Menu fechado

MBA em Gestão de Saúde

Duração: 24 meses

Vagas: 20 vagas

……………………………………………………….

SOBRE O CURSO

Apresentação

O crescimento do setor de saúde vem exigindo um maior conhecimento de estratégias de mercado, organização, utilização de marketing e de planejamento estratégico no gerenciamento de hospitais, clínicas e laboratórios, visando a garantia da qualidade na prestação do serviço, com redução de custos operacionais. A carência de profissionais habilitados para exercer a gestão ainda é um dos grandes obstáculos para a descentralização do sistema, a resolutividade dos serviços e a eficácia das ações de saúde. Nesse sentido, a profissionalização tem se colocado como importante necessidade para o setor.

Objetivos

  • Desenvolver nos participantes competências estratégicas, de serviços, e decisórias para a gestão das atividades relacionadas ao gerenciamento de organizações de saúde, e integrar conhecimentos das áreas administrativas para o gerenciamento dos setores de saúde, como clínicas, laboratórios e hospitais.
  • – Desenvolver competências e técnicas que permitam estimular a:
    – Visão estratégica sistêmica;
    – Melhoria da qualidade e da segurança dos serviços prestados em saúde;
    – Habilidade negocial;
    – Valorização dos talentos humanos;
    – Utilização de ferramentas de marketing;
    – Maximização dos resultados com redução de custos.
  • Sólida formação em administração hospitalar e de serviços de saúde, visão global e capacidade plena de gestão de negócios e serviços relacionados à saúde, e vasto conhecimento dos processos administrativos e assistenciais dos serviços da área.

Público-Alvo

  • O curso está direcionado a empresários, diretores, gerentes e profissionais que possuam curso de nível superior e que atuem ou pretendam atuar nas áreas relacionadas à gestão de organizações hospitalares e sistemas de saúde.

Duração

O curso possui carga horária de 400 horas presenciais, e 90 dias para entrega do Trabalho Final de Curso.

Periodicidade das Aulas:

As aulas ocorrerão quinzenalmente aos sábados 08h às 17h.

Metodologia de Ensino

  • Os professores adotarão como estratégias de ensino: trabalhos extra-classe, exercícios individuais e em grupo, estudo de casos e vídeos. Ao término de cada disciplina os professores realizarão avaliação final.
  • Para o desenvolvimento do curso serão utilizados todos os recursos necessários;
  • Palestras e seminários;
  • Atividades na plataforma AVA – Ambiente Virtual Acadêmico;

Requisitos:

Ter concluído curso superior como bacharelados, licenciaturas ou superior tecnológicos.

Certificado Conferido

O cumprimento dos procedimentos de aprovação dará direito ao Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, com o título de especialização em “MBA em Gestão em Saúde”.

Documentos Necessários para Matrícula: (Documentos originais e 1 cópia de cada)

• Diploma da Graduação

• 1 foto 3X4 recente
• Histórico Escolar da Graduação
• Certidão de Nascimento ou Casamento
• RG
• CPF
• Título de Eleitor
• Comprovante de residência
• Currículo Lattes ou Vitae

DISCIPLINAS

C/H

Gestão de Pessoas e Administração de Conflitos em Organizações de Saúde

24

Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações de Saúde

24

Tecnologia da Informação e Inovação em Organizações de Saúde

24

Marketing em Organizações de Saúde

24

Empreendedorismo e Plano de Negócios em Saúde

32

Ética, Sustentabilidade Social e as Relações com o Cliente

24

Análise de Investimento e Riscos (Matemática Financeira)

24

Gestão Financeira para Executivos em Saúde

32

Gestão da Logística em Organizações de Saúde

24

Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde

32

Gestão de Facilities e Hospitalidade em Saúde

24

Aspectos Jurídicos em Organizações de Saúde

24

Gestão de Serviços em Saúde

32

Metodologia do Projeto Final de Curso

16

Projeto Final de Curso – TFE

40

  

Carga-horária total

400

Maria Joana de Lima Martins
Coordenadora

Mestranda em Educação pela Universidade Del Salvador (USAL) Buenos Aires – Argentina. Possui Especialização em Enfermagem em U.T.I. (UNITAU /2000); Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Taubaté – (UNITAU /1993). Atualmente é Docente no curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Teresa D’Avila – (UNIFATEA) – Lorena – SP. Coordenadora da Especialização em Neonatologia e Pediatria, Enfermagem Obstétrica e Urgência e Emergência – (UNIFATEA). Facilitadora do curso de Habilitação no uso do Cateter Central de Inserção Periférica (PICC), pela Insight Educação e conhecimento Ltda.

Tatiane Sampaio Bittencourt
Coordenadora

Graduada em Odontologia pela UNESP – São José dos Campos, com pós-graduação em Endodontia pela UNITAU, mestrado em Endodontia pela UNESP – São José dos Campos e MBA em Gestão de Saúde pela Universidade São Camilo. Tem experiência em gestão de organizações de saúde, atua como coordenadora do setor odontológico da Prefeitura Municipal de Canas – SP e como professora da pós-graduação da UNIFATEA.

Henrique César Sampaio
Docente

Graduado em Engenharia Elétrica pela UNESP. Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela UNESP. MBA em Gestão da Produção. Pós-graduado em Engenharia da Qualidade e Engenharia de Segurança do Trabalho. Professor dos Cursos de Engenharia (Elétrica, Mecânica, Civil, Computação) do Unisal. Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação das disciplinas de Ergonomia, Saúde e Segurança do Trabalho, e Sistema de Gestão Integrado. Professor do Departamento de Produção da Faculdade de Engenharia – UNESP – Campus Guaratinguetá. Coordenador de Segurança e Meio Ambiente / Engenheiro de Segurança do Trabalho na empresa Liebherr Brasil.

