Menu fechado
Capa Site - Teresa D'Ávila

núcleo de estudos Teresa d'ávila

A criação do Grupo de Estudos Teresa D’Ávila, hoje Núcleo de Estudos Teresa D’Ávila, foi uma proposta feita por Juraci De Faria Condé, ex-aluna do Instituto Santa Teresa, a Ir. Helena Marcondes, para estudarem juntas a vida e a obra de Santa Teresa. Os anos foram passando e o Grupo entrou em recesso. No dia 05 de março de  2012 ele retornou as suas atividades dedicando-se, até os dias de hoje a estudar a obra, a vida, o tempo de Santa Teresa D’Ávila, a primeira mulher doutora da Igreja.

A criação do Grupo de Estudos Teresa D’Ávila, hoje Núcleo de Estudos Teresa D’Ávila, foi uma proposta feita por Juraci De Faria Condé, ex-aluna do Instituto Santa Teresa, a Ir. Helena Marcondes, para estudarem juntas a vida e a obra de Santa Teresa. Os anos foram passando e o Grupo entrou em recesso. No dia 05 de março de  2012 ele retornou as suas atividades sendo ´proposto inicialmente o estudo de duas obras que suscitaram, em Teresa, o desejo de concretizar sua vocação: as Cartas de São Jerônimo e O terceiro abecedário do Pe. Francisco de Osuna.

Surgiram muitas outras veredas, por exemplo: a influência de Santo Agostinho e de Santa Maria Madalena, na vida e na oração de Teresa.  Ficou combinado que o Grupo sempre iniciaria o Encontro com a récita de um Salmo, pois Santa Teresa alimentava-se, espiritualmente, com a prática dessa oração, seguido da apresentação de um tema de estudo por um ou mais membros do grupo seguido de reflexão coletiva e, por último, encaminhamentos para o próximo Encontro.

     É importante ressaltar que os temas apresentados são transcritos no formato de artigos científicos e, ao final de cada ano, são compilados numa coletânea, organizada graças ao empenho e a determinação de cada membro do grupo em redigi-los e, de modo especial, do trabalho de organização e de edição de Ir. Olga de Sá e Sonia Siqueira.

    Desse modo, os estudos e as reflexões sobre a vida e a obra de Teresa D’Ávila dos membros do Grupo de Estudos Teresa D’Ávila foram reunidos numa edição especial da Revista Ângulo (2013) e em três antologias da série Ensaios: Teresa D’Ávila, a andarilha de Deus (2014) e Teresa Veredas (2015) e Nas trilhas de Teresa (2016).

   Se contemplarmos o universo teresiano e, nesse universo, o Núcleo de Estudo Santa Teresa D´Ávila, podemos compará-lo a uma constelação, um grupo de estrelas próximas umas das outras que se juntam no céu com formatos surpreendentes. Por mais que nos aproximemos dessas estrelas com nossos telescópios, nunca conseguiremos visualizá-las como elas de fato são. 

Assim é somos nós em relação à essa andarilha de Deus: a cada ano, debruçamo-nos sobre alguns aspectos de sua vida e de suas obras e, por mais próximo que consigamos capturar a luz de sua espiritualidade, nunca conseguiremos alcançá-la na sua integridade. Nisso consiste o segredo de sucesso desse grupo há 10 anos: o desejo de vislumbrar o Inacessível, universo sem começo nem fim, como o caminho traçado por Santa Teresa D’Ávila nos 67 anos de sua profícua existência terrena. Constelação de muitas estrelas, céu de crescimento pessoal e espiritual que só quem se debruça sobre as lentes do amor de Santa Teresa D’Ávila é capaz de vislumbrar.

Dr. Wellington de Oliveira – Coordenador

  • Juraci de Faria Condé
  • Maria Cecilia Isatto Parise
  • Pollyana Zappa
  • Raquel de Godoy Retz
  • Rodolfo Macedo
  • Rosana Montemor
  • Silvana Soares
  • Sônia Maria Gonçalves Siqueira
  • Wanda Aparecida de Paula
  • Teresa D’Ávila – Miticismo, afeto e fé – Volume 1: A historiedade nas relações culturais: Clique para visualizar.
  • Teresa D’Ávila – Miticismo, afeto e fé – Volume 2: Teresa e a Mística:  Clique para visualizar.

RESUMO DE REUNIÕES

BIBLIOGRAFIA SOBRE SANTA TERESA D’ÁVILA

Traduzir
%d blogueiros gostam disto: