Menu fechado

Especialização em Língua Inglesa

Duração: 24 meses

Vagas: 20 vagas

……………………………………………………….

SOBRE O CURSO

Apresentação

Existe uma grande demanda no mercado do Vale do Paraíba por Cursos de Língua Inglesa ao mesmo tempo em que se buscam profissionais na área da Educação capacitados nas áreas de linguagem e tecnologia. Em vista disso, há uma ampla demanda por um curso de aperfeiçoamento com esse escopo mais amplo que atenda não somente ex-alunos do UNIFATEA dos cursos de Pedagogia, Letras e Comunicação Social, mas também profissionais da área de Educação e de outras áreas estabelecidos no mercado. Não existe, na região, nenhum curso de pós-graduação que conjugue de modo multidisciplinar estes dois segmentos.

Público-Alvo

Graduados no curso de Licenciatura em Letras e/ou outros profissionais formados em áreas afins com projetos ligados à área educacional ou que busquem aprofundamento em Língua Inglesa.

Duração

O Curso terá duração de 360 horas, não inclusos o tempo de preparação do TFE e as horas referentes à participação em palestras e seminários fora do dia letivo.

Periodicidade das Aulas:

As aulas ocorrerão quinzenalmente aos sábados, das 08h00 às 17h00 no UNIFATEA– Centro Universitário Teresa D´Ávila, na Av. Dr. Peixoto de Castro, 539 – Vila Celeste – Lorena – SP.

Metodologia de Ensino

  • Serão adotados exercícios individuais e em grupo, trabalhos extraclasse, projetos e estudo de casos.
  • Poderão ser utilizados recursos tecnológicos para que haja atualização no uso dessas ferramentas para a vida profissional do aluno.
  • No término do curso os alunos deverão apresentar um Trabalho Final de Conclusão a uma banca examinadora formada por professores.

Requisitos:

Ter concluído curso superior em licenciatura, bacharel ou tecnólogo.

Certificado

Entregue ao final do Curso (mínimo 75% de frequência em cada módulo).

Documentos Necessários para Matrícula: (Documentos originais e 1 cópia de cada)

• 1 foto 3X4 recente
• Diploma da Graduação
• Histórico Escolar da Graduação
• Certidão de Nascimento ou Casamento
• RG
• CPF
• Título de Eleitor
• Comprovante de residência
• Currículo Lattes ou Vitae

MÓDULO: PRÁTICAS PARA O APRIMORAMENTO LINGUÍSTICO 

Unidades curriculares

C/H

Ementa

Conversação

(speaking)

12 h/a

Interagir adequadamente, adaptando cultural e socialmente a fala de acordo com o contexto de comunicação. Narrar, descrever, expressar e justificar ideias, opiniões e mensagens. Expor um trabalho acadêmico e profissional de forma clara e coerente. Conhecer e utilizar estratégias de comunicação que supram as carências linguísticas.

Produção Escrita

(writing)

12h/a

Produzir textos adequados ao público-alvo em questão, bem como saber selecionar as palavras direcionadas àquele gênero textual.

Compreensão Auditiva

(listening)

12h/a

Compreender diferentes gêneros orais e suas diversas características, ampliando o vocabulário para facilitar o entendimento do ouvinte nas mais variadas ocasiões (acadêmicas ou profissionais).

Compreensão leitora

12 h/a

Aplicar as técnicas de leitura geral e detalhada.

Estudo da Gramática

12h/a

Revisão dos tempos verbais mais usuais na Língua Inglesa: Presente, Passado, Futuro, Presente/Passado perfeito, entre outros. Tópicos diversos: Estruturas interrogativas, Voz passiva/ativa, Reported speech, Conjunções, Pontuação, entre outros.

Introdução à Fonologia

12 h/a

Reconhecer o processo de produção da fala, bem como símbolos fonéticos, estrutura silábica e tonicidade.