Luís Gustavo Maruco Lins Leal
Docente

Bacharel em Ciência da Computação, com especialização em Engenharia de Software e mestrado em profissional em Design, Tecnologia e Inovação pela UNIFATEA. Possui experiência em gerenciamento de TI (Tecnologia da Informação) e em consultoria e treinamento de desenvolvimento de software. Atua em desenvolvimento de ERP, administração de rede, e como docente no curso técnico de TI do SENAC.

Liliane Aparecida da Silva
Docente

Graduada em Enfermagem, com pós-graduação em Gestão da Qualidade em Saúde e Acreditação Hospitalar, e em Administração Hospitalar. Especialista em Desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade e controle de infecção ambulatorial, elaboração de procedimentos operacionais padrão em diferentes áreas na organização hospitalar. Treinamentos em Gestão da Qualidade e Controle de Infecção Ambulatorial. Mapeamento de processos e riscos. Treinamentos em Gestão da Qualidade. Acompanhamento de auditoria externa.

Marcos Corrêa
Docente

Consultor empresarial, sócio fundador da empresa “QI – Treinamento e Consultoria”, é membro do CRA-SP; mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo, é graduado em Administração, com pós-graduação no MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua também como professor universitário de cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Administração, Marketing, Estratégia Empresarial, Empreendedorismo, jogos de empresas e simulação empresarial, além de ser palestrante em eventos gerais e instrutor de cursos e capacitações empresariais.

Regiane Liria Batista Zappa
Docente

Bacharel em Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo e pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV. Administradora com 18 anos de experiência em instituições de prestação de serviços de grande, médio e pequeno porte, gestão de contratos, seleção e avaliação das empresas prestadoras dos serviços, implantação dos serviços operacionais terceirizados, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos em geral, coordenação Geral do Serviço em Saúde, definição de metas e planejamento estratégico. Implementação e avaliação do sistema de gestão organizacional. Liderança e motivação das equipes subordinadas.

Itor Itsuo Takayama
Docente

Graduado em Ciências Contábeis pela UNIC. Especialista em Finanças Empresariais e Controladoria, e em Educação, ambas pela UNIC. MBA de Gestão de Negócios, pela IBMEC Business School. Executivo da área financeira e de controladoria. Atua na gestão de auditoria em diversos segmentos, como indústrias, hospitais, planos de saúde, financeiras e agronegócio. Participação na preparação de planejamentos estratégicos e planos de negócios, assistência e participação em projetos de M&A (fusões e incorporações) e participação em trabalhos de valuation para empresas de médio e grande porte.

Vanderlei Carlos Pupin
Docente

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Vale do Paraíba – São José dos Campos. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Gestão dos Serviços de Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Gestão em Negócios pela Fundação Dom Cabral – FDC Belo Horizonte. Atualmente gerencia o Serviço de Enfermagem da Rede Dor São Luiz S/A – Hospital Vivalle – São José dos Campos. Experiência em processos de acreditação em serviços de saúde ONA e Quementun Canada. Atuou nas diversas áreas assistenciais e gestão de unidade de negócios em serviços de saúde. Professor convidado nos cursos de especialização – UNIVAP e UNIFATEA.

Claudio Martins Junior
Docente

Graduado em Administração pela Universidade de Taubaté – UNITAU/Pós-graduado em Gestão Avançada em Recursos Humanos pela UNIFATEA. Possui Licenciatura em Administração pela FATEC. Mestrando em Educação pela USAL-Universidade del Salvador – Buenos Aires/Argentina. Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional pela FALC – Faculdade Aldeias de Carapicuíba-SP. Pós-graduado em Direito Institucional e Licenciatura em Pedagogia pela FALC. Experiência em Coordenação na área de Gestão e Negócios e EAD. Professor dos cursos técnicos em Administração, Recursos Humanos, Logística, Contabilidade e Serviços Jurídicos.

Daniel Faria Chaim
Docente

Graduação com ênfase em Marketing, pós-graduação em Marketing pela FAAP, mestrado em Tecnologia e doutorando em Marketing pela FEA/USP. Tem experiência em consultoria empresaria e atua como professor em cursos de graduação e de Pós-Graduação.

Geraldo Schumann Cunha
Docente

Tem graduação em Engenharia Elétrica pela UNIFEI e em matemática, com especialização em didática ensino superior pela UNIB e mestrado em Energia pela USP. Tem experiência em gestão na área industrial e coordenação de projetos. Atua como professor em cursos de graduação e de pós-graduação.

Thiago Gomes
Docente

Advogado, professor de ensino universitário, técnico e pós-graduação. Mestre em Direito e membro no Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito – CONPEDI. Atua no âmbito acadêmico há mais de dez anos, ministrando aulas e realizando pesquisas na área da efetivação dos direitos sociais, entre eles, os relacionados à saúde.  Na advocacia representa os interesses de clínicas odontológicas, médicos, dentistas e outros profissionais da saúde, prestando toda a assessoria jurídica necessária para lidar com as questões ligadas ao cotidiano deste segmento. 

Sergio Antônio Freitas Fortes Filho
Docente

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista (UNIP). Pós-Graduado em Administração Financeira e Auditoria pelo Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG). Pós-Graduado em MBA em Gestão Hospitalar no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Experiência em Gestão de Pessoas realizou curso em Comunicação Assertiva, pela FGV. Administrador da Clínica Radiológica Lorena.

24 x R$ 470,00

Matrícula: 50% de desconto
Ex-aluno: 20% de desconto (a partir da 2ª mensalidade)
%d blogueiros gostam disto: