por meio das discussões e referenciais uma conversa aberta procurando compreender o que cada pessoa pensa e como a questão em debate emerge na vida cotidiana.

O Observatório Juventudes desde 2015 é um projeto do Instituto Dialogare, sob supervisão e orientação da PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em parceria com a UNIFATEA Centro Universitário Santa Teresa D’Ávila e a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Lorena.

Localizado nas dependências do UNIFATEA, o Observatório Juventudes nasce do diálogo efetivo e direto com as juventudes, vivendo suas aspirações e angústias. Por isso, concomitantemente, nasce o desejo pela busca do conhecimento aprofundado sobre as temáticas juvenis.

O Observatório se caracteriza como um projeto de: assessoramento, articulação e formação para a defesa e garantia de direitos das Juventudes. E, por meio de pesquisas científicas, viabiliza estudos acerca da realidade da jovem e do jovem brasileiro, preponderantemente de Lorena e região, contribuindo para implantação e/ou efetivação das políticas públicas de juventudes.

Nesta perspectiva mergulhamos nas pesquisas científicas a fim nos aprofundar em conhecimentos fidedignos, fazendo-nos respeitar cada sujeito, cada identidade.

 

Nossas Ações:

Grupo de Estudos: Estudos de temas contemporâneos do universo juvenil.

Papo Universitário: Espaço para diálogo de temas com jovens universitários, dos assuntos selecionados por eles mesmos.

Curso de Extensão: Juventudes e Atualidades – Oportunidade para conhecer as juventudes e estudar metodologias educativas práticas para o desenvolvimento de ações para jovens.

Pesquisas Científicas: Investigações cientificas para conhecer as juventudes; aprofundamento em temas correlatos a vida do e da jovem.

Articulação e Assessoria: Contribuição para instituições, pais, jovens, movimento juvenis, de forma a auxiliar e integrar as relações das juventudes e outros sujeitos. 

 

Grupo de Estudo

Período: Março a Dezembro (Em breve datas)


Papo Universitário

Período: Março a Dezembro (Em breve datas)


Curso de Extensão

Período: Março a Junho (Em breve datas)


Pesquisas Científicas

Período:  Atendimentos das 13h as 18h de Segunda a Sexta


Articulação e Assessoria

Período: Atendimentos das 13h as 18h de Segunda a Sexta

O Festival da Juventude Salesiana promove um encontro com a juventude que frequenta todas as atividades e obras das Inspetorias das salesianas e salesianos do Estado de São Paulo. Os jovens são os protagonistas de uma grande festa realizando diversas atividades culturais e religiosas por meio de músicas, danças, esportes, teatros. E tudo se realiza num espaço de muita alegria, festa, amizade e amor.

Os educadores, funcionários e alunos que desejarem participar do FEST deverão participar dos seguintes encontros de preparação.

17/8 – 19hs: Reunião de Organização do Fest

4/10 – 19hs: Reunião de Organização do Fest

19/10 – 7hs: Viagem para o Fest (Festival da Juventude Salesiana – São Paulo)

CONTATO

  • +55 (12) 2124-2902
  • pastoraluniversitaria@fatea.br