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Especialização em Língua Portuguesa: Linguagem e Literatura

Duração: 24 meses

Vagas: 20 vagas

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SOBRE O CURSO

Apresentação:

Existe uma grande demanda no mercado do Vale do Paraíba por profissionais na área da Educação capacitados em LÍNGUA PORTUGUESA, no que se refere à gramática, literatura, leitura e produção textual por meio dos gêneros discursivos. Do mesmo modo, há uma ampla demanda por um curso de aperfeiçoamento com esse escopo, que atenda graduados em Letras e Pedagogia, bem como bacharéis, tecnólogos e profissionais da área de Educação já estabelecidos no mercado em busca de aperfeiçoamento de conhecimento. Este curso trabalha com atividades que permitem reflexão e análise crítica, voltadas à prática profissional. Não existe, na região, nenhum curso de pós-graduação neste segmento.

Objetivos:

  • Oferecer conhecimentos teórico-metodológicos relativos aos gêneros discursivos dos campos jornalístico, literário, publicitário e empresarial por meio de leitura crítica e produção textual;
  • Proporcionar aprofundamento nas diversas concepções de linguagem pela prática intensa dos principais aspectos da gramática normativa do português, levando o aluno à reflexão crítica sobre a norma-padrão e o uso adequado das estruturas gramaticais, considerando a linguagem formal e informal;
  • Promover a reflexão crítica sobre conceitos literários, tendo em vista a importância do conhecimento literário no contexto sócio-histórico-cultural, seja no âmbito global, nacional ou regional.

Público – Alvo:

Concluintes dos cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia e/ou outros profissionais e graduados em áreas afins com projetos ligados à área educacional ou que busquem aprofundamentos em Língua Portuguesa.

Duração:

O Curso terá duração de 360 horas, não inclusos o tempo de preparação do TFE e as horas referentes à participação em palestras e seminários fora do dia letivo. 

Periodicidade das Aulas:

As aulas presenciais ocorrerão quinzenalmente aos sábados em dois períodos, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

Metodologia de Ensino:

· Os professores adotarão como estratégias de ensino: exercícios individuais e em grupo, trabalhos extra-classe, exercícios individuais e em grupo, estudo de casos. Ao término de cada disciplina, os professores poderão realizar avaliação final;
· Para o desenvolvimento do curso serão utilizados recursos tecnológicos, a fim de permitir atualização de conhecimento e prática no uso dessas ferramentas na educação. Também faz parte da metodologia promover participação em palestras e seminários;
· No término do curso os alunos deverão apresentar um Trabalho Final de Conclusão a uma banca examinadora formada por professores.

Requisitos:

Ter concluído curso superior em licenciatura, bacharel e tecnólogo.

Conteúdo:

O curso está dividido em três grandes módulos: um de 120 horas e dois 100 de horas cada e um pequeno de 40 horas, integrando os conceitos acadêmicos atuais na área de Língua Portuguesa: gramática, literatura, leitura, produção textual por meio de gêneros discursivos.

Documentos Necessários para Matrícula: (Documentos originais e 1 cópia de cada)

• 1 foto 3X4 recente
• Diploma da Graduação
• Histórico Escolar da Graduação
• Certidão de Nascimento ou Casamento
• RG
• CPF
• Título de Eleitor
• Comprovante de residência
• Currículo Lattes ou Vitae

Previsão de início: Fevereiro/2019

Disciplina

C/H

Ementa

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

(120 horas)

 

 

Estratégias de leitura e desenvolvimento de habilidades: perspectivas teóricas e de ensino

16 PRE + 4 EAD

 

Apresentar um breve histórico de leituras, distinguir níveis de interpretação e compreensão na leitura. Apresentar a leitura na perspectiva discursiva e desenvolver a prática discursiva em sala.

