Docência do Ensino Superior: Educomunicação
SOBRE O CURSO
Apresentação
Existe uma grande demanda no mercado do Vale do Paraíba por Cursos de Docência para o Ensino Superior ao mesmo tempo em que se buscam profissionais na área da Educação capacitados nas áreas de linguagem midiática, comunicação audiovisual e tecnologia. Em vista disso, há uma ampla demanda por um curso de aperfeiçoamento com esse escopo mais amplo que atenda não somente ex-alunos do UNIFATEA dos cursos de Pedagogia, Letras e Comunicação Social, mas também profissionais da área de Educação e de outras áreas estabelecidos no mercado. Não existe, na região, nenhum curso de pós-graduação que conjugue de modo multidisciplinar estes dois segmentos.
O Curso de Pós-Graduação “Lato sensu” em Docência no Ensino Superior: Educomunicação está em conformidade com a Resolução MEC/CNE Nº 1, de 6 de abril de 2018.
Objetivos
- Promover a reflexão sobre subsídios teóricos para prática pedagógica compartilhada no Ensino Superior;
- Aperfeiçoar graduados, profissionais da área de Educação e áreas afins para a utilização eficiente, ética e responsável das ferramentas audiovisuais;
- Planejar, organizar e monitorar situações de ensino no Ensino Superior;
- Oferecer formação para professores que desejem realizar projetos e aulas utilizando os meios de comunicação de massa, comunicação audiovisual e tecnologia;
- Desenvolver a Gestão da sala de aula no Ensino Superior;
- Formar gestores para que planejem, implementem e avaliem as práticas educomunicativas em instituições escolares;
- Propiciar uma reflexão prática e teórica voltada para o processo de criação e realização de produtos midiáticos a serem utilizados em sala de aula;
- Enriquecer e incrementar a interação entre professor e aluno;
- Compreender os processos avaliativos no Ensino Superior no Brasil.
Público-Alvo
Concluintes dos cursos de Licenciatura em Letras, Pedagogia, História, Geografia, Educação Física, Matemática, Química, Arte, Informática e bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet, Relações Públicas) e outros profissionais graduados em áreas afins com projetos ligados à comunicação de massa.
Duração
O Curso apresenta uma carga horária de 360 horas, sendo 20% em EAD, além do Trabalho Final de Curso que possui a duração de até mais três meses. A previsão é que o curso tenha a duração mínima de 20 meses para a realização das disciplinas dos módulos, oferecendo uma formação rápida, objetiva e com qualidade de conteúdo.
Periodicidade das Aulas:
As aulas ocorrerão preferencialmente quinzenais aos sábados 08h às 17h.
Metodologia de Ensino
- O Curso é composto de três Módulos de disciplinas relacionados entre si, de modo que disciplinas de módulos diferentes ocorram em paralelo permitindo a formação multidisciplinar proposta;
- Disciplinas ou parte delas serão oferecidas em EAD no sentido de incentivar à autonomia;
- Os professores adotarão como estratégias de ensino: trabalhos extraclasses, exercícios individuais e em grupo, estudo de casos e vídeos;
- Ao término de cada disciplina, os professores realizarão avaliação final que pode ser escrita ou a realização de um trabalho prático;
- Para o desenvolvimento do Curso serão utilizados todos os recursos necessários ao bom desenvolvimento, inclusive laboratórios de rádio e televisão, assim como os laboratórios de informática;
- Também faz parte da metodologia palestras e seminários;
- No término do Curso, os alunos deverão apresentar um Trabalho Final de Conclusão em formato de artigo científico a uma banca formada por professores.
Requisitos:
Ter concluído curso superior em licenciatura ou bacharelado.
Certificado Conferido
O cumprimento dos procedimentos de aprovação dará direito ao Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior: Educomunicação.
Documentos para Matrícula: (1 cópia de cada)
- 1 foto 3X4 recente
- Diploma da Graduação
- Histórico Escolar da Graduação
- Certidão de Nascimento ou Casamento
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
- Currículo atualizado
- Requerimento: O requerimento de matrícula será expedido pela Secretaria da Pós-Graduação
- Contrato: O contrato de prestação se Serviços Educacionais será assinado no ato da matrícula.