 

MÓDULO: TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: DO TRADICIONAL AO CONTEMPORÂNEO

Unidades curriculares

C/H

Ementa

Teoria e Prática – abordagens, métodos e técnicas de ensino.

08h

Reconhecer teorias, abordagens, métodos e técnicas de ensino, a fim de colocá-las em prática para proporcionar reflexão sobre as melhores práticas para os mais variados públicos.

Elaboração de Materiais Didáticos (Inglês Geral).

12h

Realizar estudo teórico e prático de materiais didáticos em contexto geral de aprendizagem, a fim de que o aluno esteja apto a produzir o próprio material didático.

Novas Tecnologias de Informação e comunicação.

08h

Apresentar aspectos técnicos necessários ao docente para o ensino de Língua Inglesa através das NTICs (blogs, websites, wikis, entre outras).

 

 

MÓDULO: PRÁTICA DE TRADUÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS E INGLÊS/PORTUGUÊS

Unidades curriculares

C/H

Ementa

Tópicos em tradução audiovisual.

16h

Adquirir conhecimento teórico-prático acerca dos aspectos da tradução: linguagem adaptada por questões de vídeo, cultura, contexto, entre outros.

Tópicos em tradução literária.

16h

Discutir e analisar limites impostos ao tradutor nas obras literárias. Estudar aspectos linguísticos, sociais, culturais e estéticos que interferem no processo tradutório.

Tradução de diversos gêneros textuais.

16h

Analisar aspectos construtivos entre Português e Inglês em diversos gêneros textuais.

Tecnologias a serviço da tradução.

16h

Analisar tecnologias envolvidas no processo de tradução e estudar as vantagens e riscos do uso da tradução automática.

Tradução como estratégia de ensino-aprendizagem.

16h

Compreender o processo tradutório como ferramenta de ensino-aprendizagem para o ensino regular. (Tradução como 5ª habilidade).

 

MÓDULO: METODOLOGIAS ATIVAS

Unidades curriculares

C/H

Ementa

Metodologias ativas no ensino de Língua Inglesa.

20h

Estudo de metodologias ativas que podem qualificar o ensino de Língua Inglesa.

 

MÓDULO: TÓPICOS EM ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Unidades curriculares

C/H

Ementa

Introdução ao ensino Superior.

20h

A inter-relação professor-aluno no Ensino Superior, a sala de aula expandida, instrumentos avaliativos.

Didática do ensino Superior.

20h

 

As diferentes visões das escolas pedagógicas contemporâneas. Técnicas e ferramentas de ensino-aprendizagem.

Estratégias de Leitura e desenvolvimento de habilidades.

20h

Compreender a estrutura textual dos gêneros, bem como praticar a realização rápida de leitura através das mais variadas técnicas de compreensão.

Metodologia da pesquisa

20h

Aprimorar o conhecimento relacionado à elaboração de trabalho científico, levando em consideração a linguagem, aspectos metodológicos e padrões acadêmicos pré-estabelecidos pela ABNT.

Novas tecnologias na sala de aula

20h

Análise de diversas plataformas de ensino, sobretudo daquelas que apresentam jogos eletrônicos como ferramenta de ensino-aprendizagem. Estudo teórico-prático de ferramentas de ensino.

Projetos pedagógicos

20h

Compreender a teoria concernente à pedagogia de projetos e confeccioná-los para públicos diversos.

Elaboração de Trabalho de Finalização do curso em formato de Artigo Científico e apresentação em banca.

40h

(EAD)

Aplicar a teoria à prática. Um profissional completo além da técnica deve desenvolver habilidades e competências relacionadas à elaboração de projetos de pesquisa para melhor propor procedimentos adotados nas diversas modalidades de pesquisa científica.

24 x R$ 335,00

Matrícula: 50% de desconto
Ex-aluno: 20% de desconto (a partir da 2ª mensalidade)
%d blogueiros gostam disto: