Menu fechado

Docência do Ensino Superior: Educomunicação

SOBRE O CURSO

Apresentação

Existe uma grande demanda no mercado do Vale do Paraíba por Cursos de Docência para o Ensino Superior ao mesmo tempo em que se buscam profissionais na área da Educação capacitados nas áreas de linguagem midiática, comunicação audiovisual e tecnologia. Em vista disso, há uma ampla demanda por um curso de aperfeiçoamento com esse escopo mais amplo que atenda não somente ex-alunos do UNIFATEA dos cursos de Pedagogia, Letras e Comunicação Social, mas também profissionais da área de Educação e de outras áreas estabelecidos no mercado. Não existe, na região, nenhum curso de pós-graduação que conjugue de modo multidisciplinar estes dois segmentos.

O Curso de Pós-Graduação “Lato sensu” em Docência no Ensino Superior: Educomunicação está em conformidade com a Resolução MEC/CNE Nº 1, de 6 de abril de 2018.

Objetivos

  • Promover a reflexão sobre subsídios teóricos para prática pedagógica compartilhada no Ensino Superior;
  • Aperfeiçoar graduados, profissionais da área de Educação e áreas afins para a utilização eficiente, ética e responsável das ferramentas audiovisuais;
  • Planejar, organizar e monitorar situações de ensino no Ensino Superior;
  • Oferecer formação para professores que desejem realizar projetos e aulas utilizando os meios de comunicação de massa, comunicação audiovisual e tecnologia;
  • Desenvolver a Gestão da sala de aula no Ensino Superior;
  • Formar gestores para que planejem, implementem e avaliem as práticas educomunicativas em instituições escolares;
  • Propiciar uma reflexão prática e teórica voltada para o processo de criação e realização de produtos midiáticos a serem utilizados em sala de aula;
  • Enriquecer e incrementar a interação entre professor e aluno;
  • Compreender os processos avaliativos no Ensino Superior no Brasil.

Público-Alvo

Concluintes dos cursos de Licenciatura em Letras, Pedagogia, História, Geografia, Educação Física, Matemática, Química, Arte, Informática e bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet, Relações Públicas) e outros profissionais graduados em áreas afins com projetos ligados à comunicação de massa.

Duração

O Curso apresenta uma carga horária de 360 horas, sendo 20% em EAD, além do Trabalho Final de Curso que possui a duração de até mais três meses. A previsão é que o curso tenha a duração mínima de 20 meses para a realização das disciplinas dos módulos, oferecendo uma formação rápida, objetiva e com qualidade de conteúdo.

Periodicidade das Aulas:

As aulas ocorrerão preferencialmente quinzenais aos sábados 08h às 17h.

Metodologia de Ensino

  • O Curso é composto de três Módulos de disciplinas relacionados entre si, de modo que disciplinas de módulos diferentes ocorram em paralelo permitindo a formação multidisciplinar proposta;
  • Disciplinas ou parte delas serão oferecidas em EAD no sentido de incentivar à autonomia;
  • Os professores adotarão como estratégias de ensino: trabalhos extraclasses, exercícios individuais e em grupo, estudo de casos e vídeos;
  • Ao término de cada disciplina, os professores realizarão avaliação final que pode ser escrita ou a realização de um trabalho prático;
  • Para o desenvolvimento do Curso serão utilizados todos os recursos necessários ao bom desenvolvimento, inclusive laboratórios de rádio e televisão, assim como os laboratórios de informática;
  • Também faz parte da metodologia palestras e seminários;
  • No término do Curso, os alunos deverão apresentar um Trabalho Final de Conclusão em formato de artigo científico a uma banca formada por professores.

Requisitos:

Ter concluído curso superior em licenciatura ou bacharelado.

Certificado Conferido

O cumprimento dos procedimentos de aprovação dará direito ao Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior: Educomunicação.

Documentos para Matrícula: (1 cópia de cada)

  • 1 foto 3X4 recente
  • Diploma da Graduação
  • Histórico Escolar da Graduação
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Currículo atualizado
  • Requerimento: O requerimento de matrícula será expedido pela Secretaria da Pós-Graduação
  • Contrato: O contrato de prestação se Serviços Educacionais será assinado no ato da matrícula.

MÓDULO: FORMAÇÃO DOCENTE

Unidades curriculares

C/H

Ementa

Psicologia da Educação voltada aos meios de comunicação de massa

20h

Elementos e conceitos de Psicologia suscetíveis de aplicação no campo da Comunicação e Educação. Psicologia Social e seu uso pela comunicação. Teorias da aprendizagem

Teoria da comunicação

20h

Contribuições interdisciplinares para a constituição de uma Teoria da Comunicação. As correntes teóricas. Teorias voltadas para a análise de mensagens.

Web como ferramenta da educação

20h

Acesso ao conhecimento e a necessidade da inclusão digital na Educação. A sociedade da informação e do conhecimento. Comportamento “em rede”. Estudos e viabilidades de produção hipermídica e o uso da internet como mídia interativa. EAD.

