Menu fechado

Seminário de Cuidados Paliativos abordará reflexão e capacitação para uma assistência humanizada

Maria Fernanda Lopes

No mês de novembro, o Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA realizará o 1º Seminário de Cuidados Paliativos, uma importante iniciativa voltada para a sensibilização e educação de profissionais da saúde, familiares e a sociedade sobre a necessidade de uma assistência que respeite o conforto e a dignidade do paciente em condições graves ou terminais.

Neste contexto, o cuidado paliativo envolve uma abordagem integral e humana para aliviar o sofrimento e oferecer suporte físico, emocional e espiritual aos pacientes e seus familiares.

Visando ampliar a formação e a conscientização sobre esse tema na região do Vale do Paraíba, o curso de Enfermagem do UNIFATEA vai promover o evento, com encontros ao longo de todo o mês que reúnem especialistas para tratar das diversas nuances desse tipo de cuidado. A iniciativa tem o objetivo de oferecer uma visão multidisciplinar sobre cuidados paliativos, abordando desde o luto até a saúde mental dos profissionais de enfermagem.

A programação começa no dia 4 de novembro, com a palestra do Doutor Felipe Rinaldo Queirós de Aquino sobre “A espiritualidade e religiosidade em cuidados paliativos”. Em seguida, a Professora Mestre Fátima Aparecida Lourenço da Silva traz reflexões sobre “O luto e o suporte emocional em cuidados paliativos”, completando uma manhã que traz muito acolhimento integral aos pacientes e familiares. O dia continua com temas sobre o cuidado domiciliar, abordado pelo Enfermeiro Daniel de Souza Oliveira, e o cuidado hospitalar, com a Enfermeira Aline Rosa Soares de Oliveira.

O evento se estende ao longo de novembro, com encontros marcados para os dias 11 e 25. O último dia contará com uma palestra especial do Doutor PhD José Vitor da Silva sobre “A morte e o morrer em cuidados paliativos”, fechando o ciclo com uma visão aprofundada sobre o tema.

Para a organizadora do seminário, professora Valdinéa Luiz Hertel e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFATEA, a realização do evento “É uma oportunidade de fortalecer no entendimento do acadêmico de enfermagem que eles podem ajudar na qualidade de vida e diminuir o sofrimento dos pacientes em cuidados paliativos e de seus familiares. Fortalecer a compreensão do papel da equipe multiprofissional neste processo de finitude de vida.’’.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Traduzir

Descubra mais sobre UNIFATEA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading