Menu fechado
marca_pibid-02

É indiscutível o quanto um Programa de Iniciação à Docência pode acrescentar na vida de um estudante de qualquer curso de Licenciatura, pois grande parte do que define um educador se encontra justamente nas experiências adquiridas ao longo do tempo, tanto no período de sua graduação como posteriormente. As teorias são de grande significado para um licenciando, mas certos aspectos do que é, essencialmente, ser um educador, somente podem ser verdadeiramente apreendidos pela prática. Tudo isso pôde ser confirmado pela observação daqueles que passaram pelo Centro Universitário Teresa d’Ávila, durante sua graduação e tiveram a oportunidade de vivenciar o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), nos anos anteriores. Foi com grande satisfação que, mais uma vez, o UNIFATEA passou a integrar o grupo de Universidades que oferecem as bolsas do PIBID para seus alunos dos cursos de Licenciatura.

RELATÓRIO GERAL 2018


Prof.ª Me Ana Paula Costa de Souza Cruz

No mês de agosto e setembro as escolas estaduais Alice Vilela Galvão, Luiz de Castro Pinto e Maria Amália de Magalhães Turner receberam os alunos dos primeiros e segundos anos do curso de Letras do Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea).

As professoras que supervisionaram os projetos nas escolas foram respectivamente Elisiane, Simara e Adriana, elas ajudaram os alunos na orientação e confecção de projetos, atendendo os requisitos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

O projeto começou em 14 de agosto de 2018 com uma visita às escolas, em seguida, organização de horários, reuniões de integração e momentos de formação acadêmica e pedagógica. Contamos com a presença dos professores-supervisores no Unifatea e a partir disso, a interação entre os membros do grupo se intensificou.

Sob orientação, os alunos nos enviaram os relatórios a seguir, e foram orientados um a um, para que a partir das práticas iniciais sejam desenvolvidas atividades que auxiliem o contexto educacional. Além disso, espera-se que depois das observações dos meses de agosto e setembro, os alunos possam pensar em um público-alvo específico para o desenvolvimento de um artigo científico, para que fundamentem as suas ações em teorias educacionais apropriadas.

Os alunos foram apresentados às professoras das respectivas escolas, puderam compartilhar algumas experiências e foram acolhidos pelas equipes gestoras. Alguns tiveram a oportunidade de participar de reunião do Grêmio Estudantil, onde conheceram alguns alunos e também suas propostas para a escola.

Após as visitas, no dia 6 de setembro ocorreu, no UNIFATEA, um encontro dos alunos do curso de Licenciatura em Letras que participariam do PIBID, que contou com a ilustre presença dos educadores e responsáveis pelas escolas nomeadas acima, que também foi registrado com fotos.

Relatórios 2018

PROFESSORA RESPONSÁVEL: Elisiane Aparecida Rodrigues Alves da Silva


Objetivo

Interação dos alunos do PIBID com o ambiente escolar desenvolvendo atividades diversificadas e auxiliando no processo ensino aprendizagem dos alunos da Escola Estadual Alice Vilela Galvão.


Introdução

As atividades do PIBID se iniciaram no dia 27/08/2018 com a apresentação da escola aos alunos do programa. Para que conhecessem melhor a realidade da escola e a clientela com quem irão trabalhar a professora responsável fez uma síntese dos objetivos da escola, apresentou o material da Secretaria da Educação utilizado pelos alunos e sugeriu que eles, inicialmente, participassem das aulas para que efetivamente conhecessem o público da escola.

A Escola Estadual Alice Vilela Galvão, seguindo orientações da Secretaria da Educação, aplica Avaliações de Aprendizagem em Processo e, assim, consegue perceber as habilidades que precisam ser trabalhadas novamente, corrigindo os rumos para que o ensino aprendizagem aconteça realmente.


Para as aulas de Inglês, as seguintes habilidades precisam ser trabalhadas:

  • Identificar o gênero de um texto por meio da apreensão de sua organização geral;
  • Localização de informação específica em um texto (gênero textual: música ou texto informativo);
  • Inferir significados apoiando-se em pistas e em conhecimentos prévios, bem como, pela tentativa de entender o que se pede (gênero textual: música/ texto informativo com foco no vocabulário e na estrutura gramatical da língua inglesa).

Para as aulas de Língua Portuguesa as seguintes habilidades precisam ser trabalhadas

  • 1ª Série do Ensino Médio
    • Estabelecer relações entre textos verbais (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema) e/ou textos não verbais (foto);
    • Identificar ideias chave em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema, foto).
  • 2ª Série do Ensino Médio
    • Inferir informação implícita em um texto;
    • Identificar marcas linguísticas em um texto do ponto de vista do léxico.

