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BOLSAS INSTITUCIONAIS

O que são as Bolsas Institucionais?

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa.
  • PIBIC
  • PIBITI
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  • PIBID
  • PIC
  • Sociedade Científica

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento – PIBIC - CNPq concedeu uma quota de 9 bolsas para o Centro Universitário Teresa D'Ávila, vigente no período de agosto de 2018 a julho de 2020 a ser distribuída ao corpo docente e discente altamente qualificado para o desenvolvimento e a ampliação das investigações cientificas na instituição.

Objetivos gerais do Programa PIBIC:

  • Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.
  • Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
  • Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para Alunos de graduação.
  • Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
  • Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos Alunos na pós-graduação.
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem Alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

COMITÊ INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PIBIC:

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Prof. Dra. Bruna Caroline Marques Gonçalves

Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Prof. Dr. Marcílio Farias da Silva

Prof. Dra. Maria Cristina Marcelino Bento

Prof. Dr. Luiz Antônio Feliciano

Prof. Dr. Bruno Guedes Fonseca

Avaliador externo: Prof. Dr. Gilbert Silva (UNIFEI / Bolsista PQ CNPq 2)

Avaliador adjunto: Prof. Dr. Eduardo Norberto Codaro (FEG UNESP)

PROJETOS DE PESQUISA – PIBIC

(Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) 

2018/2019

Aluno: Maria Helena Queiroz

Professor: Profa. Dra. Bruna Caroline Marques Gonçalves

Título do Trabalho: Influência de fármacos antimicrobianos sobre a viabilidade celular da microalga Chlorella Minutíssima

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Aluno: Laís Lima Ribeiro

Professor: Prof. Dr. Bruno Guedes Fonseca

Título do Trabalho: Avaliação da capacidade de Cupriavidus Basilensis em metabolizar os principais compostos tóxicos presentes em hidrolisado hemicelulósico de palha de arroz

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Aluno: Thamires de Oliveira Martins

Professor: Profa. Dra. Claudia Lysia de Oliveira Araujo

Título do Trabalho: Análise ergonômica de postos de trabalho

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Aluno: Ana Júlia Eugênio Barros

Professor: Profa. Dra. Flávia Gabriela da Costa Rosa

Título do Trabalho: Diário de um ex-detento: imaginários sociais e reinserção social contemporânea

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Aluno: Carolina Matos de Araujo

Professor: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Título do Trabalho: Design e tecnologia: desenvolvimento de joias a partir do nióbio e outros metais no Lab Design de Joias da faculdade

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Aluno: Thayná Carolina Oliveira

Professor: Prof. Dr. Luiz Antônio Feliciano

Título do Trabalho: Espaço e sustentabilidade: as transformações sócio-ambientais em torno da agricultura urbana

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Aluno: Vitoria Cristina de Andrade Martins

Professor: Profa. Dra. Maria Cristina Marcelino Bento

Título do Trabalho: Gamificação aplicada à extensão universitária: uma proposta por meio de framework

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Aluno: Brendon Willian Guedes Barbosa

Professor: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Título do Trabalho: Nanoarte: Diálogo reflexivo entre arte, ciência e tecnologia dos materiais

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Aluno: Juana Tannus Ferraz

Professor: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Título do Trabalho: Direitos humanos, valores e igualdade social: da diferença às alianças colaborativas

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento – PIBITI - CNPq concedeu uma quota de 2 bolsas para o Centro Universitário Teresa D'Ávila, vigente no período de agosto de 2018 a julho de 2020 a ser distribuída ao corpo docente e discente altamente qualificado para o desenvolvimento e a ampliação das investigações cientificas na instituição.

Objetivos:

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

As bolsas de iniciação tecnológica - PIBITI serão concedidas por quotas às:

  • Instituições de ensino e/ou pesquisa (públicas, privadas, confessionais e comunitárias);
  • que atuam na área tecnológica e de inovação;
  • que mantêm comprovada interação com empresas e/ou com a comunidade;
  • cujos bolsistas devam participar de projetos vinculados a empresas e/ou organizações.

Objetivos gerais do Programa PIBITI:

  • Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
  • Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.
  • Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

COMITÊ INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PIBITI

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Prof. Dra. Bruna Caroline Marques Gonçalves

Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Prof. Dr. Marcílio Farias da Silva

Prof. Dra. Maria Cristina Marcelino Bento

Prof. Dr. Luiz Antônio Feliciano

Prof. Dr. Bruno Guedes Fonseca

Avaliador externo: Prof. Dr. Gilbert Silva (UNIFEI / Bolsista PQ CNPq 2)

Avaliador adjunto: Prof. Dr. Eduardo Norberto Codaro (FEG UNESP)

PROJETOS DE PESQUISA – PIBITI – 2018/2019

Aluno: Ana Claudia Pereira de Aquino

Professor: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Título do Trabalho: Design e Inovação: Mapeamento e análise nas indústrias na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (SubRegião 3)

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Aluno: Caio Fernando da Silva

Professor: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Título do Trabalho: Gestão de Design: Desenvolvimento de um manual de procedimentos técnicos para ateliês de fabricação de artefatos cerâmicos

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Aluno: Thomas Vinícius da Motta Galvão

Professor: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Título do Trabalho: Design e TA: Desenvolvimento de Produtos e análise dos materiais centrados no usuários

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Aluno: Vânia da Silva Gonçalves

Professor: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Título do Trabalho: Estudo de tempos e métodos em uma empresa de lubrificantes e desengraxantes

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento – PIBIC-EM - CNPq concedeu uma quota de 18 bolsas para o Centro Universitário Teresa D'Ávila, vigente no período agosto de 2018 a julho de 2020 a ser distribuída ao corpo docente e discente altamente qualificado para o desenvolvimento e a ampliação das investigações cientificas na instituição. O programa PIBIC-EM contempla parcerias com 3 escolas do Ensino Médio no município de Lorena/SP: Instituto Santa Teresa, E. E. Luiz de Castro Pinto e ETEC Pe. Carlos Leôncio da Silva (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)

A partir de experiências positivas com estudantes do Ensino Médio, em algumas instituições brasileiras, e do sucesso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC na formação de profissionais e pesquisadores, o CNPq ampliou o programa para os estudantes de escolas públicas do Ensino Médio, criando, em 2003, a Iniciação Científica Júnior.

Com foco na criação de uma cultura científica, o PIBIC-EM é dirigido aos estudantes do ensino médio e profissional com a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos; de despertar vocação científica e de incentivar talentos potenciais, mediante sua participação em atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado de instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas ou institutos tecnológicos.

Objetivos gerais do Programa PIBIC-EM:

Fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.

Principais aspectos do programa:

O PIBIC-EM será operacionalizado pelas Instituições de Ensino e Pesquisa (Universidades), Institutos de Pesquisa e Institutos Tecnológicos (CEFETs e IFs) que tiverem PIBIC e/ou PIBITI para desenvolverem um PROGRAMA de educação científica que integre os estudantes das escolas de nível médio, públicas do ensino regular, escolas militares, escolas técnicas, ou escolas privadas de aplicação.

O PIBIC-EM deverá ser incorporado às atividades do PIBIC e do PIBITI da Instituição, no processo de seleção e de avaliação por comitês externos. As instituições que se enquadrarem nessas características poderão pleitear uma cota de bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio no âmbito do PIBIC-EM.

COMITÊ INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PIBIC-EM

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro
Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva
Profa. Dra. Bruna Carolina Marques Gonçalves
Prof. Dr. Marcílio Farias da Silva
Profa. Dra. Maria Cristina Marcelino Bento
Prof. Dr. Luiz Antônio Feliciano
Prof. Me. Bianca Siqueira Martins Domingos
Prof. Me. Paulo Marcelo Mota Nascimento
Representante Institucional da Etec Padre Carlos Leôncio da Silva
Representante Institucional da Escola Estadual Luiz de Castro Pinto
Avaliador externo: Prof. Dr. Gilbert Silva (UNIFEI / Bolsista PQ CNPq 2)
Avaliador adjunto: Prof. Dr. Eduardo Norberto Codaro (FEG UNESP)

PROJETOS DE PESQUISA – PIBIC-EM – 2018/2019

Aluno: Maria Cecília Mota Marques

Professor: Profa. Me. Bianca Siqueira Martins Domingos

Título do Trabalho: Produção do Espaço Urbano: Estudo acerca de Processos de Gentrificação no município de Lorena/SP

Escola: Pe. Carlos Leôncio da Silva – ETEC

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Aluno: Aline Ferreira da Silva

Professor: Prof. Me. Mateus Afonso Gomes

Título do Trabalho: Lab. e prática experimental no ensino das ciências naturais

Escola: Pe. Carlos Leôncio da Silva – ETEC

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Aluno: Rafaela Victoria Pereira de Assis

Professor: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Título do Trabalho: Aplicação de Polímeros no processo de confecção de Novos Materiais

Escola: Pe. Carlos Leôncio da Silva – ETEC

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Aluno: Daniele Cardoso de Mello e Oliveira

Professor: Prof. Me. Diego de Magalhães Barreto

Título do Trabalho: Novas Mídias: O olhar dos alunos do ensino médio no processo de comunicação institucional

Escola: Pe. Carlos Leôncio da Silva – ETEC

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Aluno: Mariana Andrade Espíndola

Professor: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Título do Trabalho: Design, Empreendedorismo e Inovação: A percepção dos alunos do EM

