Docência E Inovação Na Educação

SOBRE O CURSO

Apresentação

Existe uma grande demanda no mercado do Vale do Paraíba e região por Cursos nas áreas das Ciências Humanas. O curso de pós em Docência e Inovação na Educação busca contemplar uma demanda na formação docente pelo viés da reflexão para a ação das práticas pedagógicas alinhada com tecnologias aplicadas em educação. Esta proposta de O Curso de pós-graduação desenvolve-se de forma colaborativa por meio da interação contribuindo no aprimoramento de educadores, designers instrucional ou educacional e de profissionais das diversas áreas interessados na docência. As disciplinas combinam teoria e práticas com uso de tecnologias educacionais tendo o aluno como protagonista do processo de aprendizagem.

O Curso de Pós-Graduação “Lato sensu” em Docência e Inovação na Educação está em conformidade com a Resolução MEC/CNE Nº 1, de 6 de abril de 2018.

• Aperfeiçoar a formação e práticas educativas;
  • Desenvolver projetos e atividades de ensino aprendizagem que incluem tecnologias educacionais; para o público da indústria 4.0;
  • Compreender o uso de tecnologias diversificadas em práticas educativas;
  • Desenvolver aulas a partir das chamadas Metodologias Ativas;
  • Discutir e desenvolver pesquisas sobre o exercício da docência e da inovação em educação.

Público-Alvo

Concluintes dos cursos de licenciatura, gestores de escolas, coordenadores, docentes, educadores em geral, design instrucional/ educacional, tutores.

Duração

O Curso apresenta uma carga horária de 360 horas, sendo até 20% em EAD, além do Trabalho de Conclusão de Curso.

Periodicidade das Aulas:

As aulas ocorrerão preferencialmente quinzenais aos sábados 08h às 17h.

Metodologia de Ensino

• Disciplinas ou parte delas serão oferecidas em EAD no sentido de incentivar à autonomia;
  • Os professores adotarão como estratégias de ensino com uso de tecnologias educacionais;
  • Serão solicitados trabalhos extraclasses, exercícios individuais e em grupo, seminários, estudo de casos e vídeos.
  • Ao término de cada disciplina, os professores realizarão avaliação final que pode ser escrita ou a realização de um trabalho prático;
  • Para o desenvolvimento do Curso serão utilizados todos os recursos necessários ao bom desenvolvimento, inclusive sala de projetos, assim como os laboratórios de informática;
  • Também faz parte da metodologia palestras e seminários;
  • No término do curso, os alunos deverão apresentar um Trabalho Final de Conclusão em formato de artigo científico a uma banca formada por professores.

Requisitos:

Ter concluído curso superior.

Certificado Conferido

O cumprimento dos procedimentos de aprovação dará direito ao Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência e Inovação na Educação.

Documentos para Matrícula: (1 cópia de cada)

• 1 foto 3X4 recente
    • Diploma da Graduação
    • Histórico Escolar da Graduação
    • Certidão de Nascimento ou Casamento
    • RG
    • CPF
    • Comprovante de residência
    • Currículo atualizado
    • Requerimento: O requerimento de matrícula será expedido pela Secretaria da Pós-Graduação
    • Contrato: O contrato de prestação se Serviços Educacionais será assinado no ato da matrícula.

DISCIPLINAS

C/H

Aprendizagem Significativa, Mediação e Avaliação da Aprendizagem

Neuropedagogia e Aprendizagem

Produção de REAs

Narrativas e Linguagem Híbrida

Inteligência Artificial na Educação

Games e Aprendizagem

Gamificação

Blended Learning (Ensino Híbrido)

Aprendizagem Baseada em Projetos

Design Thinking para Educadores

Peer Instruction

Microlearning

Caso de Estudo

Plataformas Digitais em Educação

Didática do Ensino Superior

Metodologia de Pesquisa

Trabalho de Conclusão de Curso

Carga-horária total

Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Marcelino Bento

Pós-doutorado em andamento, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Tecnologias da Inteligência e Designer Digital pela PUCSP – linha de Pesquisa: Aprendizagem e Semiótica Cognitiva. Mestre em Educação pela UMESP-SBC. Pedagoga – Graduada e pós-graduada pela UNISAL-Lorena.

Currículo:  http://lattes.cnpq.br/7723002210560216

MENSALIDADES A PARTIR DE R$ 312,00*

*Consultar condições de desconto.

Matrícula com 50% de desconto (equivale a primeira mensalidade) + 19 parcelas de R$390,00

…………………………………………………………………

*Ex-alunos UNIFATEA e empresas conveniadas possuem 20% de desconto no valor das mensalidades.

SECRETARIA PÓS-GRADUAÇÃO: Inscrições e Informações
E-mail: posgraduacao@fatea.br