Menu fechado

Comitê de Ética e Pesquisa

É uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP.

Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP.

A maioria dos processos relacionados à análise ética ocorre em ambiente eletrônico por meio da ferramenta eletrônica chamada Plataforma Brasil.

OBJETIVO

  • Analisar de forma ética os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil.
  • Garantir a segurança, proteção e garantia dos direitos dos participantes de pesquisa

DOCUMENTOS

PERGUNTAS FREQUENTES

Nos termos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, de 12 de dezembro de 2012, todo projeto de pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetido à apreciação de um CEP.

Todas as pesquisas, em qualquer área do conhecimento envolvendo seres humanos. Os projetos devem ser submetidos ao CEP-UNIFATEA.

O CEP analisa a eticidade dos projetos. Apenas nas situações em que os métodos de pesquisa implicarem em conseqüências éticas é que estes aspectos serão considerados no Parecer. Mas é eticamente incorreto submeter os sujeitos da pesquisa aos riscos inerentes a um projeto de Pesquisa que apresenta problemas metodológicos.

Apenas os projetos relacionados com as áreas temáticas especiais informadas no verso do formulário Folha de Rosto são enviados para a Conep (Grupo I e II). Lembre-se que se este for o caso de seu projeto o prazo para o recebimento do Parecer final da Conep é acrescido do tempo necessário para o recebimento do Protocolo na Conep, sua distribuição entre os membros, análise e discussão na Plenária da Comissão. Acrescente pelo menos mais dois meses para este processo em seu cronograma.

O CEP não analisa projetos que já tenham iniciado a coleta de informações ou dados.

Sim. O modelo apresentado deve ser entendido apenas como uma sugestão. Use o modelo que desejar, mas certifique-se que todas as informações necessárias foram inseridas e que estejam escritas de forma a possibilitar seu correto entendimento pelos sujeitos/objetos da pesquisa. Não inclua termos técnicos ou jargões em Termos de Consentimento destinados à população em geral. Seja direto, simples e claro.

CONTATO COMITÊ DE ÉTICA

  • +55 (12) 2124-2849
  • 5ª Feira das 14h00 às 19h00
  • valdineahertel@gmail.com