Escola: Pe. Carlos Leôncio da Silva – ETEC

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Aluno: Kely Neves dos Santos de Miranda

Professor: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Título do Trabalho: Design, Empreendedorismo e Inovação: A percepção dos alunos do EM diante dos novos materiais

Escola: Pe. Carlos Leôncio da Silva – ETEC

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Aluno: Davi Pereira da Silva

Professor: Profa. Me. Bianca Siqueira Martins Domingos

Título do Trabalho: Implantação de QR Codes em Edificações Históricas no Município de Lorena/SP

Escola: Professor Luiz de Castro Pinto

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Aluno: Raiane Bueno Silvino

Professor: Profa. Dra. Bruna Caroline Marques Gonçalves

Título do Trabalho: O ensino de química para os alunos do Ensino Médio

Escola: Professor Luiz de Castro Pinto

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Aluno: Débora Karine da Silva Santos

Professor: Prof. Dr. Luiz Antônio Feliciano

Título do Trabalho: Educomunicação: A utilização dos meios de comunicação para a difusão e popularização da ciência

Escola: Professor Luiz de Castro Pinto

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Aluno: Isabela Vitória de Jesus Azevedo

Professor: Profa. Dra. Maria Cristina Marcelino Bento

Título do Trabalho: Metodologias Ativas aplicado ao ensino e aprendizagem no Ensino Médio

Escola: Professor Luiz de Castro Pinto

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Aluno: Jones Maximo

Professor: Prof. Me. Paulo Marcelo Mota Nascimento

Título do Trabalho: Desenvolvimento de fármacos pela ótica do Ensino Médio

Escola: Professor Luiz de Castro Pinto

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Aluno: Ingrid Gonçalves Espindola

Professor: Prof. Dr. Marcílio Faria da Silva

Título do Trabalho: Metodologias ativas aplicada ao ensino de Matemática para os alunos do Ensino Médio

Escola: Professor Luiz de Castro Pinto

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Aluno: Chiara de Matos Domingos

Professor: Profa. Dra. Claudia Lysia de Oliveira Araujo

Título do Trabalho: Simulação da ONU: O olhar do Ensino Médio em relação aos parâmetros da saúde

Escola: Instituto Santa Teresa

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Aluno: Tiago Sampaio Leite

Professor: Prof. Dr. José Ricardo Flores Faria

Título do Trabalho: O olhar do Ensino Médio para as olimpíadas do conhecimento

Escola: Instituto Santa Teresa

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Aluno: André Luiz Filippini

Professor: Prof. Dr. Luiz Antônio Feliciano

Título do Trabalho: Educomunicação: A utilização dos meios de comunicação para processo de aprendizagem no Ensino Médio

Escola: Instituto Santa Teresa

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Aluno: Renan Giffoni dos Santos

Professor: Prof. Dr. Ricardo Mendonça Neves dos Santos

Título do Trabalho: Oficinas Tecnológicas nas perspectivas dos alunos do Ensino Médio

Escola: Instituto Santa Teresa

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Aluno: Maria Júlia de Oliveira Moura

Professor: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Título do Trabalho: Educação Financeira no Ensino Médio

Escola: Instituto Santa Teresa

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Aluno: Ana Laura dos Santos Carvalho

Professor: Prof. Dr. João Francisco Pereira Nunes Junqueira

Título do Trabalho: Projeto de Leitura: Um olhar dos alunos do Ensino Médio no ensino de literatura

Escola: Instituto Santa Teresa

Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de Professores para a educação básica.

O programa concede bolsas a Alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um Professor da escola.

Objetivos:

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de Professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus Professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
  • e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

O PIBID e o UNIFATEA:

O Projeto Pibid CAPES/UNIFATEA vem se constituindo de uma experiência ímpar de formação docente para a Educação Básica, a partir da imersão de Licenciandos de Biologia, Letras Português, Letras Inglês e Pedagogia. Os alunos das Licenciaturas que participaram do projeto somam 100, sendo que houve substituições de aproximadamente 30% dos bolsistas de Iniciação à docência, na maioria dos casos, pela contratação dos bolsistas como professores de Educação Básica em outra escola não parceira e que inviabilizou a carga horária mínima exigida para o projeto, somada aos formandos.

Foram desenvolvidas, nas Escolas parceiras, atividades facilitadoras para o ensino-aprendizagem de conteúdos da sequência didática de cada uma das disciplinas pertinentes ao projeto, dentre estas atividades destacam-se o uso de mídias para o ensino de Português, as atividades lúdicas, oficinas de leitura e escrita e de ensino de ciências para o Fundamental I e o desenvolvimento de jogos pedagógicos para o ensino de Biologia, os quais estão passando por um tratamento em seu Design e serão depositados nos espaços pedagógicos das Escolas parceiras. O Programa PIBID está inserido como metodologia ativa do Instituto Superior de Educação da IES que mobiliza, não somente a formação dos licenciandos não Pibidianos, mas também os Docentes da IES, que são convidados a participar das atividades nas Escolas Parceiras e a contribuírem com as atividades de formação dos alunos da IES e de seus pares. O Evento destaque ficou por conta do I Seminário Salesiano PIBID, que reuniu as IES Salesianas Centro Universitário Teresa D´Avila – UNIFATEA e o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal. Outro destaque foi a continuidade das relações estreitadas com o PIBID 2012/13 com a Harward University, agora com o envolvimento do LASPAU - Academic and Professional Programs for the Americas, trocando metodologias ativas de ensino, pesquisa e extensão.


Contato:

E-mail: pssena@gmail.com 

Telefone: + 55 (12) 2124-2853

Projeto de Iniciação Científica da UNIFATEA

PROJETOS DE PESQUISA – PIC

(Programa Institucional de Iniciação Científica) – 2016/2018

Professor: Dr. Luiz Antônio Feliciano

Aluno: Thayná Carolina Oliveira Loureto de Castro

Instituição/Curso: UNIFATEA - COMUNICAÇÃO SOCIAL

Título do trabalho: Juventude e experiência: as identidades a partir das narrativas fotográficas

Sociedade Científica

ADP - Associação dos Designers de Produto 

A ADP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e de âmbito nacional que tem o objetivo de aproximar os profissionais, estudantes, instituições e empresas atuantes na área com a finalidade de desenvolver, promover, divulgar, regulamentar e apoiar a atividade do design no Brasil.

SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso Científico

Atividades para jovens durante a reunião anual da SBPC.

A quem se destina?

Estudantes do Ensino Básico e Técnico.
SBPC Jovem na 63ª. Reunião da SBPC

ADG - Associação dos Designers Gráficos (ADG Brasil)

A Bienal Brasileira de Design Gráfico. Seu legado é proporcional ao desafio de mantê­-lo. A organização da 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico durante o primeiro semestre de 2013 buscou compensar a não realização da mostra em 2011. O intervalo de produção dos projetos a serem inscritos foi ampliado de dois para quatro anos, o que resultou na maior edição da Bienal já realizada em número de jurados (89) e trabalhos selecionados (444).

SBPMAT - Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) 

Este evento procura aproximar pesquisadores em Ciência e Engenharia de Materiais do Brasil e do Exterior. Ao propor cruzamentos multi, inter e transdisciplinares na pesquisa em materiais, os encontros da SBPMat procuram integrar o desenvolvimento científico a inovações e aplicações tecnológicas em materiais, biomateriais, processos e dispositivos.

ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção

A ABEPRO é a instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção. A associação atua há mais de 20 anos assumindo as funções: de esclarecer o papel do Engenheiro de Produção na sociedade e em seu mercado de atuação, ser interlocutor junto às instituições governamentais relacionadas à organização e avaliação de cursos (MEC e INEP) e de fomento (CAPES, CNPq , FINEP e órgãos de apoio à pesquisa estaduais), assim como em organizações privadas, junto ao CREA , CONFEA, SBPC, ABENGE e outras organizações não governamentais que tratam a pesquisa, o ensino e a extensão da engenharia.

ABAL - Associação brasileira do alumínio

A ABAL congrega empresas associadas que representam 100% dos produtores de alumínio primário, fazendo parte também as transformadoras de alumínio - que representam cerca de 80% do consumo doméstico brasileiro –, consumidoras de produtos de alumínio, fornecedores de insumos, prestadores de serviços e comerciantes. 

ABPol - Associação Brasileira de Polímeros

A Associação Brasileira de Polímeros – ABPol é uma sociedade civil, de âmbito nacional e sem fins lucrativos. Criada em setembro de 1988, atua junto a empresas e instituições de ensino e pesquisa, e tem por finalidade viabilizar a geração de competência para o desenvolvimento na área dos materiais poliméricos. 

ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Pioneira, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração nasceu nos anos 40, acompanhando o início do processo brasileiro de industrialização.
Agindo sobretudo no âmbito do intercâmbio do conhecimento técnico-científico, voltado à permanente busca do aperfeiçoamento dos profissionais dedicados ao desenvolvimento das áreas da metalurgia e dos materiais, a ABM tem atingido seus objetivos e reúne mais de 5.000 Associados 

CONTATO / CONTACT / CONTACTOS

  • +55 (12) 2124-2850
  • De segunda à sexta-feira, das 09h30 às 18h From Monday to Friday, from 09:30 a.m. to 6:00 p.m. De lunes a viernes, de las 9h30 a las 18h
  • rel.institucionais@fatea.br