Menu fechado

Comitê de Ética em Pesquisa

É uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP.

Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP.

A maioria dos processos relacionados à análise ética ocorre em ambiente eletrônico por meio da ferramenta eletrônica chamada Plataforma Brasil.

OBJETIVO

  • Analisar de forma ética os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil.
  • Garantir a segurança, proteção e garantia dos direitos dos participantes de pesquisa

 

CRONOGRAMA DE REUNIÕES DO COLEGIADO

Os projetos de pesquisas deverão ser postados 15 dias antes das reuniões de colegiado do CEP para avaliação. Os pareceres consubstanciados serão emitidos nas datas que seguem:

1º SEMESTRE

19/02

18/03

15/04

20/05

17/06

2º SEMESTRE

19/08

16/09

21/10

18/11

16/12

TUTORIAIS

MODELOS DE DOCUMENTOS

PERGUNTAS FREQUENTES

Nos termos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, de 12 de dezembro de 2012, todo projeto de pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetido à apreciação de um CEP.

Todas as pesquisas, em qualquer área do conhecimento envolvendo seres humanos. Os projetos devem ser submetidos ao CEP-UNIFATEA.

O CEP analisa a eticidade dos projetos. Apenas nas situações em que os métodos de pesquisa implicarem em conseqüências éticas é que estes aspectos serão considerados no Parecer. Mas é eticamente incorreto submeter os sujeitos da pesquisa aos riscos inerentes a um projeto de Pesquisa que apresenta problemas metodológicos.

Apenas os projetos relacionados com as áreas temáticas especiais informadas no verso do formulário Folha de Rosto são enviados para a Conep (Grupo I e II). Lembre-se que se este for o caso de seu projeto o prazo para o recebimento do Parecer final da Conep é acrescido do tempo necessário para o recebimento do Protocolo na Conep, sua distribuição entre os membros, análise e discussão na Plenária da Comissão. Acrescente pelo menos mais dois meses para este processo em seu cronograma.

O CEP não analisa projetos que já tenham iniciado a coleta de informações ou dados.

Sim. O modelo apresentado deve ser entendido apenas como uma sugestão. Use o modelo que desejar, mas certifique-se que todas as informações necessárias foram inseridas e que estejam escritas de forma a possibilitar seu correto entendimento pelos sujeitos/objetos da pesquisa. Não inclua termos técnicos ou jargões em Termos de Consentimento destinados à população em geral. Seja direto, simples e claro.

CONTATO COMITÊ DE ÉTICA

  • Atendimento presencial pela coordenadora do CEP: todas as quartas-feiras, das 13h às 18h
  • valdineahertel@gmail.com