Menu fechado

Docência do Ensino Superior: Educomunicação

INSCREVA-SE!

……………………………………………………….

Duração: 24 meses

Vagas: 20 vagas

……………………………………………………….

SOBRE O CURSO

Apresentação

Existe uma grande demanda no mercado do Vale do Paraíba por Cursos de Docência para o Ensino Superior ao mesmo tempo em que se buscam profissionais na área da Educação capacitados nas áreas de linguagem midiática, comunicação audiovisual e tecnologia. Em vista disso, há uma ampla demanda por um curso de aperfeiçoamento com esse escopo mais amplo que atenda não somente ex-alunos do UNIFATEA dos cursos de Pedagogia, Letras e Comunicação Social, mas também profissionais da área de Educação e de outras áreas estabelecidos no mercado. Não existe, na região, nenhum curso de pós-graduação que conjugue de modo multidisciplinar estes dois segmentos.

 Objetivos

• Promover a reflexão sobre subsídios teóricos para prática pedagógica compartilhada no Ensino Superior;
• Aperfeiçoar graduados, profissionais da área de Educação e áreas afins para a utilização eficiente, ética e responsável das ferramentas audiovisuais;
• Planejar, organizar e monitorar situações de ensino no Ensino Superior;
• Oferecer formação para professores que desejem realizar projetos e aulas utilizando os meios de comunicação de massa, comunicação audiovisual e tecnologia;
• Desenvolver a Gestão da sala de aula no Ensino Superior;
• Formar gestores para que planejem, implementem e avaliem as práticas educomunicativas em instituições escolares;
• Propiciar uma reflexão prática e teórica voltada para o processo de criação e realização de produtos midiáticos a serem utilizados em sala de aula;
• Enriquecer e incrementar a interação entre professor e aluno;
• Compreender os processos avaliativos no Ensino Superior no Brasil.

Público-Alvo

Concluintes dos cursos de Licenciatura em Letras, Pedagogia, História, Geografia, Educação Física, Matemática, Química, Arte, Informática e bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet, Relações Públicas) e outros profissionais graduados em áreas afins com projetos ligados à comunicação de massa. 

Duração

O Curso apresenta uma carga horária de 360 horas, além do Trabalho Final de Curso que possui a duração de até mais três meses. 

Periodicidade das Aulas:

As aulas presenciais ocorrerão quinzenalmente aos sábados em dois períodos, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00

Metodologia de Ensino

O Curso é composto de três Módulos de disciplinas relacionados entre si, de modo que disciplinas de módulos diferentes ocorram em paralelo permitindo a formação multidisciplinar proposta;

• Os professores adotarão como estratégias de ensino: trabalhos extraclasses, exercícios individuais e em grupo, estudo de casos e vídeos.
• Ao término de cada disciplina, os professores realizarão avaliação final que pode ser escrita ou a realização de um trabalho prático;
• Para o desenvolvimento do Curso serão utilizados todos os recursos necessários ao bom desenvolvimento, inclusive laboratórios de rádio e televisão, assim como os laboratórios de informática;
• Também faz parte da metodologia palestras e seminários;
• No término do Curso, os alunos deverão apresentar um Trabalho Final de Conclusão em formato de monografia a uma banca formada por professores.

Requisitos:

Ter concluído curso superior em licenciatura ou bacharelado.

Conteúdo

O Curso integra os conceitos acadêmicos atuais na área de Docência Superior e Educação, Mídia e Tecnologia, além de envolver oficinas práticas na área de produção audiovisual e atuação em sala de aula.

Certificado Conferido

Pós-Graduação “lato sensu” em DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR COM ENFASE EM EDUCOMUNICAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS.

Documentos Necessários para Matrícula: (Documentos originais e 1 cópia de cada)

• 1 foto 3X4 recente
• Diploma da Graduação
• Histórico Escolar da Graduação
• Certidão de Nascimento ou Casamento
• RG
• CPF
• Título de Eleitor
• Comprovante de residência
• Currículo Lattes ou Vitae

Previsão de início: Março/2019

MÓDULO FORMAÇÃO DOCENTE

Disciplina

Ementa

Introdução à Docência no Ensino Superior

A inter-relação aluno professor no Ensino Superior, a sala de aula expandida, instrumentos avaliativos.

Psicologia da Educação voltada aos meios de comunicação de massa

Elementos e conceitos de Psicologia suscetíveis de aplicação no campo da Comunicação e Educação. Psicologia Social e seu uso pela comunicação. Teorias da aprendizagem

Teoria da comunicação

Contribuições interdisciplinares para a constituição de uma Teoria da Comunicação. As correntes teóricas. Teorias voltadas para a análise de mensagens.

Novas tecnologias na sala de aula

A tecnologia a serviço do professor e sua utilização eficiente. Ferramentas audiovisuais, power pointstorytellingprezi, lousa digital, computador e web.

