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dissertações defendidas

Fundado no 2º semestre de 2015, o Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação já formou diversos mestres!

Leia abaixo as dissertações já defendidas por nossos alunos!

Dissertações defendidas

Autor: Paulo César Capucho

Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciani Vieira Gomes Alvareli

Resumo: Este trabalho visa propor uma nova forma de desenvolver produtos audiovisuais por meio da utilização da metodologia do Design Thinking e suas ferramentas. Apesar de todo o avanço e desenvolvimento tecnológico envolvido na pré-produção, produção e pós-produção televisiva, o procedimento de criação de programas pouco se desenvolveu. Nota-se uma frágil normatização dos métodos para a geração de ideias, fazendo com que os clichês estejam cada vez mais presentes na programação atual das emissoras abertas, diminuindo assim o interesse da audiência. Neste cenário, a utilização do Design Thinking colabora na compreensão das preferências dos telespectadores e no processo criativo, pois essa metodologia é focada nos desejos do usuário final. O objetivo, portanto, foi analisar o desenvolvimento da produção televisiva brasileira até o cenário atual de distribuição de conteúdo, passando pela TV aberta, TV de assinatura até chegar às atuais plataformas de streaming de vídeo pela internet, onde o expectador tem acesso a conteúdos que realmente sejam relevantes para ele. O aumento da empatia com a mensagem transmitida, além de aprimorar a forma com que os programas são criados, interfere no processo que privilegia a criatividade individual, valorizando a forma coletiva e interdisciplinar de idealizar conceitos e ideias para programas de TV, a fim de otimizar a oferta de novos produtos. Os resultados desta pesquisa mostram que para entender corretamente a demanda do público, implantar núcleos criativos que façam o uso de Design Thinking em sua estrutura, com equipes multidisciplinares, pode beneficiar as emissoras que desejam estar à frente de suas concorrentes, com a geração de ideias inovadoras para um público cada vez mais sedento por conteúdos de alta qualidade, originais, e que criem conexões emocionais com seu telespectador.

Palavras-chave: Design Thinking, Processo Criativo, Inovação, Audiovisual.

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Autor: Marcelo Martins de Alvarenga

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: O presente estudo tem como objetivo abordar o papel da inovação aberta e suas práticas na gestão de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas como instrumentos de inovação e desenvolvimento socioeconômico. Conjectura-se que a inovação aberta nesses ambientes pode ocorrer seguindo um modelo conceitual de seis dimensões – P&D; Relações com Universidades; Instituições Privadas; Instituições Públicas; Partes Interessadas; Aperfeiçoamento e Melhorias. Esse estudo considera os mecanismos que possuem grande conectividade com o modelo da inovação aberta, os quais alinham-se as abordagens da Tríplice Hélice e do Design Thinking na promoção de inovações. Com base na revisão de literatura, o estudo aponta que a inovação aberta contribui para o fortalecimento de empresas residentes em Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, o que eleva a competitividade empresarial em um cenário de constantes transformações. A metodologia de pesquisa é de natureza quantitativa e qualitativa e do tipo exploratória, tendo sido utilizado o método de pesquisa do tipo survey. Para tanto, utilizou-se de questionário que remete as catorze práticas de inovação aberta como possíveis influenciadoras da inovação em quatro Incubadoras de Empresas e dois parques tecnológicos, localizados no Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. A partir dessas práticas, buscou-se conhecer os resultados de inovação. O estudo reconhece a metodologia do Design Thinking como relevante processo que contribui para inovação. Desse modo, estabeleceu-se cinco práticas relacionadas ao Design Thinking nos parques e Incubadoras. Em Incubadoras de Empresas, os dados permitiram constatar que o grau de intensidade média das práticas de inovação aberta foi de 4,18, numa escala de 1 a 5. Os resultados correspondentes às práticas de inovação aberta obtiveram média de 4,25. Em relação ao grau das práticas de Design Thinking, constatou-se a média de 3,80. Em parques tecnológicos constatou-se que o grau de intensidade média das práticas de inovação aberta foi de 4,39, seguindo a escala de 1 a 5. Quanto aos resultados das práticas de inovação aberta, obtiveram a média de 4,33. O grau das práticas de Design Thinking foi de 4,8. O estudo concluiu que em média tanto os Parques Tecnológicos quanto as Incubadoras de Empresas corresponderam de forma intensa nas suas práticas de Inovação Aberta, influenciando os resultados. Em relação às práticas de Design Thinking, constatou-se que os Parques Tecnológicos estão melhores alinhados com essa metodologia do que as Incubadoras de Empresas, a média foi de 4,80 para Parques e 3,80 para Incubadoras de Empresas. Sobretudo, o estudo permitiu aferir resultados do desempenho individualizado de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas das práticas de Inovação Aberta e de Design Thinking. Em Incubadoras, as médias de resultados das práticas oscilaram entre 3,33 (Inc.1) e 5,00 (Inc. 3), e em Parques as médias oscilaram entre 3,67 (Pq.1) e 5,00 (Pq.2), revelando que aquelas que utilizam as práticas de modo mais habitual obtêm melhores resultados. No alinhamento da Inovação Aberta com a Hélice Tríplice, os resultados apontaram que duas das incubadoras e um dos parques analisados tiveram alta intensidade nas suas práticas de gestão, bem como repercutiram nos seus resultados, apresentando alto desempenho. Esses dados corroboram para afirmar que quanto mais intensa as práticas de cooperação com governos, universidades e empresas melhores serão os resultados alcançados.

Palavras-chave: Inovação Aberta. Parques Tecnológicos. Incubadoras de Empresas.
Hélice Tripla. Design Thinking.

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Autor: Sandra Regina Martins Ferreira Godoy

Orientador: Prof.ª Dr.ª Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: O presente estudo apoia a premissa de que a sociedade é marcada por mudanças constantes e a família do novo milênio é alvo destas modificações. Porém, são os adolescentes os protagonistas do universo digital e aproveitam de maneira intensa
os benefícios que a tecnologia oferece, mas por estarem em fase especial de desenvolvimento biopsicossocial, encontram-se vulneráveis a possibilidades de riscos, exigindo da família prioridade absoluta de ações protetivas. Desta maneira, a pesquisa objetiva analisar a percepção da família em relação ao uso da tecnologia digital no cotidiano dos adolescentes. Pesquisa qualitativa, participaram deste estudo pais de adolescentes de 15 a 17 anos que fazem uso da tecnologia digital de uma escola particular do sul de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi um questionário aberto elaborado pela autora. Foi respeitado os aspectos éticos da resolução 466/12. O projeto recebeu parecer 2.596.226 favorável para a pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu por meio de uma abordagem da do Design Thinking, que proporcionou uma inovação na forma de pensar. A Análise de Dados foi interpretada pela Descrição do Sujeito Coletivo (DSC), que permite que se conheçam os pensamentos, crenças e valores de uma coletividade sobre um determinado tema. Os resultados obtidos considerou que os pais reconhecem o uso
excessivo da tecnologia digital no cotidiano dos adolescentes, têm legítimas preocupações, mas assumem não possuir conhecimentos suficientes sobre os possíveis riscos e prejuízos na vida de seus filhos. O trabalho resultou em contribuições relevantes em relação às crenças e valores familiares, e ao contexto atual vivenciado na sociedade e concluiu-se que os pais receiam os riscos das incursões digitais dos filhos, e que o assunto precisa ser discutido e propagado, o que justifica a proposta interventiva de divulgação do tema através de palestras em escolas e comunidades.

Palavras-chave: Internet, Adolescência, Área de Dependência-Independência, Relações Familiares, Mídias sociais.

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Autor: Luiz Cláudio de Moura

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo:

Esse estudo discute os desafios dos serviços públicos de saúde enfrentados pelos governos e sociedade. A Constituição Federal instituiu o direito universal dos cidadãos à saúde, mas na prática observam-se entraves, principalmente para o cumprimento no que tange o Serviço Único da Saúde – SUS. Embora a instituição da descentralização do SUS nas esferas federal, estadual e municipal pelo pacto de gestão visa prover a prestação de serviços da saúde pública de modo a garantir a assistência universal, observa-se algumas restrições como a queda orçamentária para promover a saúde. De modo geral, as arrecadações nas três esferas se constituem fontes para cobrir os gastos com saúde, mas o recuo acentuado da atividade econômica dos últimos anos repercutem no volume de recursos destinado ao SUS. Também, em face às dimensões territoriais e as disparidades socioeconômicas, o serviço de saúde abrangidos pelo SUS nos municípios brasileiros apresentam indicativos para diferentes níveis de atendimentos à saúde, principalmente serviços de média e alta complexidade, sendo que a maioria dos municípios brasileiros tem baixo e médio desempenho para atender as diferentes demandas da sociedade, em razão da insuficiência dos recursos, estruturas e capacidades. Tais aspectos podem influenciar a qualidade e a satisfação aos atendimentos à saúde. Diante disso, o estudo tem como objetivo geral avaliar a percepção dos usuários e dos funcionários das unidades de serviços de saúde quanto a satisfação dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde – SUS do município de Lorena, no estado de São Paulo. O estudo é suportado por revisão de literatura que discorre sobre o serviço público da saúde, sistema de regulação e satisfação e qualidade dos serviços. O presente estudo utiliza o design thinking como metodologia de gestão capaz de inspirar agentes públicos no aprimoramento e inovações nas políticas e nos serviços públicos de saúde. Sobretudo, a utilização da metodologia design thinking permite aos gestores dos serviços públicos identificar causas ou problemas, testar e propor soluções centradas no usuário, e com isso enfrentar de modo eficiente e eficaz os desafios e as restrições econômicas e sociais com inovação e aumento da satisfação dos serviços de atendimento à saúde. Para alcançar os objetivos, foram entrevistados 84 funcionários alocados em 11 unidades de serviços de saúde e 327 munícipes. Para a amostra de funcionários, elencou-se dez variáveis de gestão e sete variáveis para design thinking. Para a amostra de usuários, elencou-se oito variáveis para a gestão da saúde e quatro para as práticas do design thinking. Em ambos os casos, adotou-se escala Likert de cinco pontos. Em síntese, os resultados permitiram aferir o grau de intensidade médio de 3,28 da percepção dos funcionários quanto a gestão e grau médio de 3,33 das práticas utilizadas de design thinking. No tocante aos usuários, a percepção referente a gestão obteve o grau médio de 3,22 e 2,87 para o design thinking. Constatou-se que os serviços de saúde têm desempenho satisfatório, acima da média, mas quando aplicado a metodologia do design thinking com usuários, verifica-se a existência de oportunidades para explorar de modo mais eficiente e eficaz as práticas de gestão dos serviços de saúde que contribuam para o aumento do grau de satisfação.