MÓDULO: FORMAÇÃO DOCENTE | ||
Unidades curriculares | C/H | Ementa |
Psicologia da Educação voltada aos meios de comunicação de massa | 20h | Elementos e conceitos de Psicologia suscetíveis de aplicação no campo da Comunicação e Educação. Psicologia Social e seu uso pela comunicação. Teorias da aprendizagem |
Teoria da comunicação | 20h | Contribuições interdisciplinares para a constituição de uma Teoria da Comunicação. As correntes teóricas. Teorias voltadas para a análise de mensagens. |
Web como ferramenta da educação | 20h | Acesso ao conhecimento e a necessidade da inclusão digital na Educação. A sociedade da informação e do conhecimento. Comportamento “em rede”. Estudos e viabilidades de produção hipermídica e o uso da internet como mídia interativa. EAD. |
Arte, Estética e Cultura Regional | 20h | Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão. A arte como elemento de identidade cultural das minorias: índios, negros e imigrantes. |
MÓDULO: EDUCOMUNICAÇÃO | ||
Unidades curriculares | C/H | Ementa |
Introdução à Educomunicação | 04h | As inter-relações da mídia: jornal, rádio, televisão e web na sociedade. O cenário atual na relação entre Educação, informação e entretenimento. O novo público |
A linguagem sonora como mediadora na Educação e sua aplicação em sala de aula. O rádio e seus diversos gêneros. | 20h | A linguagem do som. O palco invisível. O texto para ser falado. Experiências Educativas no Rádio. Rádio escola. Técnicas e possibilidades. Os gêneros na produção de áudio. Informativo, entretenimento e educativo. Formatos de programa e sua produção. Softwares para produção e gerenciamento. |
Gêneros e formatos televisivos como ferramenta educativa. | 16h | Adequação aos veículos audiovisuais (televisão e internet). Processo de criação nos diversos formatos. Interação com o processo de ensino e aprendizagem. |
Roteiro e Adaptação literária – Literatura em áudio e vídeo. | 20h | Roteiro para áudio e vídeo. Documentário. Adaptação de obras literárias e didáticas. Produção de roteiros. Forma e terminologia próprias do roteiro audiovisual. |
Técnicas de Publicidade e Propaganda e sua aplicação em sala de aula. | 20h | A visão do marketing. Diferentes tipos de canais de execução. Público-alvo. Estratégias de divulgação. Técnicas de Persuasão. Análise SWOT. Gêneros discursivos publicitários. |
A teoria do Jornalismo, gêneros discursivos e sua aplicação em sala de aula. | 20h | Introdução aos gêneros jornalísticos. Desenvolvimento de técnicas de captação e elaboração da informação no formato jornalístico. Jornal escola, jornal mural, jornal na internet. Softwares. |
Legislação, ética e direitos humanos nos meios de comunicação. | 20h | Direitos de imagem, direito de voz, direito autoral. Leis que protegem a autoria nos meios de comunicação. |
MÓDULO: TÓPICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR | ||
Unidades curriculares | C/H | Ementa |
Introdução à Docência no Ensino Superior. | 20h | A inter-relação professor-aluno no Ensino Superior, a sala de aula expandida, instrumentos avaliativos. |
Didática do Ensino Superior. | 20h | As diferentes visões das escolas pedagógicas contemporâneas. Técnicas e ferramentas de ensino-aprendizagem. |
Estratégias de leitura e desenvolvimento de habilidades | 20h | Compreender a estrutura textual dos gêneros, bem como praticar a realização rápida de leitura através das mais variadas técnicas de compreensão. |
Metodologia da pesquisa. | 20h | Aprimorar o conhecimento relacionado à elaboração de trabalho científico, levando em consideração na linguagem, aspectos metodológicos e estabelecidos pela ABNT. |
Novas tecnologias na sala de aula. | 20h | Análise de diversas plataformas de ensino, sobretudo daquelas que apresentam jogos eletrônicos como ferramenta de ensino-aprendizagem. Estudo teórico-prático de ferramentas de ensino. |
Projetos pedagógicos. | 20h | Compreender a teoria concernente à pedagogia de projetos e confeccioná-los para públicos diversos. |
Elaboração de Trabalho de Finalização do curso em formato de artigo científico e apresentação em banca. | 40h (EAD) | Aplicar a teoria à prática. Um profissional completo além da técnica deve desenvolver habilidades e competências relacionadas à elaboração de projetos de pesquisa para melhor propor procedimentos adotados nas diversas modalidades de pesquisa científica. |
Prof.ª Dr.ª Neide Arruda de Oliveira
Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (2016-2018) na PUC-SP, MESTRE em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, ESPECIALISTA em Gestão Escolar pelo Claretiano e Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, GRADUADA em LETRAS Português e Inglês (1994) e em Secretária Executiva Bilíngue. Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da rede pública do estado de São Paulo. Também é professora nos cursos de LETRAS, PEDAGOGIA e COMUNICAÇÃO SOCIAL do Centro Universitário Teresa D’Ávila-UNIFATEA. É coordenadora do curso de Letras do UNIFATEA.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/2563243187064436
MENSALIDADES A PARTIR DE R$ 256,00*
*Consultar condições de desconto.
Matrícula com 50% de desconto (equivale a primeira mensalidade) + 19 parcelas de R$320,00
…………………………………………………………………
*Ex-alunos UNIFATEA e empresas conveniadas possuem 20% de desconto no valor das mensalidades.
SECRETARIA PÓS-GRADUAÇÃO: Inscrições e Informações
Telefone: (12) 2124-2852
E-mail: posgraduacao@fatea.br
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda, Terça, Quinta: 9h às 13h e 14h às 18h
Quarta e Sexta: 9h às 13h e 14h às 19h
Sábado: 9h às 11h