Menu fechado

Centro Cultural

O Centro Universitário Teresa D’ Ávila mantêm o Centro Cultural Teresa D’ Ávila, entidade de caráter cultural, sem fins lucrativos, que gerencia importantes espaços culturais da instituição (Cantina D’Arte, Intervalo Cultural, Vitrine D’Arte e Espaço de Exposições), promove exposições do Núcleo de Arte UNIFATEA, auxilia lançamento de livros produzidos pelas gráficas da região e em especial pela Grafist, e presta assessoria ao Festival Gato Preto, promovido pelo Cine Clube de Lorena, atividades estas, que, movimentam o setor cultural da região.

O Centro Cultural visa reunir estudiosos, pesquisadores, escritores, cientistas, humanistas e demais aficionados ligados a todos os campos do saber humano, interessados em registrar e divulgar resultados de seus trabalhos.

Busca-se também, constituir-se em entidade cultural de extensão, que facilite o contato e o intercâmbio entre os interessados no trato e na manifestação da cultura vale-paraibana, enfatizando, preservando e divulgando seus valores para a formação de cidadãos conscientes da cultura e da memória regional e nacional.

Coordenada pelo Centro Cultural, a Cantina D’Arte é um espaço com exposição permanente de uma coleção constituída por mais de setenta reproduções autorizadas de quadros e esculturas, devidamente identificados, formando um vasto painel da história da arte, dos egípcios à pop art. No espaço, também são realizados lançamentos de livros. Liga-se a ela o projeto Brincar é fazer arte, que procura levar ao público infantil o desenvolvimento de um olhar sobre a arte e, a partir daí, encaminhar ao fazer artístico.

 

O Espaço de Exposições, por sua vez, é um dos espaços reservados para as exposições de arte e também didáticas (selos, cartões, entre outros…) que acontecem na Instituição. São realizadas no espaço, exposições individuais ou coletivas com temas variados uma ou duas vezes ao mês.

O Intervalo Cultural acontece sempre às quintas-feiras, tem o intuito de divulgar e promover manifestações artísticas, como: apresentações de bandas, performances, declamação de poesias e visitação com monitoria a Cantina D’Arte.

O Núcleo de Arte é um grupo de pesquisa, composto por artistas da região do Vale do Paraíba, que tem por objetivo buscar novas formas de expressar a arte, correspondendo à necessidade interior de cada artista, buscando suas fontes na contemporaneidade e, sobretudo, gerando o futuro.

Centro Cultural

  • centrocultural@fatea.br