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Arte-Educação na Perspectiva Sistêmica

Arte-Educação na Perspectiva sistêmica

Duração: 3 semestres

Aulas aos sábados

das 08h às 17h (Quinzenal)

SOBRE O CURSO

Apresentação

O Curso de Especialização em Arte e Educação busca um olhar sobre o desenvolvimento expressivo, cultural e humano, atuando sobre a formação por meio da Arte, de modo que os profissionais dedicados à essa área do conhecimento sejam mediadores da aprendizagem, tornando visível o que acontece no plano da expressão e do significado da Arte. Como área de conhecimento, propõe que a teoria seja uma proposição da práxis. Logo, todo postulado teórico por si só, e as relações com a prática, apresentam importância significativa. Diante desses desafios, o Curso oferece ao profissional reflexões e práticas sobre as produções simbólicas que a humanidade constrói para atuar sobre o “fazer” e o “pensar” as artes em ambiente educacional. Portanto, nesse Curso, os alunos terão a possibilidade de construir conhecimentos que ultrapassam as defasagens do magistério superior, contribuindo com a sua formação profissional e acadêmica das diversas áreas.

O Curso está em conformidade com a Resolução do CNE/CES nº 1 de 8 de junho de 2007 e Resolução MEC/CNE Nº 1, de 6 de abril de 2018.

Modularidade

O Curso está subdividido em 4 (quatro) Eixos, sendo 3 (três) Eixos Específicos de 288 horas direcionadas para o desenvolvimento de habilidades e competências para a área de formação profissional e 1 (um) Eixo Comum de 112 horas, cujos temas são relevantes para complementar o conhecimento e focadas no ensino e aprendizado alinhadas com o mestrado. No módulo específico inclui o Trabalho Final de Especialização – TFE que busca aprimorar o desempenho acadêmico e profissional.

Diferenciais do Curso

  • O Curso mescla o modelo de ensino híbrido com aulas presenciais e virtuais, por meio de plataforma digital e Ambiente Virtual Acadêmico – AVA;
  • Aulas quinzenais aos sábados;
  • A duração é de 3 (três) semestres com aulas preferencialmente quinzenais aos sábados das 08h às 17h;
  • Está atualizado com as mudanças no cenário dos negócios pós-pandemia;
  • Agrega em sua metodologia elementos de aplicação prática de inovações tecnológica e, em sintonia com o Parque Tecnológico Unifatea;
  • Formato modular com Eixos Específicos e Comuns favorecendo a realização de outra Pós-graduação com aproveitamento de disciplinas;
  • Disciplinas do Eixo Comum têm os créditos validados para o mestrado em Design, Tecnologia e Inovação – PPG-DTI do UNIFATEA;
  • Férias nos meses de janeiro e julho;
  • Melhor relação custo-benefício da região.

Objetivos

  • Habilitar-se para entender, de forma ampla, a aprendizagem humana e suas dificuldades dentro do contexto escolar;
  • Aperfeiçoar o desempenho da aprendizagem do educando estimulando toda a sua potencialidade;
  • Estabelecer relações entre as áreas do conhecimento da Arte voltadas para o processo de criação como um princípio do curso;
  • Atuar com processos criativos no ensino-aprendizagem;
  • Compreender as manifestações da Arte na contemporaneidade.

Público-Alvo

Portadores de diploma de graduação em cursos de licenciatura e, especialmente, para os licenciados em Educação Artística, bacharéis em Artes Plásticas, Design e áreas afins.

Duração e Periodicidade

O Curso tem duração de 3 (três) semestres, as aulas ocorrem preferencialmente quinzenais aos sábados das 8h às 17h, conforme calendário do planejamento das aulas pela Coordenação.

Metodologia de Ensino

Os professores fazem uso das diferentes práticas didático-pedagógicas aplicando exercícios de resolução de problemas; estudos de caso; seminários e acompanhamentos de trabalhos individuais e em grupo. A aprovação do aluno nas disciplinas levará em conta a frequência mínima de 75% e a obtenção do conceito mínimo de 6,0 atribuído pelos professores por meio de avaliações.

A matriz curricular prevê a disciplina de Metodologia Científica de modo a subsidiar o Trabalho Final de Especialização – TFE será em forma de Artigo Científico, com um mínimo de 15 (quinze) e um máximo de 25 (vinte e cinco) páginas. A supervisão e a orientação do desenvolvimento do TFE será realizada pela Coordenação do Curso.

Para o processo de ensino e aprendizagem, tem-se a carga-horária atribuída e ministrada pelo docente de modo presencial e/ou on-line (síncrona), cujos critérios de avaliação incluem o aproveitamento nas atividades avaliativas planejadas e aplicadas sob a responsabilidade do docente. 

A carga-horária destinada ao Ambiente Virtual Acadêmico – AVA/UNIFATEA, atribuída à Coordenação do Curso, complementa a carga-horária da disciplina e visa a inserção dos conteúdos e atividades das disciplinas, de caráter assíncronas, e que complementam os conhecimentos técnico-científicos, habilidades e atitudes do profissional.

Requisitos

Ter concluído curso superior como bacharel, licenciado ou tecnólogo.

Conclusão e Certificados

Ao término do curso o aluno deverá ter concluído e aprovado o trabalho de conclusão do curso. O UNIFATEA emitirá certificado de Pós-Graduação “Lato sensu” conferindo o título de especialização para alunos que cumprirem as exigências de aprovação fixadas na regulamentação do Curso e Coordenação de Pós-Graduação.

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