Gêneros do discurso e o ensino de leitura e produção textual. Gêneros discursivos específicos: jornalísticos e empresariais. Produção textual de acordo com os contextos reais (notícia, reportagem, editorial, carta ao leitor, carta do leitor, resenha cultural, crônica, ensaio)

20

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – apontam as vantagens do ensino de leitura e produção de textos orientados por gêneros discursivos, conforme a concepção Bakhtiniana para a competência linguística, textual e discursiva. O jornalismo diário e a amplitude de sua cobertura. Jornalismo de revistas e o aprofundamento da informação. Os textos empresariais e a formalidade

. Gêneros do discurso e o ensino de leitura e produção textual. Gênero discursivo publicitário

20

A agência publicitária e seus textos persuasivos: o flyer, o folder, o teaser, dentre tantos subgêneros.

Gêneros do discurso e o ensino de leitura e produção textual. Gêneros discursivo literário

20

Produção de diversos gêneros textuais literários: a trova, o haicai, o soneto, o dístico. Técnicas de redação e de correção.

Gêneros do discurso e o ensino de leitura e produção textual. Gêneros discursivos radiofônico e televisivo. A linguagem coloquial

16 PRE + 4 EAD

Os níveis de linguagem. A radioescola. O rádio como ferramenta educativa. A linguagem informal.

Sociolinguística. Variações linguísticas e preconceito linguístico

20

Refletir sobre o comportamento linguístico dos membros de diferentes comunidades determinado pelas relações sociais, culturais e econômicas existentes.

GRAMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA

(100 horas)

 

Concepções gramaticais da norma culta da língua portuguesa. A gramática contextualizada com foco em concursos públicos

16 PRE + 4 EAD

Relatar sobre os diversos tipos de gramática: normativa, descritiva e discursiva.

Pesquisar, analisar e comparar os tipos de gramática: normativa, descritiva e discursiva.

Aspectos gramaticais na dinâmica textual-discursiva

20

Ler e compreender a gramática contextualizada.

Questões de estilística e norma gramatical

16 PRE + 4 EAD

Discussão de questões referentes às noções de estilística a partir da perspectiva bakthiniana.

Linguagem como instrumento de comunicação

16 PRE + 4 EAD

Desenvolvimento da consciência crítica acerca do papel da linguagem verbal nas relações sociais. Entendimento dos conceitos básicos da teoria linguística e das problemáticas linguísticas presentes no ambiente da escola, a saber, as percepções sobre língua, dialeto, gramática, diversidade e mudança linguística, problematizando-as à luz das contribuições da disciplina da linguística ao debate destes temas.

O texto escrito como processo de prática social 

16 PRE + 4 EAD

Análise dos processos de produção de texto e redação instrumental aplicada aos diversos produtos educacionais.

LITERATURA: PERSPECTIVA TEÓRICA E PRÁTICA

(100 horas)

 

Teoria Literária e Literatura Comparada

16 PRE + 4 EAD

Introduzir questões relativas à teoria literária dentro dos três gêneros principais: drama, narrativa e lírica. Estudar alguns métodos e técnicas de análise e interpretação da obra literária. Breve panorama da Literatura Comparada moderna, tomando como exemplo a produção teórica de Baudelaire e Edgar Allan Poe.

Literatura, História e Contexto Social.

20

Conhecendo a literatura como crítica social e como evasão. Diferentes concepções.

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

16 PRE + 4 EAD

Conhecendo os autores e as obras africanas.

Literatura Brasileira

20

Conceituação de Literatura. O texto literário. As teorias da narrativa. O estudo analítico do poema. A crítica literária no Brasil. Os manuais de teoria da literatura. Reflexões sobre o ensino de literatura nas escolas.

Textos literários e Intertextualidades

20

Este módulo investiga as especificidades do texto literário e discute a questão da intertextualidade. Além disso, serão objeto de estudo as relações travadas entre a Literatura e outros discursos. Nesse sentido, objetiva-se a formação de profissionais críticos e sensíveis à questão literária, incentivo à vivência do prazer estético proporcionado pela fruição dos textos desse campo do saber, além de propiciar aos alunos atividades de escrita com a intenção de gerar a reflexão e o autoconhecimento.

DIDÁTICA E METODOLOGIA DE PESQUISA

(40 horas)

 

Introdução à Docência no Ensino Superior.

04

A inter-relação professor-aluno no Ensino Superior, a sala de aula expandida, instrumentos avaliativos.

Didática do Ensino Superior

16

As diferentes visões das escolas pedagógicas contemporâneas. Técnicas e ferramentas de ensino-aprendizagem.