Metodologia

Aluno PIBID responsável: Ugo Fogaça Panza

Tendo como objetivo trabalhar com os recursos tecnológicos para alcançar determinados objetivos comunicativos , além de despertar o interesse no aluno em adquirir o conteúdo já visto, de forma diferente e atrativa.

  • Utilização da sala de informática, acessando:
    Letras de músicas: https://www.letras.mus.br/
  • Duolínguo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.duolingo

Acompanhamento da atividade desenvolvido pelo aluno do programa

  • Acompanhamento da ação na apropriação das habilidades retomadas;
  • Atividade desenvolvida em uma aula semanal: possibilidade de utilizar diferentes abordagens e desafiar os alunos a desenvolverem as habilidades não atingidas anteriormente (orientações de recuperação do caderno do aluno);
  • Avaliação do processo privilegiando as habilidades propostas e a realização correta da atividade.

Alunos PIBID responsáveis Thais Maria Pacheco Barboza, Kalil Afonso de Almeida, Rafael Sidney Leal

Leitura de textos não-verbal e verbal, com procedimentos, relacionando:

  • as diferenças e as semelhanças: foco na estrutura dos textos, no tema tratado, no vocabulário , na finalidade;
  • idéias chave: leitura com recorte ou prioridade nas palavras que são repetidas no texto ou aquelas que são importantes para o entendimento do mesmo;
  • o entendimento do enunciado da atividade proposta e a realização correta desta atividade.

Observação: O aluno do programa Rafael está na fase de conhecimento das propostas da escola e na preparação do material para aplicação. Já ficou tratado que os objetivos de Língua Portuguesa da 1ª serie do Ensino Médio que já estão sendo trabalhados pelos alunos Thais e Kalil serão trabalhados por ele.

Trabalho desenvolvido em duas aulas semanais:

  • Questões da AAP (bimestres anteriores) trabalhadas focando a leitura;
  • Entendimento do texto e da comanda com possibilidade de utilizar diferentes abordagens desafiando os alunos a desenvolverem as habilidades não atingidas anteriormente;
  • Avaliação do processo privilegiando as habilidades propostas: gêneros textuais diversos (questões de alternativas).

Alunos PIBID responsáveis Larissa Helena de Araújo Mota e Elis Barbosa

Trabalho realizado em sala de aula:

  • Leitura de gêneros textuais diversos (artigos de opinião, HQ, letra de música, poema, trecho de romance, paródias ) que facilite e estimule a proficiência leitora;
  • Leitura, com procedimentos, que envolva habilidades afins (inferir informações, localizar elementos explícitos e/ou implícitos);
  • Estratégia de leitura que ajude na função de estabelecer a sequência do texto, a articulação das ideias além de possibilitar a identificação dos recursos de sentido utilizados no texto.

Trabalho desenvolvido em duas aulas semanais, na sala de multimídia

Assunto: Paródia

Apresentação aos alunos da música Cálice de Chico Buarque de Holanda e da paródia do rapper Criolo feita para esta música.

Avaliação: após comentários e discussão sobre o assunto proposto os alunos deverão produzir, em dublas, suas próprias paródias escolhendo algum gênero textual para a atividade.

Resultados

Atividades realizadas pelo aluno PIBID responsável: Ugo

Durante a aplicação da atividade foi possível observar que ao utilizar a ferramenta tecnológica o aluno teve mais interesse durante o processo ensino-aprendizagem. A atividade foi dinâmica e os objetivos propostos foram atingidos.

Atividades realizadas pelas alunas PIBID responsáveis Thaís e Kalil

Durante o desenvolvimento da atividade, foi possível perceber que os alunos (agora em menor número) estavam mais interessados em aprender, conseguiram esclarecer as dúvidas que tinham e se dispuseram a realizar as atividades propostas com dedicação.

Atividades realizadas pelas alunos PIBID responsáveis Larissa e Elis

A atividade desenvolvida pelas alunas despertou muito o interesse dos alunos que se dispuseram a opinar e levantar hipóteses sobre as intenções do autor quando escreveu a música (Chico Buarque) e do rapper Criolo, ao parodiá-la. A atividade de produção ainda está sendo realizada, mas foi possível perceber o interesse e criatividade dos alunos durante o início da produção.

 

Conclusão

Pode-se concluir que através das atividades realizadas, os alunos do PIBID puderam conhecer e vivenciar a realidade do ambiente escolar de maneira interativa e propiciar aos alunos da escola formas dinâmicas e atuais que facilitem o ensino aprendizagem.

Entre em contato conosco

Estamos ansiosos pelo seu contato!

Av. Dr. Peixoto de Castro, nº 539
Lorena, SP

(12) 2124-2870