Arte, Estética e Cultura Regional

20h

Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão. A arte como elemento de identidade cultural das minorias: índios, negros e imigrantes.

MÓDULO: EDUCOMUNICAÇÃO

Unidades curriculares

C/H

Ementa

Introdução à Educomunicação

04h

As inter-relações da mídia: jornal, rádio, televisão e web na sociedade. O cenário atual na relação entre Educação, informação e entretenimento. O novo público

A linguagem sonora como mediadora na Educação e sua aplicação em sala de aula. O rádio e seus diversos gêneros.

20h

A linguagem do som. O palco invisível. O texto para ser falado. Experiências Educativas no Rádio. Rádio escola. Técnicas e possibilidades. Os gêneros na produção de áudio. Informativo, entretenimento e educativo. Formatos de programa e sua produção. Softwares para produção e gerenciamento.

Gêneros e formatos televisivos como ferramenta educativa.

16h

Adequação aos veículos audiovisuais (televisão e internet). Processo de criação nos diversos formatos. Interação com o processo de ensino e aprendizagem.

Roteiro e Adaptação literária – Literatura em áudio e vídeo.

20h

Roteiro para áudio e vídeo. Documentário. Adaptação de obras literárias e didáticas. Produção de roteiros. Forma e terminologia próprias do roteiro audiovisual.

Técnicas de Publicidade e Propaganda e sua aplicação em sala de aula.

20h

A visão do marketing.  Diferentes tipos de canais de execução. Público-alvo. Estratégias de divulgação. Técnicas de Persuasão. Análise SWOT. Gêneros discursivos publicitários.

A teoria do Jornalismo, gêneros discursivos e sua aplicação em sala de aula.

20h

Introdução aos gêneros jornalísticos. Desenvolvimento de técnicas de captação e elaboração da informação no formato jornalístico. Jornal escola, jornal mural, jornal na internet. Softwares.

Legislação, ética e direitos humanos nos meios de comunicação.

20h

Direitos de imagem, direito de voz, direito autoral. Leis que protegem a autoria nos meios de comunicação.

MÓDULO: TÓPICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Unidades curriculares

C/H

Ementa

Introdução à Docência no Ensino Superior.

20h

A inter-relação professor-aluno no Ensino Superior, a sala de aula expandida, instrumentos avaliativos.

Didática do Ensino Superior.

20h

As diferentes visões das escolas pedagógicas contemporâneas. Técnicas e ferramentas de ensino-aprendizagem.

Estratégias de leitura e desenvolvimento de habilidades

20h

Compreender a estrutura textual dos gêneros, bem como praticar a realização rápida de leitura através das mais variadas técnicas de compreensão.

Metodologia da pesquisa.

20h

Aprimorar o conhecimento relacionado à elaboração de trabalho científico, levando em consideração na linguagem, aspectos metodológicos e estabelecidos pela ABNT.

Novas tecnologias na sala de aula.

20h

Análise de diversas plataformas de ensino, sobretudo daquelas que apresentam jogos eletrônicos como ferramenta de ensino-aprendizagem. Estudo teórico-prático de ferramentas de ensino.

Projetos pedagógicos.

20h

Compreender a teoria concernente à pedagogia de projetos e confeccioná-los para públicos diversos.

 

Elaboração de Trabalho de Finalização do curso em formato de artigo científico e apresentação em banca.

40h

(EAD)

Aplicar a teoria à prática. Um profissional completo além da técnica deve desenvolver habilidades e competências relacionadas à elaboração de projetos de pesquisa para melhor propor procedimentos adotados nas diversas modalidades de pesquisa científica.

Prof.ª Dr.ª Neide Arruda de Oliveira

Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (2016-2018) na PUC-SP, MESTRE em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, ESPECIALISTA em Gestão Escolar pelo Claretiano e Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, GRADUADA em LETRAS Português e Inglês (1994) e em Secretária Executiva Bilíngue. Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da rede pública do estado de São Paulo. Também é professora nos cursos de LETRAS, PEDAGOGIA e COMUNICAÇÃO SOCIAL do Centro Universitário Teresa D’Ávila-UNIFATEA. É coordenadora do curso de Letras do UNIFATEA.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/2563243187064436

 

MENSALIDADES A PARTIR DE R$ 256,00*

*Consultar condições de desconto.

Matrícula com 50% de desconto (equivale a primeira mensalidade) + 19 parcelas de R$320,00

…………………………………………………………………

*Ex-alunos UNIFATEA e empresas conveniadas possuem 20% de desconto no valor das mensalidades.

SECRETARIA PÓS-GRADUAÇÃO: Inscrições e Informações
Telefone: (12) 2124-2852
E-mail: posgraduacao@fatea.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda, Terça, Quinta: 9h às 13h e 14h às 18h
Quarta e Sexta: 9h às 13h e 14h às 19h
Sábado: 9h às 11h

%d blogueiros gostam disto: