Maria Fernanda Lopes
O programa de Mestrado em Design, Tecnologia e Inovação do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, participa hoje do segundo dia do XVI Congresso Nacional de Ecologia, que acontece em São Lourenço (MG). A equipe participa do evento durante toda a semana, apresentando as iniciativas e pesquisas relacionadas à disciplina de Design Sustentável, desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Design, Tecnologia e Inovação (LABDTI – CNPq UNIFATEA).
O congresso conta com uma programação extensa e diversificada, que inclui banners e exposições, minicursos teóricos e práticos, mesas-redondas com debates sobre temas relevantes da ecologia, conferências que discutem desafios e questões emergentes ligadas a ecologia, painéis temáticos e grupos de pesquisa que promovem o intercâmbio de ideias entre instituições, pesquisadores e docentes.
Neste segundo dia, o professor Doutor José Ricardo Flores, que coordena o grupo de pesquisa do UNIFATEA, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da linha de pesquisa em design sustentável. ‘’A importância é ampliar horizontes e mostrar que o design pode agregar valor a qualquer área de atividade’’, destacou.
Hoje, o evento começou com a apresentação de trabalhos orais, seguida por uma palestra do Dr. Geraldo Majela sobre Conservação e Desenvolvimento Econômico. Destaque também para a conferência “O Renascimento da História Natural, as Interações Ecológicas e a Preservação da Biodiversidade”, ministrada pelo Dr. Kleber Del Claro. Para encerrar o segundo dia, haverá uma mesa-redonda sobre “Economia Circular e Design Sustentável”, coordenada pelo Dr. Paulo Sérgio Senna, com a participação dos Drs. Henrique Martins, Bruno Guedes Fonseca e José Ricardo Flores Faria, todos do UNIFATEA.
O evento segue até quinta-feira, 17 de outubro, no Hotel Guanabara, localizado na Avenida Doutor Getúlio Vargas, número 423, no centro de São Lourenço (MG).