Palavras-chave: Serviço Único de Saúde, Regulação, Satisfação, Inovação,
Design Thinking.

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Autor: Daniel Maciel Alves da Silva

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral estabelecer uma base conceitual/projetual para o desenvolvimento e aplicação de acessibilidade em um ambiente virtual de aprendizado. Os objetivos específicos foram compreender as características do AVA; identificar problemas de interação/acessibilidade através de instrumentos de coleta de dados; elaborar colaborativamente uma proposta de implantação do AVA com vistas à resolução dos problemas encontrados; aplicar colaborativamente o trabalho implementado. As questões de pesquisa que norteiam este trabalho são: Como está configurado o uso do AVA no que diz respeito à acessibilidade? Quais soluções poderão ser implementadas partindo deste diagnóstico inicial? A metodologia empregada foi a de trabalho colaborativo que consiste em grupos que trabalham em prol de um resultado único ao final, com tarefas bem definidas com os agentes se auxiliando para que o resultado final seja atingido. Os resultados indicaram, em resposta à primeira pergunta de pesquisa que o ambiente virtual de aprendizado não possui nenhuma ferramenta de acessibilidade implantada na forma de instalação padrão e nenhuma adaptação de código para que a acessibilidade seja efetivamente alcançada. Em relação à segunda, a resposta proveniente foi que ao se definir a implantação de acessibilidade seguindo as métricas do W3C é possível transformar o AVA em um ambiente acessível ao maior número de pessoas possível. Conclui-se que estudar o ambiente para verificar a acessibilidade foi de suma importância para que se justificasse o trabalho aqui desenvolvido. Além disso, pode-se sugerir que é importante para as instituições pensarem em seus ambientes virtuais de aprendizado, tendo como foco usuários com necessidades especiais trazendo mais empoderamento no uso de ferramentas tecnológicas.

Palavras-chave: Acessibilidade, W3C, Design, Interação.

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Autor: Paulo Alessandro Pereira

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo:

O Design e a Gestão de Design propõem-se a maximizar os processos administrativos. Nesta pesquisa, confrontou-se as práticas profissionais encontradas em uma secretaria acadêmica de uma instituição particular de ensino superior e os conceitos do Design com o objetivo de identificar as contribuições que a Gestão de Design pode oferecer se comparada aos atuais processos de trabalho aplicados na Secretaria Acadêmica. Foi realizada uma revisão da literatura que contextualizou a gestão de design e o ambiente organizacional de Instituições de Ensino Superior. Quanto a abordagem metodológica, caracteriza-se pela pesquisa exploratória de natureza quantitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso. Aplicou-se, como ferramenta uma pesquisa com os colaboradores sobre a percepção acerca do atual ambiente organizacional e sua relação com o design, além da elaboração de correlações entre as atividades processuais da Secretaria Acadêmica e o número de atendimentos realizados por funcionários do setor. A discussão identificou que há uma relação entre as práticas processuais na secretaria acadêmica e a gestão de design. Concluiu-se que a gestão de design pode ser útil a um ambiente organizacional, aplicada de maneira extensiva ou em uma área específica.

Palavras-chave: Design, Gestão, Gestão de Design, Secretaria Acadêmica, Universidade Particular.

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Autor: Willian Robson Ribeiro Brazil

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a usabilidade do aplicativo de comunicação interna UNIFATEA Digital, para que o mesmo tivesse uma otimização em sua usabilidade, trazendo um acesso fácil à informação institucional. Mais especificamente, buscou-se determinar as principais etapas que devem ser trilhadas para customização do APP e implantação do mesmo. Na customização é possível observar a logomarca criada pelo departamento de comunicação da instituição, assim como a criação de módulos e exclusão de outros módulos que não seriam necessários para a instituição. Considerou-se também a importância das Heurísticas de Nielsen (1993) aplicadas para validação do aplicativo. A pesquisa revelou que a usabilidade é um ponto crucial para o sucesso de um APP, podendo este ser um fator de inovação e grande diferencial para o UNIFATEA. No processo de Design, segundo Cooper, Reimann e Cronin (2007) e Nielsen (1993), para que o produto criado tenha uma boa usabilidade e seja adequado à realidade dos usuários, estes devem ser colocados sempre em primeiro lugar. Os resultados alcançados contribuem com o campo do Design, Inovação e Tecnologia tendo como mola propulsora a usabilidade, requisito essencial para a criação de um produto (aplicativo) dentro das necessidades e desejos dos usuários e que atenda à proposta de comunicação interna eficazmente. Se o usuário consegue navegar pelo aplicativo e suas perguntas são respondidas o aplicativo cumpriu o seu propósito.

Palavras-chave: Design de Interação, Usabilidade, Mobilidade.

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Autor: André Luiz de Paulo Carolino

Orientador: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Resumo: A motivação deste trabalho tem por base o alto índice de volume de materiais provenientes de construção civil descartado no aterro de inertes na cidade de Lorena, Estado de São Paulo, perfazendo 50 toneladas por dia. O presente trabalho tem por finalidade o desenvolvimento de produtos sustentáveis a partir de resíduos sólidos da construção civil e avaliação do comportamento mecânico das diversas composições, e em seguida utilizando a Metodologia de Ashby. A metodologia dividiu-se em 3 fases: a primeira, envolvendo a pesquisa bibliográfica e de campo, coleta dos resíduos sólidos e maceração dos mesmos, realização do MEV e EDS para caracterização e enfim processo de beneficiamento do material; a segunda, que envolveu a confecção das amostras, realização de ensaio mecânico tipo flexão de três pontos, análise da fratura com realização de um novo MEV; e a terceira fase que envolveu o desenvolvimento do mockup e a confecção do produto. Sobre os resultados obtidos observou-se por meio da obtenção do modulo de resistência da ruptura que há um declínio dos valores especificamente 25% da composição 50% areia e 50% resíduos e 50% na composição 100% resíduos com base no padrão 100% areia. A morfologia, de forma geral, das composições apresentou uma massa heterogênea sem significativas redes de poros, indicando uma forma sólida, com pouco aglomerado, e uniforme, notou-se a presença de elementos orgânicos, partículas de diferentes tamanhos, porém há uma heterogeneidade nos poros. Nas considerações finais, propôs-se o desenvolvimento de produto tipo elementos vazados, estilo Cobogó, evidenciado pelo Mapa de Ashby/Índice de Mérito dos Materiais.

Palavras-chave: Design e Seleção de Materiais, Resíduos Sólidos da Construção Civil, Produtos Sustentáveis, Novos Materiais, Metodologia de Ashby.

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Autor: Rosenil Honorato de Melo

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: A redução de custos, a segurança e a aplicação da ergonomia no ramo de atividades profissionais podem ser considerados fatores decisivos ao sucesso de um empreendimento industrial e, nesse caso específico, para uma empresa do segmento de autopeças, onde a linha de produção é intensa e o mercado competitivo. Diante disso, essa dissertação contempla estudos de melhorias voltados ao design, objetivando analisar a geometria e a forma do furo de válvula de rodas automotivas e seus ganhos com os fatores citados. A metodologia utilizada foi a observação participante, apresentando como método um estudo de caso, comparando duas condições do furo de válvula, a existente e a proposta, para aperfeiçoar um modelo específico no processo de fabricação de rodas, adequando-o a um produto já existente. O instrumento de pesquisa utilizado foi um programa de computador de desenho 3D aplicado ao projeto da roda para simular as mesmas condições com a válvula, além de proporcionar a verificação do código e de interferências no furo de ventilação. Os resultados demonstraram que os níveis de tensão de ruptura estão dentro dos limites aceitáveis e que a roda proposta apresenta uma diminuição desses valores devido a um ganho estrutural ocasionado pela modificação. Além da diminuição do peso da roda e melhoria no processo da produção, houve redução do gasto mensal de gás e da mão de obra, melhoria dos aspectos visuais e da qualidade, mudança da forma do bico de válvula da câmara de ar e, por fim, a compatibilização deste bico para a grande maioria dos produtos, eliminando possíveis falhas na montagem, atingindo o objetivo do estudo.

Palavras-chave: Design de Produto; Engenharia de Rodas; Processos de Produção; Melhoria Contínua.

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Autor: Celso Ricardo Paraguay

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o método PERMATUS (Percepção dos Materiais pelos usuários) por meio da diversidade de materiais: aço especial, aço carbono, polímeros, elastômero (borracha), vidro, papel, madeira. No que tange ao design foi levado em conta a forma, a geometria e a usabilidade dos modelos em escala (miniaturas). Os participantes da pesquisa foram alunos de um curso de graduação em Design de um Centro Universitário, situado no município de Lorena no interior do Estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba. A amostra experimental foi composta por 32 estudantes, sendo 18 estudantes do 5o período 14 estudantes do 7o período. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo experiencial e com a finalidade exploratória, seguindo o modelo PERMATUS (Percepção dos Materiais pelos Usuários). Utilizou-se as seguintes etapas: elementos dos produtos, ciclo de interações, processo sensorial, perfil do material, avaliação subjetiva dos materiais nas dimensões: cognitivas, afetiva e conativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário. Os resultados obtidos demonstraram que a análise sensorial e afetiva tem a sua importância no projeto e na fabricação do produto final. Os dados apresentados em gráficos mostraram que os estudantes consideram os materiais e as emoções obtidas na interação com os produtos atributos muito importantes. Pode-se afirmar, portanto, que os materiais e as emoções têm uma profunda relação e estão presentes na interação dos usuários por meio de uma análise sensorial. Essa compreensão é fundamental para os profissionais que irão projetar novos produtos nos mais variados contextos.

Palavras-chave: Design e Seleção dos Materiais, Interação; PERMATUS; Circulo de Emoções.

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Autor: Pedro de Almeida Cunha

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo oferecer para a Escola de Desenvolvimento Humano Aldeias de Vida uma contribuição para a criação das ferramentas metodológicas necessárias na geração de cursos e ações da escola a partir do Design Thinking. O ponto de partida é o Decreto 0311/2016 que cria a escola e estabelece os parâmetros para a criação da metodologia a ser utilizada. Por isso o problema de pesquisa se estabeleceu como sendo: Qual o contributo do Design Thinking para a escola de Desenvolvimento Humano Aldeias de Vida? Levantou-se a hipótese de que o Design Thinking tem um contributo a oferecer para a Escola e assim se estabeleceu o principal objetivo que é: contribuir, a partir do Design Thinking, com a Escola de Desenvolvimento Humano Aldeias de Vida, na criação das ferramentas metodológicas necessárias para a geração de cursos e ações da escola. Para tanto, objetivos específicos foram estabelecidos: a necessidade de conhecer a identidade, a missão, os fundamentos, a espiritualidade e os valores que norteiam as Aldeias de Vida, bem como o perfil do aldeeiro e sua descrição populacional. Também se fez necessário conhecer o Design Thinking especialmente no que diz respeito às suas fases: imersão, ideação e prototipação para atender o disposto no Decreto 0311/2016. Um conjunto de sete ferramentas foi criado para ser ofertado à escola como o contributo final do presente trabalho.

Palavras-chave: Design Thinking, Aldeias de Vida, Desenvolvimento Humano.

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Autor:Gustavo Antunes de Souza

Orientador: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Resumo: O monitoramento de áreas de risco é uma atividade em expansão no Brasil, especialmente após os desastres ocorridos nas Serras Fluminenses em 2011, sendo que o Governo Federal tem viabilizado recursos financeiros para criação de centros de monitoramento e controle e também na criação de uma grande rede observacional para coleta de dados ambientais. Para garantir a eficiência dessa grande rede observacional, faz-se necessário o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão que disponibilize, em tempo real, aos gestores públicos, informações confiáveis e de forma contínua. Para tanto, elaborou-se uma proposta para utilização de sistema que permitisse a gestão dos incidentes e problemas que causem indisponibilidades de fornecimento de dados pelos sítios dos radares meteorológicos. Por meio da metodologia de Design Thinking foi possível identificar relações entre necessidades dos usuários e inovação para Centro de Monitoramento e Alertas de Desastre Naturais (CEMADEN). Com os resultados obtidos durante a pesquisa foi possível propor e customizar uma solução de gestão de problemas técnicos que atende de forma satisfatória as necessidades do Centro de Monitoramento.

Palavras-chave: Centro de Serviços Compartilhados, Gerenciamento de Incidentes, Design Thinking, Radares Meteorológicos.

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Autor: Luiz Gustavo Rodrigues Souza

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: O mundo contemporâneo propõe o compartilhamento de conhecimentos e tecnologias visando ao agrupamento de empresas com a mesma natureza e finalidade, objetivando manter-se no mercado dentro dos princípios de qualidade requeridos pelo mercado atual, após o advento da globalização. Sendo assim, o presente trabalho apresenta como objetivo principal avaliar a possibilidade de implantação de um arranjo produtivo local do circuito turístico religioso do Vale do Paraíba São Paulo, discutindo sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social. Para tanto, o percurso metodológico eleito consistiu no hipotético-dedutivo, utilizando como procedimento o levantamento de dado sem uma amostra de 24 empresas do setor hoteleiro com a participação de 05 municípios que compõem a supracitada região, utilizando-se como instrumento um questionário com 19 questões, sendo 17 questões fechadas e 02 questões abertas. De acordo com as pesquisas realizadas, o referido estudo observou a viabilidade da implantação de um Arranjo Produtivo Local voltado ao setor hoteleiro no Circuito Turístico Religioso da Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. A pesquisa demonstrou que a expansão pleiteada pela maior parte dos empreendimentos pesquisados no prazo previamente determinado de 5 anos, demonstra as expectativas de crescimento dos empreendimentos condicionadas a três vertentes: inovação, aprendizado e delimitação do território e que os empreendedores pleiteiam o sucesso de seu negócio, na busca constante pela qualidade e produtividade que contemplam a competitividade de micro e pequenas empresas do setor hoteleiro em nível de igualdade com grandes empreendedores, no que se refere à prestação de serviço, na hospedagem de turistas motivados pela religião.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional. Arranjo Produtivo Local. Empreendimentos Hoteleiros.

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Autor: Bianca Antunes de Souza

Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciani Vieira Gomes Alvareli

Resumo: Esta pesquisa propõe alternativa para viabilidade tecnológica e operacional no processo de geração, armazenamento e atualização das condições de previsões de tempo, elaboradas pelo Grupo de Previsão de Tempo do Centro de Previsão de
Tempo e Estudos Climáticos, com o objetivo de agilizar o processo, bem como favorecer a redução de custos de materiais de escritório, por meio da utilização de equipamentos que possibilitam maior bem estar e qualidade de vida no ambiente
de trabalho. Para tanto, baseou-se no uso de tecnologia Java. Elaborou-se uma proposta de arquitetura de dados para a ferramenta Visualizador de Dados Meteorológicos (VDM) e as interfaces gráficas para o módulo de previsão de tempo. Os dados foram coletados durante pesquisa de campo. A partir deles, foi possível desenvolver e descrever os aspectos do design e as vantagens na utilização da tecnologia de telas sensíveis ao toque, além da mobilidade que sua utilização possibilita. Desenvolveu-se um módulo conceitual da ferramenta, utilizando informações coletadas por meio da metodologia de Design Thinking. Sendo possível dessa maneira explorar relações entre as necessidades dos usuários e inovação para o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).

Palavras-chave: Condição de tempo, Digitalização, Tecnologia, Design Thinking.

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Autor: Fatima Aparecida Lourenço da Silva

Orientador: Prof.ª Dr.ª Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: O crescimento da população idosa no Brasil tem sido sistemático e consistente. Com a diminuição da fecundidade, a expectativa de vida vem aumentando a cada ano. Dados estimativos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do censo demográfico 2010 mostram o crescente número de pessoas acima de 60anos. O interesse em realizar uma pesquisa com os profissionais de enfermagem idosos atuantes na enfermagem surgiu por intermédio de queixas constantes desses profissionais quanto a problemas ergonômicos, pela constatação de poucos estudos científicos referentes ao tema em nosso país. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil dos profissionais de enfermagem idosos acima dos 60 anos e atuantes na profissão. A relevância deste trabalho está no fato de identificar os fatores que podem agravar a saúde desses indivíduos, verificar as regiões corporais mais acometidas pelos problemas ergonômicos e identificar os dados sociodemográficos desses profissionais. O estudo será de abordagem quantitativa, do tipo descritiva transversal. A pesquisa realizou-se em quatro hospitais filantrópicos do Vale do Paraíba, estado de São Paulo, com profissionais de enfermagem com idade maior ou igual a 60 anos. Para coletar os dados foram utilizados três questionários elaborados pela pesquisadora com perguntas fechadas. O primeiro instrumento utilizado foi para analisar o perfil sócio demográfico desses profissionais; o segundo instrumento identifica quais os riscos ergonômicos a que esses profissionais estão expostos e o terceiro instrumento é validado denominado Questionário Nórdico, o qual avalia as queixas musculoesqueléticas desses profissionais. Participaram da pesquisa 20(vinte) profissionais de enfermagem, sendo 13 (treze) auxiliares de enfermagem, 6 (seis) técnicas e uma (1) enfermeira. Os resultados mostraram que todas as entrevistadas são do sexo feminino, que não receberam treinamento educativo sobre os riscos ergonômicos durante todos os anos atuantes na enfermagem e que um dos problemas crônicos de saúde mais comum desenvolvido por essas trabalhadoras é a hipertensão arterial. Contudo, conclui-se que os idosos continuam a exercer suas atividades primeiramente por gostar de atuar na enfermagem, mas também por necessidade, já que os rendimentos contribuem com o orçamento da renda familiar e apesar dos anos de atuação na enfermagem nunca receberam treinamento educativo sobre os riscos ergonômicos.

Palavras-chave: Doenças Profissionais. Ergonomia. Saúde do Trabalhador. Idoso.

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Autor: Luis Marcelo Marcondes Pinto

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: Este trabalho propõe discutir a temática do empreendedorismo, tendo como premissa de
concepção de um Centro de Empreendedorismo Universitário, que visa fortalecer a formação
de competências de inovação, tecnologia e empreendedorismo para contribuir com o
desenvolvimento social e econômico, oportunizando aos acadêmicos o compartilhamento de
conhecimentos, a multiplicação de ações e a contribuição diretamente com desenvolvimento
local e regional. Estabelece-se neste momento a oportunidade de realizar a prototipagem de
Centro de Empreendedorismo Universitário, sendo o espaço voltado ao ensino e ao
aprimoramento do empreendedorismo com o uso de técnicas e ferramentas de modo a
viabilizar a criação de produtos e serviços, além de promover capacidades técnicas e
habilidades na aplicação dos saberes.

Palavras-chave: Centro de Empreendedorismo Universitário. Metodologia. Design –
Tecnologia e Inovação. Ensino Superior. Universidade.

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Autor: Thomas Jeferson Nogueira dos Santos

Orientador: Prof.ª Dr.ª Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: Cada vez mais empresas e organizações têm se deparado com a necessidade de tomar decisões em espaços de tempo cada vez menores ao mesmo tempo em que há uma crescente quantidade de dados gerados em suas bases de sistemas. A coleta, armazenamento e processamento de dados, transformando em informação e conhecimento, necessários para a tomada de decisão, são fundamentais para a estabilidade e manutenção do negócio. Dentro deste cenário, no mercado de saúde suplementar no Brasil, o Sistema Unimed, formado por mais de trezentas cooperativas médicas operadoras de planos de saúde, identificou-se a importância do tratamento das informações trafegadas no Intercâmbio Nacional Unimed, uma vez que parte dos custos assistenciais são oriundos de atendimentos prestados e cobrados por este canal, tornando assim uma potencial fonte de instabilidade financeira para a Operadora. Recentemente, uma nova denominação tem sido usada para o tratamento de diversos tipos de dados, conhecida como Ciência de Dados (do Inglês, Data Science), ela vem permitindo que corporações possam ter o devido suporte nas tomadas de decisões por conhecimento dos dados tratados. O presente estudo tem como objetivo demonstrar a aplicação do Data Science na coleta, armazenagem, tratamento e identificação de informações originadas no Sistema de Intercâmbio Nacional, sendo por meio de Faturas de Intercâmbio e Autorizações de Liberação, a fim de dar suporte nas tomadas de decisão por meio de conhecimento adquirido dos custos assistenciais gerados e identificados. Baseados neste contexto, os resultados da pesquisa demonstraram que é possível identificar, previamente, possíveis custos assistências por meio da relação entre Faturas de Intercâmbio e Autorizações de Liberação. Comparando os valores cobrados dos itens recebidos nas Faturas de Intercâmbio com os itens autorizados nas Autorizações de Liberação, constatou-se, que os valores máximos relacionados estavam próximos, podendo-se afirmar que foi possível identificar um padrão de custo previamente anterior a cobrança.

Palavras-chave: Cooperativa de Trabalho, Operadoras de Planos de Saúde, Intercâmbio, Data Science, Ergonomia Cognitiva.

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Autor: Igor Alexandre Fioravante

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: A embalagem é parte indispensável para a proteção e conservação dos produtos, utilizando materiais estruturais de alta resistência mecânica e à corrosão, ademais, trata-se de um elemento fundamental para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. O design de produtos para o desenvolvimento de embalagem evoluiu significativamente nas últimas décadas, colaborando para um mercado cada vez mais exigente, em que seus diferentes aspectos a tornam um fator importante na preservação de produtos e garantia da qualidade. O objetivo deste trabalho incide em projetar embalagens industriais, tipo “Racks” metálicos para componentes e conjuntos automotivos, que contribuam com a redução efetiva dos custos de armazenamento e transporte, potencializando a diminuição dos tempos e movimentos nos processos e também dos passivos ambientais. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho constituiu-se em uma investigação bibliográfica, exploratória e por meio de um estudo de caso em uma empresa do setor automobilístico do Vale do Paraíba Paulista. As etapas consistiram no diagnóstico da situação problema para a confecção do “Rack”: embalagens padronizadas/taxa de ocupação, manuseio/tempos e movimentos, aspectos ergonômicos, passivo ambiental e análise do material/processo de construção. Foi analisada por microscopia óptica e eletrônica de varredura, a união da estrutura pelo processo de soldagem, verificando-se a ocorrência de falhas devido à baixa difusibilidade na interface da zona termicamente afetada com a zona fundida, além de uma alta variabilidade de dureza na junta soldada, constatada no ensaio de microdureza. E com o desenvolvimento do projeto, obteve-se ganhos significativos para a empresa, obtidos por intermédio do restringimento de 82% da área de armazenagem, redução de 89% dos tempos e movimentos envolvidos na atividade de embalagem, diminuição de 65% dos custos logísticos ligados ao transporte, além da eliminação de 100% dos passivos ambientais com embalagens primárias e secundárias e um aumento da taxa de ocupação da embalagem na ordem de 86%.

Palavras-chave: Design e Seleção de Materiais. “Racks” Metálicos. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Gestão da Produção e Operações.

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Autor: Cristiano Augusto Cunha Silva

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: O uso de energia elétrica é grande responsável pelo desenvolvimento humanotecnológico, no entanto há a necessidade de suprir esta demanda energética se utilizando de opções que proporcionem menores intervenções ambientais e sociais. O uso da energia eólica proporciona uma maior capacidade de geração elétrica em comparação à energia fotovoltaica, possuindo menor impacto ambiental dentre as chamadas energias renováveis. A presente proposta tem por finalidade adequar estética e funcionalmente uma turbina eólica para aplicação em centros urbanos, de modo a suprir a demanda energética residencial. O método utilizado consta do design de produto centrado no usuário; análise de similares; levantamento de fluxos de vento nas cidades de Cruzeiro/SP e São Sebastião/SP; processos de virtualização via CAD; criação de mockups e elementos finitos para análise de tensão. Construiu-se uma pesquisa bibliográfica em periódicos nacionais em busca de informações sobre o nicho de mercado no Brasil e a utilização de técnicas de desenvolvimento de produto e ecodesign. O resultado final demonstrou que com a
utilização de técnicas de design é possível desenvolver um aerogerador que atenda aos anseios dos usuários e capaz de suportar ventos de 40m/s. Assim, abrindo possibilidades na busca pelo desenvolvimento de um aerogerador de pequeno porte, com relevância para o desenvolvimento tecnológico nacional.

Palavras-chave: aerogerador; projeto de produto; energia eólica; ecodesign.

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Autor: Pedro Otávio Tiburcio Repinaldo

Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciani Vieira Gomes Alvareli

Resumo: A proposta deste projeto, desenvolvido no PPG-DTI do Unifatea, voltada à linha de pesquisa de Inovação e Empreendedorismo, busca integrar uma experiência profissional de gestão acadêmica, agregada aos aspectos metodológicos do design para o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Integrado Universitário com foco na experiência dos usuários. O objetivo da pesquisa é identificar as necessidades e desenvolver processos e interfaces necessárias para gerar boas experiências de usabilidade no produto proposto por este projeto. Autores como Brown (2010), Gibbons (2016), Laudon e Laudon (2014), Lowdermilk (2013), Nielsen (1995), Rohrer (2014) e Teixeira (2014) contribuem com o referencial teórico e percurso metodológico do trabalho. Ao final, a aplicação das metodologias e ferramentas do design thinking pode contribuir para o desenvolvimento de boas experiências dos usuários no sistema testado e implementado em uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Lorena, São Paulo.

Palavras-chave: Sistema Integrado. Usabilidade. Experiência do usuário. Design.

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Autor: Marcílio Antunes Leite Filho

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: Os pallets de madeira são os recursos mais usados no armazenamento de ferramentais no setor de prensados, em que são modelados os componentes para a indústria automotiva. O uso de pallets de madeira para esse fim ficou ultrapassado no decorrer dos anos, e com isso, viu-se a necessidade do desenvolvimento de Racks metálicos, em especial em aço carbono e alternativas no projeto de produto. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um Rack metálico em aço carbono SAE 1020 para o armazenamento do conjunto de ferramentais de corte, furação, dobramento. A empresa colaboradora é fabricante de componentes automotivos de ônibus, caminhões e picapes, está situada no município de Cruzeiro, São Paulo e Sub- Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte 4. A metodologia usada na execução deste projeto foi a caracterização microestrutural dos materiais (SAE 1020) pelas técnicas de metalografia, dureza, modelagem e simulação mecânica, desenvolvimento do design do Rack metálico pelo detalhamento técnico em 2D via AutoCad® para o protótipo, ora em 3D por meio de modelagem virtual Cliever Lab (Pro)® com finalidade de criar o Mock-up. Na gestão da produção e operações foi analisado o tempo médio de movimentação das empilhadeiras utilizando o cronometro no processo atual logístico no conjunto empilhadeira, ponte rolante, ferramental e pallet. O resultado obtido até o momento por meio do desenvolvimento do Rack metálico foi à redução do passivo ambiental, maior segurança no armazenamento e redução no tempo de movimentação dos ferramentais. Na viabilidade econômica a empresa parceira terá uma redução de R$ 1.560.000,00 em um período de 15 anos.

Palavras-chave: Design de Rack, Design e Seleção de Materiais, Projeto de produto, Prototipagem 3D.

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Autor: Rita de Cássia Albino

Orientador: Prof.ª Dr.ª Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: A má utilização da comunicação pode atrapalhar severamente a exposição de uma marca ou projeto. Esta deficiência no fornecimento de informações pode gerar falhas no conjunto de fatores que atuam no ajuste das habilidades e limitações humanas de entendimento (FILHO, 2014). O signo é capaz de fazer a ponte que liga algo ausente a um intérprete presente, de maneira que torna capaz a construção de um sentido para determinado símbolo que pode ser determinante no processo de tomada de decisão de um indivíduo (NIEMEYER, 2013). O presente trabalho pretendeu contribuir com este processo realizando a investigação do modo como o usuário interage com a simbologia contida em etiquetas têxteis de peças de roupas tornando-a algo palpável e fornecedora de informações que o leve a tomada decisões. Usando o design e a ergonomia cognitiva, busca-se alinhar as informações sobre as simbologias têxteis fornecidas pelos órgãos competentes, gerando assim uma melhor comunicação e eficiência dos projetos associados a esses órgãos dentro do campo têxtil. Para isso, fez-se uso dos conceitos e instrumentos do Design Thinking realizando-se uma pesquisa qualitativa por meio de questionários aplicados para consumidores de peças de vestuário. Buscou-se assim evidenciar o grau de conhecimento da simbologia têxtil presente em etiquetas das peças de roupas e testes de limpeza nas mesmas para identificar até onde o grau de conhecimento da simbologia atual fornecida pelo órgão regulatório, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), capacita o usuário em seu poder de decisão desde adquirir uma peça de roupa, do modo de realizar a sua limpeza e, ainda na geração de um processo sustentável nesta relação produto-consumidor. Adicionalmente, com a intenção de facilitar a compreensão e manuseio da simbologia têxtil utilizada em etiquetas de peças de roupas, a forma de fornecimento dessas informações pelas empresas do ramo têxtil e a fiscalização dessas informações pelo INMETRO, o presente trabalho apresenta o protótipo de um aplicativo, construído de modo colaborativo com seus usuários.

Palavras-chave: Design, Ergonomia Cognitiva, Etiquetagem Têxtil, Sustentabilidade.

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Autor: Miriam Lúcia Dias Macedo Rodrigues Alves

Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciani Vieira Gomes Alvareli

Resumo: Este estudo propõe o uso da ferramenta Agenda Online Compartilhada, de licença gratuita da Google, com o intuito de otimizar a comunicação interna entre os diversos setores de uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Lorena – SP. Para tanto, contextualizou-se a importância de uma comunicação eficaz e da inserção das novas tecnologias aplicadas na comunicação interna, destacando como o Design tem potencial para contribuir com esse segmento. O desenvolvimento da pesquisa seu deu pela utilização da metodologia Design Thinking como norteadora de todo o processo observado. Essa abordagem baseia-se na proposição de solução para resolver problemas, provendo soluções inovadoras, por meio das etapas de imersão, ideação e prototipagem. A investigação se deu por meio da imersão, a fim de identificar as principais dificuldades enfrentadas, as possíveis soluções e na fase de prototipagem, a avaliação dos resultados obtidos por meio da plataforma colaborativa. Os resultados do estudo evidenciaram que a plataforma tecnológica agenda online gratuita da Google é um recurso que possibilita a integração dos setores, bem como traz uma maior qualidade de trabalho aos usuários. A pesquisa demonstrou, mesmo que de forma preliminar, resultados de interação e melhoria significativa no fluxo de comunicação interna.

Palavras-chave: Comunicação Interna, Tecnologia, Agenda Online, Design Thinking.

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Autor: Pablo Joevalner Bastos da Silva

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo: Desenvolver uma hipótese, prototipar e testar uma ideia com rapidez utilizando pouco orçamento e trabalho colaborativo de um grupo pequeno com prazo reduzido. Essas são as premissas básicas da metodologia do Design Sprint, criada com o intuito de desenvolver soluções de Design em curtos períodos de tempo para os mais diversos tipos de desafios. Nesse sentido, o projeto se propõe a desenvolver um aplicativo móvel que auxilie estudantes e professores na jornada de ensino-aprendizagem de Paleontologia baseando-se nas premissas do Design Sprint. Ao fim do processo de desenvolvimento, foi produzido um protótipo para teste de usabilidade de modo a validar o conceito elaborado. O teste de usabilidade revelou que o produto mostra-se promissor, entretanto foram detectadas debilidades na interface que necessitam correções e a realização de novos experimentos. A partir dos resultados fornecidos pelos doze avaliadores que participaram do teste, a totalidade dos participantes afirmou ter realizado todas as tarefas propostas pelo teste e considerou a interface de fácil navegação. Entretanto, 41% dos usuários relataram o surgimento de alguma dificuldade para acessar algumas das páginas do protótipo, sinal de que alguns elementos da interface não estavam claros o suficiente.

Palavras-chave: Tecnologia educacional. Mobilidade digital. Ambiente virtual. Design de interfaces.

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Autor: Denise Rocha Brosler Caltabiano

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: O presente trabalho objetivou aliar processos do guia Information Technology Infrastructure Library (ITIL) e etapas do Design Thinking, a fim de recomendar ações que contribuam para a proposição de soluções para a infraestrutura de TI de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) de TI, de modo a adequá-la para atender à demanda e aos requisitos dos serviços de TI que o CSC deverá centralizar; e aplicar as ações recomendadas, no intuito de propor soluções para a infraestrutura de TI de um Núcleo de TI (NTI), objeto de estudo. O NTI consiste em um ambiente de TI existente em uma estrutura organizacional formada por dez unidades, o qual deverá passar a operar como um CSC de TI para essas unidades, centralizando determinados serviços de TI caracterizados como de apoio que, atualmente, são executados de forma distribuída nas unidades. A aplicação das ações recomendadas possibilitou a proposição de soluções para a infraestrutura de TI do NTI, de maneira a adequá-la para atender à demanda e aos requisitos dos serviços de TI das unidades que serão centralizados no Núcleo. Assim, a proposta elaborada

contribuiu no processo de estabelecimento de um CSC de TI no NTI e espera-se que, dessa forma, a estrutura organizacional alcance os benefícios que um CSC de TI pode trazer, em especial, o melhor aproveitamento de recursos e facilidades para a padronização e melhoria de processos, o que representará uma relevante inovação no contexto organizacional. Além disso, a adequação da infraestrutura do NTI abrirá uma possibilidade para que, futuramente, nele seja implantada uma solução de computação em nuvem, propiciando ainda mais ganhos operacionais e melhorias no aproveitamento de recursos.

Palavras-chave: Centro de Serviços Compartilhados; Design Thinking; ITIL;
Inovação organizacional.

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Autor:Adriano Monteiro de Brito

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: Esta dissertação constitui-se na elaboração do protótipo de um jogo virtual para intervenção comportamental no tratamento de sintomas do autismo para tablets e smartphones. As crianças autistas possuem uma grande dificuldade no entendimento de emoções humanas, e partindo dessa necessidade a ideação do jogo é concebida para fornece-las esse tipo de conteúdo, um meio lúdico e educativo que as ensinem de forma subjetiva sobre emoções e também as auxiliem a desenvolverem e aprimorarem outras habilidades, como coordenação motora, raciocínio rápido, diferenciações, entre outros. Com base nos resultados levantados e com o auxílio da metodologia Kansei, o jogo consiste no uso de uma personagem como elemento chave, por meio dela o jogador passa ter contato com o conteúdo de ensino brincando, havendo interações com a personagem e suas emoções, que são respectivamente baseadas nas ações realizadas.

Palavras-chave: Design. Emoção. Jogo para Autista. Game Mobile. Jogo Educativo.

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Autor: Deise Aparecida Carelli Reis de Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo: O presente trabalho visou delinear o perfil dos artesãos e descrever os modelos, materiais e técnicas utilizadas na elaboração dos produtos  artesanais comercializados nas feiras de artesanato das cidades de Guaratinguetá e Lorena,
municípios da sub-região três da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN); e a prospecção e análise de laboratórios de design e artesanato atuantes, em âmbito nacional, associados ou não às instituições acadêmicas e
organizações sociais de promoção do artesanato e design, como subsídio à implantação de Laboratório de Desenvolvimento de Produtos Artesanais no contexto institucional da graduação do curso de Design e dos programas da pós-graduação
no Centro Universitário Teresa D`Ávila (UNIFATEA) em Lorena, São Paulo. Como metodologia empregou-se a pesquisa bibliográfica e documental; exploração em campo com estratégias mistas para coleta de dados e aplicação de questionário
aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, e, para a análise de resultados utilizou-se a ferramenta Strengths, Weakness, Opportunities and Threats (SWOT). Como resultado verificou-se um percentual expressivo para o artesanato de segmento
têxtil, além de elementos que demonstram potencial de valorização territorial e turístico. Espera-se que com a aproximação, e intensificação dessa interação entre a universidade e a comunidade artesã, possam minimizar os impactos sociais e
ambientais, capacitar os profissionais no beneficiamento das matérias e produtos, compor parceria com os atuais Laboratórios de Ergonomia, Materiais, Textura e Modelagem, e Design de Joias no Centro UNIFATEA, promovendo a pesquisa, divulgando conhecimento e promovendo o comércio justo, colaborando para o desenvolvimento sustentável da cidade e região. Inserido na linha de pesquisa Inovação e Empreendedorismo, esta pesquisa, coopera com a missão institucional na ampliação e fortalecimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Palavras-chave: Design e artesanato. Sustentabilidade. Território. Inovação.

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Autor: Rafaela Bezerra de Souza

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo: Para que as empresas não estejam fadadas ao insucesso, e consigam atender as perspectivas, têm se valorizado as pessoas que compõe as organizações, ou seja, seus empregados. Surge, neste contexto, uma preocupação com os fatores ergonômicos e como estes afetam diretamente a produtividade organizacional. Num conceito mais amplo, a ergonomia tem como objetivo adaptar o trabalho ao homem, implicando em desdobramentos essenciais ao ambiente de trabalho. Esse estudo se propõe a realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho, no setor produtivo de uma empresa fabricante de tubos para uso em exploração de petróleo e gás, visando propor recomendações capazes de mitigar os riscos associados às atividades tais. O bem-estar e saúde do trabalhador são de suma importância, inclusive em termos de produtividade e eficácia, contribuindo com a própria empresa, e a colaboração desses funcionários se mostrou essencial para o desenvolvimento da pesquisa. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa qualitativa e quantitativa e levantamento documental. Como instrumento de coleta, optou-se pela a aplicação do Questionário Nórdico Musculoesquelético (QNM), e das ferramentas Rapid Entire Body Assessment (REBA) e Occupational Repetitive Actions (OCRA), a fim de atender aos objetivos do estudo, de caráter descritivo. A investigação ocorreu no setor forno, localizado no Galpão B da referida empresa, contando com uma amostra composta por 9 pessoas. Ao final do desenvolvimento do projeto, foi possível identificar diversos fatores negativos que afetam a saúde dos trabalhadores investigados, desde sobrecarga cognitiva por inadequação organizacional, até mesmo sobrecarga postural por ausência de equipamentos e soluções que seriam melhor ajustadas com a presença adequada dos princípios do design, desde o projeto de produto até a definição organizacional do layout da estação de trabalho, otimizando a tarefa e elevando o bem-estar do empregado.

Palavras-chave: Riscos Musculoesqueléticos, Análise Ergonômica do Trabalho, Design,  Metalúrgica, Forno.

