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Especialização em Artes, alfabetização e inclusão social

Duração: 24 meses

Vagas: 25 vagas

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SOBRE O CURSO

Apresentação

A preparação e o aprofundamento do saber crítico-reflexivo na área de Educação Infantil tornam-se cada vez mais necessários, devido à demanda por um entrelaçamento entre artes, alfabetização e inclusão social, por meio de propostas de práticas educativas e o desenvolvimento de um novo olhar acadêmico-profissional diante de uma clientela cada vez mais exigente e atualizada.

Objetivos

Possibilitar aos alunos a (re)construção de conhecimentos teórico-metodológicos relativos à arte, à alfabetização e à inclusão social;
Proporcionar compreensão sobre a interconexão necessária a ser desenvolvida nas diferentes atividades educativas, levando em conta a formação da criança como construtora do seu próprio conhecimento;
Promover a reflexão crítica sobre as questões didático-pedagógicas encontradas no processo de ensino e aprendizagem.

Público-Alvo

Concluintes dos Cursos de Licenciatura, Bacharelado, Tecnólogo e/ou outros profissionais e graduados em áreas afins com projetos ligados à área da Educação Infantil ou que busquem aprofundamentos e renovação do saber em Artes, Alfabetização e Inclusão Social.

Duração

O curso terá duração de 360 horas, não inclusos o tempo de preparação do TEF e as horas referentes à participação em palestras e seminários fora do dia letivo. 

Periodicidade das Aulas:

O curso está dividido em módulos, sendo três de 100 horas cada e um módulo de 60 horas, integrando os conceitos acadêmicos atuais na área de Artes, Alfabetização e Inclusão Social. As aulas presenciais ocorrerão quinzenalmente aos sábados em dois períodos, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

Metodologia de Ensino

· Os professores adotarão como estratégias de ensino: exercícios individuais e em grupo, atividades extra-classe, elaboração e reflexão sobre diferentes tipos de estudo de casos. Ao término de cada disciplina, os professores poderão realizar avaliação final;
· Serão utilizados recursos tecnológicos, a fim de possibilitar conhecimento e atualização e prática no uso de diferentes ferramentas na educação.
· Promover e possibilitar a participação em palestras e seminários;
· No término do curso os alunos deverão apresentar um Trabalho Final de Conclusão a uma banca examinadora formada por três professores.

Requisitos:

Ter concluído curso superior em licenciatura, bacharel ou tecnólogo.

Conteúdo

O curso está dividido em módulos, sendo três de 100 horas cada e um módulo de 60 horas, integrando os conceitos acadêmicos atuais na área de Artes, Alfabetização e Inclusão Social.

Certificado Conferido

Pós-Graduação “lato sensu” em Artes, Alfabetização e Inclusão Social.

Documentos Necessários para Matrícula: (Documentos originais e 1 cópia de cada)

• 1 foto 3X4 recente
• Diploma da Graduação
• Histórico Escolar da Graduação
• Certidão de Nascimento ou Casamento
• RG
• CPF
• Título de Eleitor
• Comprovante de residência
• Currículo Lattes ou Vitae

Previsão de início: Fevereiro/2019

Disciplina

 Carga Horária

Ementa

ARTES

(100 h)

DESCRIÇÃO

Arte e Educação

20

A inter-relação entre Arte e Educação, por meio do uso de diferentes linguagens no processo de aquisição de conhecimento, permite uma concepção socializadora da Arte

Atividades lúdicas na Educação Infantil

20

Atividades lúdicas aplicadas com objetivos pré-determinados possibilitam o desenvolvimento: da criatividade, do raciocínio lógico, da linguagem, da motricidade; do intelecto e da socialização.

A arte, o corpo em movimento e o papel

20

O processo de ensino e suas relações. Atividades interdisciplinares, especialmente as que envolvem o corpo. Práticas significativas e contextualizadas. Associação entre teoria e prática. Prática de Ensino nas Séries Iniciais e Prática de ensino na Educação Infantil.

Arte e Educação Tecnológica

20

Recursos tecnológicos enriquecem e modificam o olhar do educador. Introduzi-los na rotina da sala de aula, significa inserir a realidade no contexto escolar. Educadores aptos a usar a arte associada a tais recursos constroem um caminho de aproximação com as novas gerações.

Práticas Pedagógicas do Ensino da Arte

20

A arte é fruto de todo um processo histórico, o qual determinou sua implantação no currículo escolar. As práticas pedagógico-educacionais dão suporte ao ensino de artes, alicerçando o estudo com as metodologias no ensino de artes.

ALFABETIZAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA

(100 h)

DESCRIÇÃO

Alfabetização e Letramento

20

Os conceitos de alfabetização e letramento.Principais processos envolvidos no ensino da língua escrita. Métodos de alfabetização. Metodologias da alfabetização para o professor e coordenadores. Elaboração de material didático-visual e braille, leitura e produção.

Linguística e Alfabetização

20

Linguística e sua relação com alfabetização. Conceituação e construção de conhecimento. Cagliari e o ensino de língua portuguesa ou língua materna.

Ler, Contar e Dizer a Literatura

20

Ler, contar e ouvir histórias é uma necessidade humana que pode auxiliar no desenvolvimento de ações formadoras de outros valores e atitudes, que contribuem para ampliar a compreensão de mundo.

Neuropsicologia e Psicomotricidade

40

Formas de identificação precoce de alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental da criança. Encaminhamentos e procedimentos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem. A relação cérebro, comportamento humano e motricidade.

INCLUSÃO SOCIAL

(100 h)

DESCRIÇÃO

Meio ambiente, sociedade e cidadania

20

Diversidade e questões de gênero; na formação da cultura brasileira e a educação como catalisadora de expressões de diversidade.

Diversidade e inclusão

16

Estudo do processo de inclusão de portadores de deficiências; interferência da família e da equipe multidisciplinar e em seus aspectos legais.

Necessidades educacionais especiais

16

Identificar os diversos tipos de necessidades especiais no espaço escolar.

Inclusão escolar em seus aspectos filosóficos, sócio-históricos e legais

16

Estudar os aspectos sócio-histórico-filosóficos e legais da inclusão escolar possibilitando uma leitura da realidade atual.

Habilidades diferenciadas

16

Compreensão das habilidades diferenciadas e formas de mediação nas atividades escolares.

Mediação para inclusão no espaço escolar

16

Por meio da relação teoria-prática oferta ao mediador exercer o papel de intermediário nas diversas situações escolares.

DIDÁTICA E METODOLOGIA DE PESQUISA

(60 h)

DESCRIÇÃO

Avaliação Educacional

20

A avaliação da aprendizagem escolar precisa ser compreendida como processo, instrumento de reflexão ao aluno e ao professor. Análise crítica de alguns instrumentos de avaliação propostos pelo sistema educacional brasileiro e suas diretrizes.

Didática do Ensino Superior

12

As diferentes visões das escolas pedagógicas contemporâneas. Técnicas e ferramentas de ensino-aprendizagem.

Pedagogia de Projetos

16

Trabalhar em uma sala de aula inclusiva exige alguns cuidados especiais. Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecidos por um grupo que é maioria.

Metodologia do TFE

12

Um profissional completo além da técnica deve desenvolver habilidades e competências relacionadas à elaboração de projetos de pesquisa para melhor propor procedimentos adotados nas diversas modalidades de pesquisa científica.

24 x R$ 335,00

Matrícula: 50% de desconto
Ex-aluno: 20% de desconto (a partir da 2ª mensalidade)