Menu fechado

GRUPOS DE PESQUISA

 

Grupo de Pesquisa em Projeto de Produto e Tecnologias Sociais

Para mais informações, CLIQUE AQUI! 

 

Grupo de Pesquisa em Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Design, Tecnologia e Educação – LAPED

Para mais informações, CLIQUE AQUI!

 

  • Laboratórios
  • Laboratório de Materiais
  • Laboratório de Ergonomia

Laboratório de Design de Joias

Como instituição social, o UNIFATEA tem a função de gerar e difundir o saber, deste modo, a cada ano, realiza por meio do Núcleo de Extensão projetos, ações, eventos, e palestras, que venha contribuir ao desenvolvimento econômico e social, assim sendo, em 2018 oportuniza aos nossos docentes e convidados a proporem a toda comunidade cursos livres, rápidos e com os preços acessíveis nos horários: manhã, tarde e ou sábados. A proposta dos cursos deverá objetivar o despertar em nosso publico o empreendedorismo, e também que venham contribuir com o conhecimento para o ingresso ou aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento na qualificação e melhoria do mercado de trabalho.

O Laboratório de Design de Joias é fruto de um projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq, em 2014, para desenvolver projetos de pesquisa na área de Design de Materiais, tais como TCCs, artigos acadêmicos e projetos de mestrado, com certificado.

O espaço tem como proposta pesquisar a utilização do Nióbio junto a outros materiais. O uso do Nióbio como matéria prima deve-se ao fato do Brasil deter 98% de todo o Nióbio do mundo, mas não tem tecnologia ou pesquisa para processar, tratar, manipular o produto. O metal é utilizado em turbinas de aviões, foguetes, computadores, sondas etc.

Laboratório de Materiais, Texturas e Modelagem: “Prof. Dr. Wilson Kindlein Júnior”

O Laboratório de Materiais, Texturas e Modelagem do Centro Universitário Teresa D`Ávila – UNIFATEA foi criado em 2010 por meio da aquisição do auxilio individual - Edital MCT/CNPq 14/2008 - Universal - Faixa A - até R$ 20.000,00 - vigência: 2008-2011 – Faixa A, Processo 481703/2008-0.

Ao longo do tempo, as parcerias foram estabelecidas com os cursos da UNIFATEA, instituições parceiras (Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC – Unidades de Cruzeiro e Pindamonhangaba, SP - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ – Resende, RJ, Escola Técnica Estadual Pe. Carlos Leôncio da Silva – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS, Escola Estadual Prof. Luiz de Castro Pinto, Instituto Santa Teresa – IST, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) com trabalhos interdisciplinares com o uso contínuo e constante da infraestrutura e recursos do espaço.

Neste movimento exógeno a faculdade estabeleceu vínculos ligados ao mercado de trabalho (bolsas de Inovação Tecnológica – PIBITI) e acadêmicas (PIBIC, PIBIC-EM e CsF) que diversas pesquisas e projetos estão em andamento nas âmbito de empresas regionais e locais – níveis nacional (micro, pequenas empresas e empreendimentos sociais) e multinacionais. Em relação a acadêmica participam da parceria com o laboratório, universidades brasileiras e estrangerias consolidadas e escolas públicas, particulares da rede de ensino fundamental e médio.

Em 2013, o CNPq aprovou o auxilio individual ao Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro referente ao Universal 14/2013 - Faixa C - até R$ 120.000,00, Processo 485752/2013-1 que possibilitou a aquisição de impressora 3D oferendo suporte as atividades de prototipagem rápida, Mockups e o desenvolvimento de produto.

A equipe participa de projetos interdisciplinares e interinstitucionais, como por exemplo, a UNIFEI, sobretudo vinculados ao Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais e Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade com aprovação do Edital Universal - 2013, Faixa A, Processo 476905/2013-3, coordenado pelo Prof. Dr. Adilson da Silva Mello e colaboradores Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro, Profa. Bianca Siqueira Martins Domingos e egressos do UNIFATEA, como os mestrandos Camila L. Veiga e Marcelo V. Bastos.

Recentemente, o Laboratório cooperou significativamente com os docentes do curso de Design – UNIFATEA e IES parceiras na elaboração da proposta do Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação submetido ao Comitê de Assessoramento - CA de Arquitetura e Urbanismo e Desenho Industrial, processo em avaliação pelo Comitê Técnico Científica – CTC – CAPES – Proposta: 923/2014.

Conforme as pesquisas desenvolvidas do Laboratório de Materiais, Texturas e Modelagem e ampliando novos contornos e campos interdisciplinares surgiram com base na definição das linhas de pesquisa, como: (a) empreendedorismo e Inovação e (b) Projeto do Produto.

Para atender as novas demandas foi criado o Laboratório de Design de Joias e Tratamento de Superfície resultante das discussões estabelecidas no âmbito do curso em Design e Arquitetura e Urbanismo – UNIFATEA. Os equipamentos, materiais, bibliografia e ferramentas serão adquiridos por meio de projeto auxilio individual aprovado via Edital Universal – MCTI – CNPq – Faixa A, 2014, Processo número 461311/2014-3, vigência 2014-2017

Finalidade:

Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão para caracterização das propriedades na seleção dos materiais e processos de fabricação, protótipos e mockups em diversos produtos, modelagem 3D para estudos de forma, geometria, volume, texturas e aspectos ergonômicos via prototipagem rápida.

Docentes, Discentes e Colaboradores:

  • Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro (UNIFATEA);
  • Luiz Fernando Vargas Malerba Fernandes (UNIFATEA);
  • Prof. Dr. Nelson Tavares Matias (UNIFATEA);
  • Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena (UNIFATEA);
  • Prof. Me. Bianca Siqueira Martins Domingos (UNIFATEA);
  • Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva (UNIFATEA);
  • Prof. Dr. Eduardo Norberto Codaro (FEG-UNESP);
  • Prof. Dr. Jorge Luiz Rosa (EEL-USP);
  • Prof. Dr. Gilbert Silva (UNIFEI);
  • Prof. Dr. Adilson da Silva Mello (UNIFEI).

Laboratório de Ergonomia Anamaria de Moraes - LaErg

A história do curso de Design do UNIFATEA se mistura aos pensamentos, indiscutivelmente a frente do seu tempo, propostos pela Professora Anamaria de Moraes, uma vez que em 1993 e nos anos seguintes, a instituição participou das propostas curriculares para os cursos de Design, colaborando paras as redefinições das atuais grades curriculares deste curso no Brasil. A participação do UNIFATEA se deu por meio de efetiva participação, junto a Associação Nacional dos Designers, localizada, na época, na Av. Paulista, SP, mais precisamente no Edifício da FIESP/CIESP.

 

Deste modo, o LaErg presta uma homenagem a esta incansável professora e pesquisadora, por sua dedicação e amor demonstrados à ergonomia por tantas produções e participações nos quatro cantos deste país e pelo reconhecimento alcançado fora de nossas fronteiras, tornando-se a primeira membro da International Ergonomics Association, no Brasil, a receber o título de IEA Fellows no ano de 2006.

 

O LaErg, ao assumir o nome Anamaria de Moraes em sua própria identidade, espera trilhar os caminhos e conhecimentos deixados e deste modo, continuar levando à sociedade contemporânea os benefícios alcançados quando se aplicam os conceitos ergonômicos.

CONTATO / CONTACT / CONTACTOS

  • +55 (12) 2124-2850
  • De segunda à sexta-feira, das 09h30 às 18h From Monday to Friday, from 09:30 a.m. to 6:00 p.m. De lunes a viernes, de las 9h30 a las 18h
  • rel.institucionais@fatea.br