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Autor: Ana Raquel Elisa Satim

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena

Resumo: Nos ambientes virtuais de aprendizagem mobile um dos fatores relevantes é a facilidade de acesso e comodidade, que possibilita ao usuário maior flexibilidade em seus estudos. Para que essa facilidade seja efetiva durante o desenvolvimento da interface gráfica do ambiente virtual de aprendizagem, alguns pontos devem ser priorizados a fim de o sistema ser intuitivo e de fácil visualização, como os critérios ergonômicos visuais, que se utilizados podem garantir acessibilidade ao conteúdo apresentado. Os critérios de ergonomia visual são as regras que o desenvolvedor deve seguir durante o processo de criação da interface gráfica e que o auxiliarão na escolha das tipografias e cores institucionais do sistema. Esses procedimentos garantem leiturabilidade e legibilidade dos textos inseridos, além da usabilidade. Desses critérios, este estudo explorou os protocolos da World Wide Web Consortium (W3C), que são padrões desenvolvidos por uma organização internacional que visam acessibilidade para todos os públicos na internet, como pessoas com deficiência visual, baixa visão e daltonismo, entre outros. Este estudo tem como proposta uma avaliação dos protocolos para os daltônicos por meio de testes de ambientes virtuais de aprendizagem, verificando se esses padrões estão adequados ao público dos daltônicos e não daltônicos e propondo, ao final, atualização desses protocolos.

Palavras-chave: Usabilidade. Leiturabilidade. Interface. Legibilidade. Daltonismo.

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Autor: Paula Fernanda de Oliveira Santos

Orientador: Prof.ª Dr.ª Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo:

O processo de coaching contribui de modo singular na vida das pessoas e na sociedade no sentido de concorrer para a melhoria em diversas perspectivas, ao possibilitar a união de várias ciências, conectando conhecimentos e realinhando as pessoas sob os aspectos sistêmico e integral, elevando desempenho e acelerando resultados. Este trabalho desenvolveu a construção de um aplicativo nomeado T-GLA por meio de uma ferramenta de coaching, para atribuição dos serviços de enfermagem, com a proposta de classificar as pessoas conforme seu perfil e assim agrupá-las em quatro modalidades e, por conseguinte, possibilitar a assertividade na distribuição dos profissionais nas diversas unidades de trabalho. Atualmente, os modelos de trabalho para o setor mencionado estão desatualizados e por vezes não distribuem seus colaboradores para atividades conforme seu perfil. O aplicativo foi construído com o intuito de auxiliar na distribuição de funcionários durante o exercício de suas atividades de trabalho e estará disponível após autorização do Registro Nacional de Propriedade Industrial. O trabalho descreve o desenvolvimento do questionário de perfil comportamental por meio de aplicativo multimídia em plataforma móvel. O uso desse aplicativo poderá ser de grande eficácia para o manejo de funcionários durante suas atribuições diárias e para o ensino de enfermagem no que se refere à tecnologia. A investigação tem como perspectiva a validação do aplicativo por enfermeiros.

Palavras-chave: Administração Hospitalar, Liderança, Enfermagem, Serviços de Saúde, Relações Interpessoais, Difusão de Inovação.

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Autor: Natalha Gabrieli Moreira Carvalho

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo: A presente pesquisa visa à aplicação da ferramenta SHERPA (Systematic Human Error Reduction and Prediction Approach) no ambiente aeroportuário, com foco em passageiros cegos, a fim de identificar as dificuldades, erros e riscos enfrentados por esses passageiros, durante o procedimento de embarque na aviação comercial. Para tanto, fez-se uso da Pesquisa Explicativa como método científico e da SHERPA como método projetual. Visando nortear o desenvolvimento do projeto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a deficiência, dados quantitativos e reflexões sobre a acessibilidade de forma geral. Baseou-se também em regulações nacionais e internacionais existentes, como Estados Unidos e Europa, além de livros, artigos e documentos que provessem informações acerca da deficiência visual, acessibilidade no transporte, a importância do design na acessibilidade e um descritivo sobre a Análise Hierárquica da Tarefa (AHT). Nas últimas etapas, detalhes importantes como cenário, erros, pesquisa de campo e aplicação de questionário foram descritos, sucedidos pela AHT, que contribuiu na condução da SHERPA, permitindo obter uma ampla abordagem das deficiências dos aeroportos em termos de acessibilidade, sempre visando à máxima independência de seus usuários. Ao final da pesquisa, pode-se concluir que há uma elevada deficiência na acessibilidade nos aeroportos brasileiros, principalmente em termos de infraestrutura que possibilitem que os passageiros cegos possam viajar com autonomia e liberdade.

Palavras-chave: SHERPA. Acessibilidade. Deficiência visual. Design universal.

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Autor: Leandro Augusto Marcondes

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: Com o avanço dos problemas sociais, econômicos e ambientais, o nível de qualidade de vida das cidades vem decaindo drasticamente, e com isso surge a necessidade de criação de modelos que propiciem analisar os vários aspectos da mobilidade urbana. O presente estudo propõe o modelo iMobs com base num conjunto de indicadores econômicos, sociais e ambientais que permitem monitorar e mensurar a mobilidade urbana com enfoque para a sustentabilidade no município de Aparecida, no estado de São Paulo. Destaca-se que as questões relacionadas com a Mobilidade Urbana vêm despertando grande interesse por parte de pesquisadores, legisladores e governos. O modelo iMobs para mobilidade urbana sustentável analisa o impacto direto na qualidade de vida, abordando questões como acessibilidade, motorização, consumo, legislação e conscientização. No estudo foram calculados 4 indicadores para cada um dos três aspectos: social, econômico e ambiental. Os resultados permitiram aferir que o município atingiu a pontuação de 0,5623 em uma escala que vai de 0,00 a 1,00, tendo os aspectos sociais (0,292) os maiores contribuintes, por meio dos indicadores de acessibilidade e conscientização, e os aspectos ambientais (0,0833) os mais frágeis na análise, pesando também na elaboração a ausência de vias para locomoção de não-motores, ou seja, bicicletas e outros meios de tração humana, por sua vez os aspectos econômicos (0,187) sendo os intermediários na pesquisa. Desta forma constatou-se que o iMobs pode ser uma ferramenta aplicável para o desenvolvimento de políticas públicas que visem por meio da mobilidade urbana sustentável a evolução do nível de qualidade de vida.

Palavras-chave: Mobilidade Urbana. Qualidade de Vida. Sustentabilidade. Indicadores. Acessibilidade.

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Autor: Adilson Martins da Silva

Orientador: Prof. Dr.
Henrique Martins Galvão

Resumo: Baseado no conceito transformacional da Quarta Revolução Industrial (SCHWAB, 2016), a presente Dissertação aborda os desafios para implementação, bem como a capacitação profissional no mercado brasileiro. Esta análise consolida-se a partir das nove dimensões concebidas pela Indústria 4.0 (Cibersegurança, Integração de Sistemas, Robótica, Virtualização, Simulações, Internet das Coisas, Manufatura Aditiva, Big Data e Computação em Nuvem) em questões quantitativas e qualitativas para empresas do setor industrial e serviços. Como metodologia utilizou-se a abordagem exploratória, descritivo-qualitativa, a partir de múltiplos casos. O objetivo desta pesquisa é compreender o grau do impacto deste novo conceito, influências e desafios para a capacitação profissional em outras empresas que planejam a implantação da Indústri 4.0. O presente estudo justifica-se pela necessidade de implementação deste conceito em empresas, de modo geral, visto a sua aplicabilidade ter importância em todos os setores, inclusive o social. Procurou-se, com este estudo, compreender o posicionamento estratégico das empresas, o processo de manufatura em desenvolvimento e sua tecnologia e, por fim, a gestão de pessoas para a contratação, treinamento, desenvolvimento e retenção deste novo perfil profissional avançado. Os resultados obtidos demonstram um equilíbrio na implementação de tecnologias, bem como a capacitação profissional, devendo, principalmente, pela falta de parâmetros, padrões e legislação para que se inicie este processo com maior intensidade. Há, no entanto, compreensão da necessidade dos segmentos abordados quanto ao avanço da inovação tecnológica e desenvolvimento de suas respectivas equipes. Recomenda-se às empresas colaboradoras, oportunidades de planejamento visando integrarem-se às novas tecnologias, processos e capacitações demandados pelos conceitos da Indústria 4.0.

Palavras-chave: Gestão Estratégica; Gestão de Processos; Gestão de Pessoas; Inovação.

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Autor: Karla Cristina Bastos de Souza

Orientador: Prof.ª Dr.ª Cláudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: O sutiã é um produto que estabelece uma relação íntima com a mulher, sendo comparado à segunda pele de sua utilizadora, portanto exige-se alto nível de conforto. A utilização de uma peça inadequada pode causar danos à saúde da mulher, levando-a a ter dores e marcas, além de afetar a circulação sanguínea, o fluxo linfático e a postura. Mesmo com a diversidade de modelos de lingerie oferecida pelo mercado, existe uma desarmonia entre as necessidades e desejos da consumidora e o produto. A crescente população idosa do país apresenta características únicas, que não são atendidas nos projetos de sutiã, que geralmente são desenvolvidos para vestir um corpo jovem. Estudo qualitativo, descritivo realizado com mulheres idosas, sem intervenção cirúrgica nos seios, moradoras do Vale do Paraíba. Este projeto propõe um modelo de sutiã adequado às singularidades do público idoso, de forma que lhe proporcione maior autonomia e conforto. Para alcançar esse objetivo foi utilizada a intervenção ergonomizadora, proposta por Anamaria de Moraes & Cláudia Mont’Alvão, que preconiza a apreciação ergonômica, a qual compreende a exploração da situação problema; diagnose ergonômica, etapa em que se caracterizam os problemas ergonômicos; projetação ergonômica, momento em que se adaptam os artefatos aos usuários; avaliação, validação e/ou testes ergonômicos, fase de apresentar novas alternativas projetuais ao público-alvo; e finalmente o estágio de detalhamento e otimização ergonômica, em que se revisa o artigo projetado, a fim de aprimorá-lo. Através de observações assistemáticas realizadas na exploração do artefato, foram diagnosticados incômodos proporcionados pelo uso do sutiã, os mesmos mostraram os pontos a serem melhorados na peça, e serviram como base para o projeto. O artefato projetado permite maior conforto e autonomia da usuária com um sistema de fechamento frontal, tecido firme, alças acolchoadas e largas, barbatanas para moldar os seios e utiliza o mínimo de metal possível, tendo sido retirados os aros na base das taças.