Web como ferramenta da educação

Acesso ao conhecimento e a necessidade da inclusão digital na Educação. A sociedade da informação e do conhecimento. Comportamento “em rede”. Estudos e viabilidades de produção hipermídica e o uso da internet como mídia interativa. EAD.

Arte, Estética e Cultura regional

Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão. A arte como elemento de identidade cultural das minorias: índios, negros e imigrantes. 

Didática do Ensino Superior

As diferentes visões das escolas pedagógicas contemporâneas. Técnicas de ensino. Plano de ensino. Plano de aula. Diário de classe.

Critérios e Estratégias de Avaliação

Conceito, nota, instrumentos avaliativos. O conflito na relação aluno/professor no Ensino Superior.

MÓDULO EDUCOMUNICAÇÃO

Disciplina

Ementa

Introdução à Educomunicação

As inter-relações da mídia: jornal, rádio, televisão e web na sociedade. O cenário atual na relação entre Educação, informação e entretenimento. O novo público

A linguagem sonora como mediadora na Educação e sua aplicação em sala de aula

A linguagem do som. O palco invisível. O texto para ser falado. Experiências Educativas no Rádio. Rádio escola. Técnicas e possibilidades.

O rádio e seus diversos gêneros

Os gêneros na produção de áudio. Informativo, entretenimento e educativo. Formatos de programa e sua produção. Softwares para produção e gerenciamento.

Gêneros e formatos televisivos como ferramenta educativa

Adequação aos veículos audiovisuais (televisão e internet). Processo de criação nos diversos formatos. Interação com o processo de ensino e aprendizagem.

Técnicas de produção audiovisual

A linguagem dos veículos audiovisuais. Continuidade e ritmo. Técnicas, modelos e experiências. Softwares.

Leitura, Roteiro e Adaptação literária – Literatura em áudio e vídeo voltada à Educomunicação

Roteiro para áudio e vídeo. Documentário. Adaptação de obras literárias e didáticas. Produção de roteiros. Forma e terminologia próprias do roteiro audiovisual.

Técnicas de Publicidade e Propaganda e sua aplicação em sala de aula

A visão do marketing.  Diferentes tipos de canais de execução. Público-alvo. Estratégias de divulgação. Técnicas de Persuasão. Análise SWOT. Gêneros discursivos publicitários

A teoria do Jornalismo, gêneros discursivos e sua aplicação em sala de aula.

Introdução aos gêneros jornalísticos. Desenvolvimento de técnicas de captação e elaboração da informação no formato jornalístico. Jornal escola, jornal mural, jornal na internet. Softwares.

Legislação e ética nos meios de comunicação

Direitos de imagem, direito de voz, direito autoral. Leis que protegem a autoria nos meios de comunicação.

MÓDULO GESTÃO NO ENSINO SUPERIOR

Disciplina

Ementa

Política e organização da Educação Básica no Brasil

Políticas públicas da educação. Organização da Educação Básica: PCN e LDB.

Projeto Político Pedagógico do Ensino Superior

Regimento, PPC. PPI, Missão, Valores, Portarias, CPA.

TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO

Disciplina

Ementa

Metodologia de pesquisa

Técnica de produção de trabalhos científicos.

Orientação TFE

Desenvolvimento do Trabalho Final de Especialização em formato de monografia com ênfase em propostas práticas.

CARGA HORÁRIA DO CURSO

MÓDULO

Carga Horária

Módulo Formação Docente

144

Módulo Educomunicação

156

Módulo Gestão no Ensino Superior

40

Trabalho Final de Especialização

20

TOTAL CARGA HORÁRIA DO CURSO

360

Neide Aparecida Arruda de Oliveira
Coordenadora

Cursando o DOUTORADO em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (2016-2018) na PUC-SP, MESTRE em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, ESPECIALISTA em Gestão Escolar pelo Claretiano e Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, GRADUADA em LETRAS Português e Inglês (1994) e em Secretária Executiva Bilíngue. Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da rede pública do estado de São Paulo. Também é professora nos cursos de LETRAS, PEDAGOGIA e COMUNICAÇÃO SOCIAL do Centro Universitário Teresa D´Ávila-UNIFATEA. É coordenadora do curso de Letras (2015-2018) e de pós-graduação “Educomunicação” e “Língua Portuguesa” instituído no UNIFATEA desde 2012 até agosto 2017.

Deise Aparecida Carelli Reis de Oliveira
Docente

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Design, Tecnologia e Inovação – Unifatea, Lorena, SP. Pós-graduada, lato sensu, em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu – SP. (1996) e em Teoria e Prática das Artes Contemporânea pela Unifatea – Lorena SP. (2003). Coordenou o curso de Licenciatura em Educação Artística do Centro Universitário Teresa D´Ávila no período de 2003 a 2012, é professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Letras, Pedagogia e na especialização, lato sensu, em Educomunicação, na mesma instituição de ensino superior. Graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pelas Faculdades Integradas Teresa D´Ávila – Lorena, SP. (1986). Artista plástica, desde 1989 participa de exposições individuais e coletivas.