Metodologia do TFE

20 EAD

Um profissional completo além da técnica deve desenvolver habilidades e competências relacionadas à elaboração de projetos de pesquisa para melhor propor procedimentos adotados nas diversas modalidades de pesquisa científica.

Neide Aparecida Arruda de Oliveira
Coordenadora

Cursando o DOUTORADO em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (2016-2018) na PUC-SP, MESTRE em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, ESPECIALISTA em Gestão Escolar pelo Claretiano e Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, GRADUADA em LETRAS Português e Inglês (1994) e em Secretária Executiva Bilíngue. Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da rede pública do estado de São Paulo. Também é professora nos cursos de LETRAS, PEDAGOGIA e COMUNICAÇÃO SOCIAL do Centro Universitário Teresa D´Ávila-UNIFATEA. É coordenadora do curso de Letras (2015-2018) e de pós-graduação “Educomunicação” e “Língua Portuguesa” instituído no UNIFATEA desde 2012.

Ana Paula Costa de Souza Cruz
Docente

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, Especialista em Língua Portuguesa, Redação e Literatura (2011) e no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, Graduada em Letras/ Inglês. Atualmente, pertence ao quadro efetivo de docentes da União de Sistemas de Ensino Fazer Armando Zollner (USEFAZ). Também leciona nos cursos de graduação e pós-graduação, do Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA). Faz parte do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico (GEIA).

Diego de Magalhães Barreto
Docente

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, graduado em Tecnologia em Marketing pela Universidade Cidade de São Paulo, em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila e em Design pela Universidade Anhembi Morumbi e autor de artigos na área da Educação e da Comunicação. Professor do Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea), da Fatec Cruzeiro – Prof. Waldomiro May e da ETEC Padre Carlos Leôncio da Silva.

João Francisco Pereira Nunes Junqueira
Docente

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Graduação em Licenciatura Plena em História pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo, graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professor do Centro Universitário Teresa D`Ávila.

José Augusto dos Santos Diniz
Docente

Mestrando em Linguística Aplicada, pós-graduado em Língua Portuguesa: linguagem e literatura pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, Graduado em Direito pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo, graduado em Letras com habilitação em inglês pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila. Advogado. Atualmente é professor no UNIFATEA.

Leonor Aparecida da Silva Vargas Gayean
Docente

Mestre em Literatura Brasileira – UNITAU, Especialização em Literatura Portuguesa Pela Faculdade Salesiana de Ciências e Letras de Lorena, Graduação em Letras pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena e em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Cruzeiro. Leciona em Cursos de Graduação e Especialização nas Áreas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atualmente é professor – Centro Universitário Teresa D’Avila nos Cursos de Letras e Pedagogia. Participa como Docente dos programas de Educação Continuada da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.

Lúcio Mauro da Cruz Tunice
Docente

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU) com linha de pesquisa em Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, Pós- Graduado em Formação Docente para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Salesiano (U.E. de Lorena) e Graduado em Direito. É advogado e professor nas licenciaturas de Pedagogia, Letras e Biologia e nos Cursos de Pós-Graduação em Educomunicação e Gestão Escolar no Centro Universitário Teresa D`Ávila (UNIFATEA/Lorena). É professor convidado de Legislação do Curso Técnico de Segurança do Trabalho no SENAC Guaratinguetá/SP e de Legislação e Políticas Públicas para o Ensino Superior no curso de Pós-Graduação em Formação Docente para o Ensino Superior no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL/Lorena).

Rodolfo Meissner Rolando
Docente

Doutorando em Literatura pela PUC-SP. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Além disso, é professor efetivo de Língua Portuguesa no Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá – UNESP e também leciona Redação em colégios e cursos pré-vestibulares na região do Vale do Paraíba (Sistema Anglo de ensino). Tem interesse por pesquisas que abordem o ensino de literatura, a leitura e produção de gêneros discursos, a formação de professores e as relações entre cognição, afetividade e linguagem no ensino de línguas.

24 x R$ 335,00

Matrícula: 50% de desconto
Ex-aluno: 20% de desconto (a partir da 2ª mensalidade)
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