Palavras-chave: Design de sutiã, Idoso, Ergonomia, Conforto

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Autor: Paulo Roberto Marcondes Junior

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: Esta pesquisa aborda questões emblemáticas da atualidade no que diz respeito ao âmbito educacional, em específico, do ensino superior tecnológico, pois reflete sobre a inserção de metodologias ativas como incentivo a um perfil empreendedor para os discentes, não somente para o conhecimento significativo dos mesmos como para o suporte à formação empreendedora, a qual lhes agrega, além do conhecimento profissional, o crescimento pessoal. Diante do cenário atual, onde discentes precisam saber lidar com o quadro econômico do país e se adequarem às exigências do mercado para conquistarem êxito profissional, os docentes necessitam compartilhar conhecimento que faça parte dessa realidade. Dessa forma, sendo o principal objetivo analisar a contribuição das práticas de metodologias ativas para a formação empreendedora no ensino superior tecnológico, utilizou-se como ferramenta um questionário para aplicação de pesquisa exploratória, no qual, nos principais resultados, em sua maioria, os discentes confirmaram a importância da aprendizagem sobre empreendedorismo e o quanto as metodologias ativas tornam o conhecimento significativo. Com isso, o êxito maior se dá no sentido da formação dos discentes, tornando-os de capazes de idealizar, planejar seus próprios caminhos e, conscientemente, transformar tanto a sociedade, como cidadãos empreendedores como, sobretudo, a si mesmos.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Metodologias Ativas, Inovação, Ensino Superior.

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Autor: Érica Aparecida Freire Ramos Bizaio

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: O objetivo deste trabalho foi contribuir para a vantagem competitiva do pequeno negócio através do diagnóstico de como os empreendedores formulam a estratégia empresarial e da caracterização da utilização das ferramentas de design. Tendo como premissa que a vantagem competitiva ocorre quando uma empresa se diferencia das demais, superando seus concorrentes, procurou-se entender se o planejamento estratégico e o design são utilizados como geradores de vantagem competitiva para o crescimento e a sobrevivência dos pequenos negócios. O direcionamento do estudo teve como justificativa a alta taxa de mortalidade dos novos negócios no Brasil e a importância fundamental dos pequenos negócios no tocante ao crescimento econômico, desenvolvimento social e melhor distribuição de renda. Com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada, com finalidade exploratória e descritiva, o trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica seguido de levantamento tipo survey. Para análise dos resultados utilizou-se a estatística descritiva através da análise de frequência, média, moda, mínimo e máximo, pontos totais, quartil e correlação linear. O tratamento dos dados foi realizado por meio do programa Excel para Office 365 e pelo programa IBM SPSS Statistics, versão 22. Como resultado verificou-se que o planejamento estratégico não está inserido como estratégia indispensável para obtenção de vantagem competitiva, apenas 29% dos inquiridos realizam o planejamento de maneira formal. A ferramenta Design, apresenta a perspectiva de se tornar a ferramenta de gestão estratégica dos pequenos negócios. Pois, se revela como uma metodologia capaz de gerar soluções de diferenciação e entrega de valor efetivo para o consumidor final: 54,3% da amostra utiliza profissional de design no desenvolvimento de projetos. Apesar das especificidades dos pequenos negócios, durante a pesquisa, buscou-se identificar a dimensão estratégica do Design, adaptando o modelo da ferramenta de avaliação, desenvolvido por Kooststra, conhecida como Escada do Design. Com base nos dados obtidos, concluiu-se que, os negócios pertencentes à amostra, encontram-se no nível 3 ou DM3 da Escada do Design, configurando que o Design é utilizado de forma funcional. Os empresários conhecem os benefícios do design, contratam o serviço pontualmente para buscar soluções que gerem rentabilidade e diferenciação, investindo com pouca regularidade. Por fim, conclui-se que o diálogo entre gestão e estratégia ainda é inexistente; os empreendedores estão utilizando o Design como diferencial e adquirindo vantagem competitiva, não como parte de uma estratégia consciente, mas por demanda do mercado.

Palavras-chave: Design Estratégico. Empreendedorismo. Inovação. Pequenos Negócios.

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Autor: Jordana Cassia Guedes

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sergio de Sena

Resumo: Este documento inicia abordando a evolução da condição de trabalho até alcançar o cenário atual, inclinando-se para o modo de trabalho permitido para quem atua na Indústria Criativa. O desenvolvimento das “Indústrias Criativas” e relacionadas é visto como a grande solução para que os países possam reinventar e desenvolver sua economia. O valor gerado por essas atividades compõem a “Economia Criativa”. No texto será evidenciado como o comportamento social e empresarial está cada vez mais conectado, e como nesta valorização da “Sociedade do Conhecimento” se dá a “Sociedade em Rede”. Sabendo da parcela de responsabilidade atribuída os computadores e ao advento da internet, acelerado por dispositivos mobiles, a pesquisa preocupou-se em contextualizar esse desenvolvimento das “Tecnologias de Informação e Comunicação”. Ressaltando a importância que no projeto seja implementado o “Design de Usabilidade” como fator essencial a fim de que o usuário sinta-se satisfeito ao utilizar um sistema web ou software. Esse conceito foi abordado no texto e utilizado como base para o desenvolvimento da Plataforma Idea. O objetivo desta plataforma, que é conectar agentes contribuintes da “Economia Criativa”, mediante suas funcionalidades, criação da marca e plano de comunicação para lançamento no mercado, será mostrado ao fim.

Palavras-chave: Economia Criativa, Design de Usabilidade, Tecnologias de Informação e Comunicação.

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Autor: Luis Gustavo Maruco Lins Leal

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena

Resumo: Os danos ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos e lixo são cada vez maiores. São inúmeros os casos já conhecidos resultantes dessa prática inadequada divulgados pela mídia. Em contrapartida nota-se também a preocupação e o posicionamento de pessoas e empresas por um comportamento proativo que percebem os riscos produzidos ao ambiente e se não forem tomadas algumas atitudes a respeito, poderão comprometer a qualidade de vida dos humanos e das outras espécies. Pensando nesse fato, este trabalho apresenta uma plataforma colaborativa capaz de ajudar as empresas privadas e agências públicas em possíveis trocas de informações quanto as suas boas práticas de descarte de seus resíduos, sugerindo até o seu reaproveitamento por parte de outros modelos de negócio ou organizações sociais, seja para o reuso ou para reciclagem quando cabível. Este trabalho usou a metodologia de Rogers et. al (2013), que consiste em estabelecer as necessidade e requisitos para o desenvolvimento do produto (ou serviço), elaborar alternativas e analisá-las durante o processo até a concepção do produto final. Como resultados mais relevantes foi desenvolvida uma plataforma com os recursos necessários para que o usuário realize seu descarte de maneira intuitiva de modo eficiente e eficaz.

Palavras-chave: Resíduos; Descarte; Plataforma colaborativa; Design de Interação.

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Autor: Jorge Luiz Conde

Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciani Vieira Gomes Alvareli

Resumo: A aplicação das metodologias ativas de aprendizagem está se tornando cada vez mais comum no ambiente de ensino superior. Este trabalho propõe discutir essa temática, tendo como premissa a análise de prática inovadora com a utilização do Design Thinking como metodologia para a aprendizagem ativa. A pesquisa justifica-se pelo princípio de que a base conceitual das metodologias ativas transforma o aluno em protagonista no processo de aprendizagem, e que, a partir da proposta de ensino ativo pode-se alavancar as intervenções educativas sociocomunitárias, fundamentadas na autonomia intelectual e cultural, com relação aos processos de produção do conhecimento estruturado de forma colaborativa. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar as contribuições da abordagem do Design Thinking para apoiar alunos no processo ativo de aquisição do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, concebida principalmente como uma pesquisa descritiva, aplicada a um grupo de alunos concluintes de um curso de Administração de uma Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Paraíba/SP. Como resultados verificou-se que a abordagem possibilita, a partir da aplicação de metodologias ativas, maior autonomia aos alunos sobre a aprendizagem e que o modelo ativo de aprendizagem era conhecido por uma parte dos participantes que aprovou o uso do Design Thinking como metodologia ativa no ambiente educacional.

Palavras-chave: Design Thinking. Aprendizagem Ativa. Aluno Protagonista. Inovação Educacional.

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Autor: José Carlos Ribeiro Gonçalves

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena

Resumo: O presente trabalho objetivou criar um sistema pedagógico de ensino sobre empreendedorismo alicerçado nas metodologias do Design Thinking com apoio de ferramentas de Coaching, para contribuir com o ensino médio regular da educação básica, tendo como público alvo jovens de 14 a 18 anos. Foi desenvolvido um modelo pedagógico de ensino fundamentado em pesquisa exploratória no qual buscou dialogar com diversos autores por meio de pesquisa desk em empreendedorismo, educação empreendedora, didática, juventude, coaching e design thinking. O sistema pedagógico de ensino foi prototipado no projeto “Convivência Social”, numa parceria do Centro Universitário Tereza D’Ávila (UNIFATEA) em Lorena – SP com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da mesma cidade. Criou-se um projeto pedagógico (Projeto Pedagógico de Ensino em Empreendedorismo DIPP – Descobrir, Idealizar, Praticar e Potencializar). O projeto DIPP teve sua matriz estruturada em quatro fases, sendo a primeira e segunda fase (Descobrir e Idealizar) norteado pelas ferramentas e metodologias do coaching, as fases (Praticar e Potencializar) fundamentada nas fases Design Thinking, estruturado em dez encontros com as devidas ferramentas e atividades a ser trabalhadas. Propôs aos jovens participantes deste projeto a possibilidade de autoconhecimento e desenvolver uma pequena empresa em vinte dias e apresentar os resultados dentro deste prazo determinado. Como resultado houve a validação das ferramentas e métodos utilizados a partir da prototipação das sistemáticas utilizadas com o grupo. Embasou-se a construção de ferramentas e otimização das já existentes na aplicação de um projeto didático de ensino sobre empreendedorismo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, questionário que foi aplicado junto aos alunos para validação das propostas de ensino sobre empreendedorismo. Após mensuração dos resultados, verificou-se que os jovens melhoraram seu autoconhecimento e prática na construção de um pequeno empreendimento, contribuindo para suas inserções do mercado de trabalho ou como norteador para o processo decisório de suas atividades futuras em um mundo cada vez mais complexo e líquido.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Transformação Social. Juventude. Educação Empreendedora. Design Thinking. Coaching.

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Autor: Arlington Martins de Siqueira

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: As microempresas (MEs), além de enfrentarem obstáculos tipicamente gerenciais, ainda se mantêm à margem de elementos que permitam a sua sobrevivência e crescimento em um cenário fluído e complexo como o brasileiro. Neste contexto, o Design, aplicado de forma estratégica, pode se tornar um elo integrador entre microempresas e inovação, na medida em que aborda a complexidade a partir da perspectiva do projetar. Neste sentido, a partir do método de pesquisa Design Science Research (DSR), foi proposto um framework conceitual para a inserção do Design como fator de inovação em microempresas industriais. Para isto, foi realizada uma pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário online, bem como uma entrevista com o gestor de uma microempresa industrial na região do Vale do Paraíba Paulista. A pesquisa de campo evidenciou alguns aspectos em relação à inovação nas microempresas, como o uso de fontes externas de conhecimento, um processo informal de desenvolvimento e baseado na experimentação, além do papel fundamental que o gestor da empresa e o designer desempenham neste processo. Além disso, uma maior flexibilidade e menor burocracia, favorecem a mudança nestas empresas mas, no entanto, fragilidades financeiras e de gestão da propriedade intelectual podem ser barreiras para se implementar novas soluções no mercado. Como consequência deste estudo, foi elaborado um modelo conceitual que contribuiu para o desenvolvimento do Framework Metaprojetual para Inovação em Microempresas Industriais (FraME-i). Este representa um sistema modular baseado em overlays que, apoiado pela abordagem do metaprojeto e pelas ferramentas do Design Estratégico, aponta caminhos para a construção e implementação de uma solução inovadora.

Palavras-chave: Inovação, Design Estratégico, Metaprojeto, Framework,
Microempresas Industriais.

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Autor: Genésio Marcondes Júnior

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: Realizou-se revisão de literatura a respeito da Inovação como processo, mostrando um panorama geral dos conceitos de inovação, de desenvolvimento de produto e a relação do empreendedor nesse processo. Posteriormente, averiguou-se a influência do formato afunilado do comedouro para gatos no consumo de ração, uma proposta de inovação apresentada pela marca TG CAT´S. A pesquisa se deu utilizando o Ciclo de Feedback: Construir – Medir – Aprender do método Startup Enxuta, e a ferramenta Fatorial Completo 2K do Planejamento de Experimentos. O experimento analisou os efeitos de três fatores: o tipo de comedouro, comparando o TG CAT’S com os comedouros comuns; o tipo de focinho de gato, contrapondo a utilização dos comedouros pelos gatos normocefálicos (focinho normal) e pelos braquicefálicos (focinho achatado); e a quantidade de gato na residência, verificando se os números de gatos interferem na eficiência do produto. Os resultados demonstraram que o formato afunilado do comedouro para gatos influencia o consumo de ração diante das seguintes condições: o TG CAT´S quando utilizado por gatos de focinho normal resulta em sobras de ração próximas a zero gramas; quando utilizado por gatos de focinho achatado, as sobras são muitas, mas em menor quantidade comparado com as sobras dos comedouros convencionais; e a quantidade de gatos de focinho normal na casa não interfere na eficiência do produto, as sobras de ração sempre serão niveladas a zero gramas.

Palavras-chave: inovação; teste de produto; Startup Enxuta; Planejamento de Experimentos.

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Autor: Natália Aparecida Soares

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo: Este trabalho investigou os processos, materiais e modelos de design de embalagens a fim de desenvolver e testar uma nova embalagem secundária para creme dental, a qual servirá de solução alternativa para as atuais disponíveis no mercado. O objetivo foi propor uma embalagem multipack com redução de material para tubos de creme dental, considerando questões mercadológicas e de sustentabilidade. Para tanto, o trabalho se utilizou de uma metodologia exploratória que consiste na utilização de uma pesquisa quantitativa de observação que testa e valida junto aos consumidores os protótipos construídos a partir do método do metaprojeto. A nova proposta de embalagem secundária desenvolvida utiliza menos material se comparada com a atual e abrange a necessidade atual do processo de produção e não atrapalha o ponto de venda. Outro valor agregado é a possibilidade de vender mais de um produto na mesma compra, por se tratar de uma embalagem multipack.

Palavras-chave: Design. Embalagem. Multipack. Redução de material.

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Autor: Pedro Henrique Villela Freire

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: A construção civil é um dos setores da indústria com o maior consumo de recursos naturais e considerada uma das atividades menos sustentáveis do planeta, sendo necessária a criação de novas tecnologias e possibilidades para restringir e simplificar suas etapas, gerando a diminuição destes impactos. Nesse contexto, o pensamento de sustentabilidade vem sendo muito discutido em diversos setores. A sustentabilidade tem como objetivo interligar questões sociais, econômicas, culturais e ambientais da sociedade. Conceitos como o design sustentável e arquitetura sustentável buscam criar indicações e atributos para obtenção de resultados ambientalmente conscientes. Com a necessidade de novas tecnologias e sistemas construtivos simplificados e com menos impactos, o container reutilizado torna-se uma opção de construção mais sustentável. Apresentando características sustentáveis, os containers estão sendo utilizados como sistema construtivo em diversos locais do mundo, servindo como residências, comércios, instituições, abrigos de emergência e em canteiros de obras, por exemplo. O container, mesmo apresentando um perfil sustentável, deve seguir critérios definidos por ferramentas da sustentabilidade para que sejam assim considerados. A partir desta necessidade foi criada uma Matriz da construção sustentável, que pode ser utilizada para verificar o nível, em uma determinada “Escala de Sustentabilidade”, de uma edificação em container como construção sustentável. Como resultado da matriz, além da definição do seu nível de sustentabilidade, podem ser identificados os pontos fracos e as possibilidades de melhorias que uma construção ou projeto em container apresentam. A definição de níveis de sustentabilidade obtidos através do uso da matriz incentiva profissionais, investidores e proprietários a projetar e construir de forma mais sustentável, levando em conta os princípios da arquitetura sustentável. A matriz pode ser utilizada para auxiliar na fase de projeto, na construção e em reformas, mas também pode ser utilizado como ferramenta de estudo em universidades, fomentando a discussão de sustentabilidade e novas tecnologias.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Design Sustentável, Arquitetura Sustentável, Construções Sustentáveis, Container, Matriz.

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Autor: Bruno de Camargo Eduardo

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: Ao estudar a zona rural do município de Lorena/SP, depara-se com a realidade que assola a população daquela região, a falta de renda que gera a baixa qualidade de vida. No contexto da história, se constata a grande migração do homem do campo para os centros urbanos, chamado de êxodo rural. Não diferente de muitas famílias da década de 80, período em que o setor industrial foi o grande atrativo para uma mudança de área a fim de buscar uma melhor qualidade de vida. Observa-se que, no contexto atual, as vagas de emprego para os moradores já existentes na cidade são limitadas, fazendo com que a migração de famílias inteiras da zona rural para a cidade acabe gerando nessas áreas um tipo de problema social que é a falta de emprego, sendo esse problema enfrentado há décadas por famílias advindas do meio rural para o urbano. A pesquisa encontrou o suporte teórico nas Tecnologias Sociais (TS) e no conhecimento empírico do pesquisador para propor as seguintes intervenções: pormenorizar as necessidades para o desenvolvimento de caminhos sustentáveis locais; desenvolver ações que permitam atender às necessidades identificadas e suplementares a comunidade rural com projetos e meios a fim de obter uma economia solidária e sustentável, considerando os princípios da TS. A partir desses levantamentos, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma cartilha de inclusão social, com o intuito de oferecer meios para a geração de renda das comunidades rurais do município de Lorena/SP, tendo em vista a importância da TS como ferramenta para solucionar o problema de geração de renda, consequentemente, o abandono das zonas rurais. A metodologia empregada foi alicerçada na pesquisa-ação voltada diretamente à TS com a intenção de gerenciar programas direcionados à política de inclusão social e ao empreendimento solidário. Além disso, pode-se sugerir a disponibilização para outros municípios em igual realidade.

Palavras-chave: Design Social, Tecnologias Sociais, Inclusão e Inovação Social.

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Autor: Rodrigo de Brito Dionisio

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar as principais características de um sistema que utiliza a tecnologia web para que o mesmo tenha uma otimização em sua usabilidade, fácil acesso à informação e a melhor prática para sua construção aplicada ao estágio supervisionado. Mais especificamente, buscou-se determinar as principais etapas que devem ser trilhadas no planejamento e na criação de um sistema web de modo que o mesmo possa ter otimizada sua usabilidade e que traga satisfação ao usuário. Na criação do mapa de um site é possível observar a hierarquia do sistema e seus possíveis links juntamente com o planejamento do sistema através de wireframes e grids, que são norteadores na criação da estrutura das páginas do sistema. A pesquisa revelou que a usabilidade é um ponto crucial para o sucesso de um sistema web, podendo ser este um fator de inovação e grande diferencial no mercado atual, que o usuário deve ser considerado em todas as etapas do projeto e que o estudo em questão foi capaz de responder as questões elencadas no inicio deste trabalho, pois muitas vezes os sistemas são difíceis de se utilizar porque os projetistas muitas vezes não consideram o usuário em seus projetos, sem mencionar a analise documental, reuniões com usuários e testes do sistema. Os resultados alcançados contribuem com o campo do Design, Inovação e Tecnologia enfatizando-se que a usabilidade é requisito essencial para a criação de um produto (sistema) dentro do prazo e orçamentos estipulados e que tragam satisfação para seus usuários além de atender o propósito para o qual foram criados.

Palavras-chave: Planejamento, Sistema Web, Usabilidade.

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