Diego de Magalhães Barreto
Docente

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, graduado em Tecnologia em Marketing pela Universidade Cidade de São Paulo, em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila e em Design pela Universidade Anhembi Morumbi e autor de artigos na área da Educação e da Comunicação. Professor do Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea), da Fatec Cruzeiro – Prof. Waldomiro May e da ETEC Padre Carlos Leôncio da Silva.

Leandro Guarino de Vasconcelos
Docente

Doutor em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (2017). Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá/MG – UNIFEI (2012). Especialista em Mídias Interativas pelo Centro Universitário do Senac São Paulo (2011). Concluiu a Graduação em Tecnologia em Web Design e Programação pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2007). Atualmente é professor de cursos de graduação da FATEC Guaratinguetá e de cursos de pós-graduação Lato Sensu no Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA – (Lorena/SP), Analista e Desenvolvedor de Sistemas de Informação no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de dados, interação humano-computador e Web adaptativa.

Lúcio Mauro da Cruz Tunice
Docente

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU) com linha de pesquisa em Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, Pós Graduado em Formação Docente para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Salesiano (U.E. de Lorena) e Graduado em Direito. É advogado e professor nas licenciaturas de Pedagogia, Letras e Biologia e nos Cursos de Pós-Graduação em Educomunicação e Gestão Escolar no Centro Universitário Teresa D`Ávila (UNIFATEA/Lorena). É professor convidado de Legislação do Curso Técnico de Segurança do Trabalho no SENAC Guaratinguetá/SP e de Legislação e Políticas Públicas para o Ensino Superior no curso de Pós-Graduação em Formação Docente para o Ensino Superior no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL/Lorena).

Pedro Henrique Whately Martins
Docente

Professor Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté – UNITAU (2016), Especialista em Educação, Mídia e Novas Tecnologias (2013) e Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (2012) pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, Lorena-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educomunicação; Marketing; Técnicas de Persuasão; Planejamento Estratégico de Campanhas Publicitárias e Tecnologias aplicadas à formação de professores. Já atuou como Colunista nos jornais Folha de Lavrinhas e Dinoite; trabalhou como Estagiário e posteriormente Assistente de Comunicação e Marketing no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA-Oratório) em Cruzeiro-SP. Atualmente, presta serviço voluntário como Diretor de Marketing do Cruzeiro Guardians – Time de Futebol Americano e atua como Professor nos cursos de Pós-graduação do UNIFATEA.

Márcia Cristina Ananias da Silva Rubez de Castro
Docente

Possui Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá, Pós Graduação em Gestão de Pessoas- Unisal Lorena, Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo. Professor concursado na Fatec Cruzeiro- Professor Waldomiro May – Curso de Gestão Empresarial e Gestão de Eventos, professor universitário do Centro Universitário Teresa D`Ávila, realização de atendimento psicopedagógico aos universitários do Centro Universitário Teresa D`Ávila, Professora universitária do Centro Universitário Salesiano São Paulo – Unisal Lorena SP, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Salesiano São Paulo Unisal Lorena SP e Tutora do EAD de forma presencial no Centro Universitário Unisal Lorena.

Miguel Adilson de Oliveira Júnior
Docente

Possui Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, Graduação em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário de Barra Mansa, Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor de Literatura e Redação da Rede Objetivo (afastamento sem remuneração), professor titular do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, Coordenador dos cursos de Rádio, Tv e Internet, Jornalismo e Publicidade e Propaganda e fundador e ex-diretor da TV UNIFATEA – Centro Universitário Teresa D’Avila; Coordenador de Comunicação Social e secretário geral da Câmara Municipal de Cruzeiro (cargo efetivo). Tem vasta experiência na área de Letras, com ênfase em Produção Textual.

Marcos Antonio Cuba
Docente

Possui Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (2010), Especialização em Gestão de pessoas e Responsabilidade Social pela FGV e Graduação em Publicidade e Propaganda – Faculdades Integradas Teresa D’Avila (2005). Atualmente leciona em faculdades. Possui sólida carreira, com mais de 20 anos de experiência, sendo 15 anos de atuação em Gestão da Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social para a implantação de grandes Projetos; e 5 anos como Locutor e Produtor de Comunicação em eventos, rádio e TV. Especialista no planejamento estratégico e gestão de eventos de diferentes contextos sociais e comunitários, frente à construção de grandes empreendimentos do sistema Petrobras, conforme condicionantes dos órgãos federais, para a redução dos impactos causados às comunidades e liberação das frentes de trabalho. 10 anos de experiência em Gestão de Pessoas e na aplicação de ferramentas de endomarketing para posições gerenciais, visando à superação dos objetivos estabelecidos.

24 x R$ 335,00

Matrícula: 50% de desconto
Ex-aluno: 20% de desconto (a partir da 2ª mensalidade)
%d blogueiros gostam disto: