Menu fechado

Especialização em Língua Portuguesa: Linguagem e Literatura

Duração: 24 meses

Vagas: 20 vagas

……………………………………………………….

SOBRE O CURSO

Apresentação:

Existe uma grande demanda no mercado do Vale do Paraíba por profissionais na área da Educação capacitados em LÍNGUA PORTUGUESA, no que se refere à gramática, literatura, leitura e produção textual por meio dos gêneros discursivos. Do mesmo modo, há uma ampla demanda por um curso de aperfeiçoamento com esse escopo, que atenda graduados em Letras e Pedagogia, bem como bacharéis, tecnólogos e profissionais da área de Educação já estabelecidos no mercado em busca de aperfeiçoamento de conhecimento. Este curso trabalha com atividades que permitem reflexão e análise crítica, voltadas à prática profissional. Não existe, na região, nenhum curso de pós-graduação neste segmento.

Objetivos:

  • Oferecer conhecimentos teórico-metodológicos relativos aos gêneros discursivos dos campos jornalístico, literário, publicitário e empresarial por meio de leitura crítica e produção textual;
  • Proporcionar aprofundamento nas diversas concepções de linguagem pela prática intensa dos principais aspectos da gramática normativa do português, levando o aluno à reflexão crítica sobre a norma-padrão e o uso adequado das estruturas gramaticais, considerando a linguagem formal e informal;
  • Promover a reflexão crítica sobre conceitos literários, tendo em vista a importância do conhecimento literário no contexto sócio-histórico-cultural, seja no âmbito global, nacional ou regional.

Público – Alvo:

Concluintes dos cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia e/ou outros profissionais e graduados em áreas afins com projetos ligados à área educacional ou que busquem aprofundamentos em Língua Portuguesa.

Duração:

O Curso terá duração de 360 horas, inclusos o tempo de preparação do Trabalho Final de Especialização – TFE – e as horas referentes à participação em palestras e seminários fora do dia letivo. A previsão é de que o curso tenha duração de 2 anos, oferecendo uma formação mais rápida e objetiva com qualidade de conteúdo.

Periodicidade das Aulas:

As aulas ocorrerão quinzenalmente, das 08h00 às 17h00 no UNIFATEA – Centro Universitário Teresa D’Ávila, na Av. Dr. Peixoto de Castro, 539 – Vila Celeste – Lorena – SP.

Metodologia de Ensino:

· Os professores adotarão como estratégias de ensino: exercícios individuais e em grupo, trabalhos extra-classe, exercícios individuais e em grupo, estudo de casos. Ao término de cada disciplina, os professores poderão realizar avaliação final; · Para o desenvolvimento do curso serão utilizados recursos tecnológicos, a fim de permitir atualização de conhecimento e prática no uso dessas ferramentas na educação. Também faz parte da metodologia promover participação em palestras e seminários; · No término do curso os alunos deverão apresentar um Trabalho Final de Conclusão a uma banca examinadora formada por professores.

Requisitos:

Ter concluído curso superior em licenciatura, bacharelado.

Conteúdo:

O curso está dividido em quatro módulos: PRODUÇÃO TEXTUAL – 20 h. GRAMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA – 60 horas LITERATURA: PERSPECTIVA TEÓRICA E PRÁTICA – 120 horas TÓPICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR – 160 horas

Coordenadora:

Profa. Dra. Neide Aparecida Arruda de Oliveira

Documentos Necessários para Matrícula: (Documentos originais e 1 cópia de cada)

• 1 foto 3X4 recente
• Diploma da Graduação
• Histórico Escolar da Graduação
• Certidão de Nascimento ou Casamento
• RG
• CPF
• Título de Eleitor
• Comprovante de residência
• Currículo Lattes ou Vitae

MÓDULO: PRODUÇÃO TEXTUAL

Unidades curriculares

C/H

Ementa

 

 

 

 

Produção textual dos gêneros discursivos.

 

 

 

 

20h

 

 

 

 

Produção de roteiro e adaptação literária. Gêneros do discurso e produção textual. Gêneros discursivos específicos: jornalísticos e empresariais. Produção textual de acordo com os contextos reais (notícia, reportagem, editorial, carta ao leitor, carta do leitor, resenha cultural, crônica, ensaio). Gêneros do discurso e o ensino de leitura e produção textual. Gênero discursivo publicitário.

 

 

MÓDULO: GRAMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA

Unidades curriculares

C/H

Ementa

 

Concepções gramaticais da norma culta da língua portuguesa. Aspectos gramaticais na dinâmica textual-discursiva.

 

 

40h

 

Relatar sobre os diversos tipos de gramática: normativa, descritiva e discursiva. Pesquisar, analisar e comparar os tipos de gramática: normativa, descritiva e discursiva. Ler e compreender a gramática contextualizada.

Questões de estilística e norma gramatical.

 

20h

 

Discussão de questões referentes às noções de estilística a partir da perspectiva bakthiniana.

 

 

MÓDULO: LITERATURA: PERSPECTIVA TEÓRICA E PRÁTICA

Unidades curriculares

C/H

Ementa

 

 

 

Teoria Literária e Literatura Comparada.

 

 

 

40h

Introduzir questões relativas à teoria literária dentro dos três gêneros principais: drama, narrativa e lírica. Estudar alguns métodos e técnicas de análise e interpretação da obra literária. Breve panorama da Literatura Comparada moderna, tomando como exemplo a produção teórica de Baudelaire e Edgar Allan Poe.

Literatura Estrangeira: Africanas e Indígena.

20h

 

Conhecendo os autores e as obras africanas e indígenas.

Literatura Brasileira.

40h

Conceituação de Literatura. O texto literário. As teorias da narrativa. O estudo analítico do poema. A crítica literária no Brasil. Os manuais de teoria da literatura. Reflexões sobre o ensino de literatura nas escolas.

Literatura regional do Vale do Paraíba.

20h

 

Este módulo investiga as especificidades do texto literário da região do Vale do Paraíba.

MÓDULO: TÓPICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Unidades curriculares

C/H

Ementa

Introdução à Docência no Ensino Superior.

 

20h

 

A inter-relação professor-aluno no Ensino Superior, a sala de aula expandida, instrumentos avaliativos.

Didática do Ensino Superior.

 

20h

As diferentes visões das escolas pedagógicas contemporâneas. Técnicas e ferramentas de ensino-aprendizagem.

Estratégias de leitura e desenvolvimento de habilidades.

20h

Compreender a estrutura textual dos gêneros, bem como praticar a realização rápida de leitura através das mais variadas técnicas de compreensão.

Metodologia da pesquisa.

20h

Aprimorar o conhecimento relacionado à elaboração de trabalho científico, levando em consideração na linguagem, aspectos metodológicos e estabelecidos pela ABNT.

Novas tecnologias na sala de aula.

20h

 

Análise de diversas plataformas de ensino, sobretudo daquelas que apresentam jogos eletrônicos como ferramenta de ensino-aprendizagem. Estudo teórico-prático de ferramentas de ensino.

Projetos pedagógicos.

20h

Compreender a teoria concernente à pedagogia de projetos e confeccioná-los para públicos diversos.

 

Elaboração de Trabalho de Finalização do curso em formato de artigo científico e apresentação em banca.

 

40h

(EAD)

Aplicar a teoria à prática. Um profissional completo além da técnica deve desenvolver habilidades e competências relacionadas à elaboração de projetos de pesquisa para melhor propor procedimentos adotados nas diversas modalidades de pesquisa científica.

Neide Aparecida Arruda de Oliveira
Coordenadora

Cursando o DOUTORADO em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (2016-2018) na PUC-SP, MESTRE em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, ESPECIALISTA em Gestão Escolar pelo Claretiano e Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, GRADUADA em LETRAS Português e Inglês (1994) e em Secretária Executiva Bilíngue. Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da rede pública do estado de São Paulo. Também é professora nos cursos de LETRAS, PEDAGOGIA e COMUNICAÇÃO SOCIAL do Centro Universitário Teresa D´Ávila-UNIFATEA. É coordenadora do curso de Letras (2015-2018) e de pós-graduação “Educomunicação” e “Língua Portuguesa” instituído no UNIFATEA desde 2012.

Ana Paula Costa de Souza Cruz
Docente

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, Especialista em Língua Portuguesa, Redação e Literatura (2011) e no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, Graduada em Letras/ Inglês. Atualmente, pertence ao quadro efetivo de docentes da União de Sistemas de Ensino Fazer Armando Zollner (USEFAZ). Também leciona nos cursos de graduação e pós-graduação, do Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA). Faz parte do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico (GEIA).

Diego de Magalhães Barreto
Docente

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, graduado em Tecnologia em Marketing pela Universidade Cidade de São Paulo, em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila e em Design pela Universidade Anhembi Morumbi e autor de artigos na área da Educação e da Comunicação. Professor do Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea), da Fatec Cruzeiro – Prof. Waldomiro May e da ETEC Padre Carlos Leôncio da Silva.

João Francisco Pereira Nunes Junqueira
Docente

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Graduação em Licenciatura Plena em História pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo, graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professor do Centro Universitário Teresa D`Ávila.

José Augusto dos Santos Diniz
Docente

Mestrando em Linguística Aplicada, pós-graduado em Língua Portuguesa: linguagem e literatura pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, Graduado em Direito pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo, graduado em Letras com habilitação em inglês pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila. Advogado. Atualmente é professor no UNIFATEA.

Leonor Aparecida da Silva Vargas Gayean
Docente

Mestre em Literatura Brasileira – UNITAU, Especialização em Literatura Portuguesa Pela Faculdade Salesiana de Ciências e Letras de Lorena, Graduação em Letras pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena e em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Cruzeiro. Leciona em Cursos de Graduação e Especialização nas Áreas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atualmente é professor – Centro Universitário Teresa D’Avila nos Cursos de Letras e Pedagogia. Participa como Docente dos programas de Educação Continuada da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.

Lúcio Mauro da Cruz Tunice
Docente

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU) com linha de pesquisa em Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, Pós- Graduado em Formação Docente para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Salesiano (U.E. de Lorena) e Graduado em Direito. É advogado e professor nas licenciaturas de Pedagogia, Letras e Biologia e nos Cursos de Pós-Graduação em Educomunicação e Gestão Escolar no Centro Universitário Teresa D`Ávila (UNIFATEA/Lorena). É professor convidado de Legislação do Curso Técnico de Segurança do Trabalho no SENAC Guaratinguetá/SP e de Legislação e Políticas Públicas para o Ensino Superior no curso de Pós-Graduação em Formação Docente para o Ensino Superior no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL/Lorena).

Rodolfo Meissner Rolando
Docente

Doutorando em Literatura pela PUC-SP. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Além disso, é professor efetivo de Língua Portuguesa no Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá – UNESP e também leciona Redação em colégios e cursos pré-vestibulares na região do Vale do Paraíba (Sistema Anglo de ensino). Tem interesse por pesquisas que abordem o ensino de literatura, a leitura e produção de gêneros discursos, a formação de professores e as relações entre cognição, afetividade e linguagem no ensino de línguas.

Deise Aparecida Carelli Oliveira
Docente

Mestre em Design Tecnologia e Inovação pelo Centro Universitário Teresa D´Ávila – Unifatea, Lorena, SP. (2017). É professora dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Design, Letras, Pedagogia e da pós-graduação, lato sensu na mesma instituição de ensino. Pós-graduada, lato sensu, em Teoria e Prática das Artes Contemporânea – Faculdades Integradas Teresa D´Ávila – Lorena SP. (2003) e em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu – SP. (1996). Graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas – Faculdades Integradas Teresa D´Ávila – Lorena, SP. (1986). Artista plástica, desde 1989 participa de exposições individuais e coletivas. Coordenou o curso de Licenciatura em Educação Artística das Faculdades Integradas Teresa D´Ávila no período de 2003 a 2012.

24 x R$ 335,00

Matrícula: 50% de desconto
Ex-aluno: 20% de desconto (a partir da 2ª mensalidade)
%d blogueiros gostam disto: