Alunos do UNIFATEA puderam visitar linha de montagem dos aviões, mockups e sala de realidade virtual
Por Denise Claro
Nesta segunda-feira, 11, os alunos do Mestrado em Design, Tecnologia e Inovação do Centro Universitário Teresa D’Ávila- UNIFATEA realizaram uma visita técnica à Embraer, em São José dos Campos (SP). Também estiveram presentes alunos e docentes da graduação em Design do UNIFATEA, e os professores Luiz Carlos Cordeiro, do departamento de Mecânica da UERJ e José Glênio Medeiros de Barros, do departamento de Engenharia de produção da UERJ, instituição parceira do UNIFATEA.
A visita foi guiada pelo também aluno e engenheiro da Embraer, Carlos Eduardo Caetano de Souza e pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do UNIFATEA, Prof. Dr. Nelson Tavares Matias.
Os alunos puderam visitar o galpão onde é feita a linha de montagem dos jatos comerciais, o centro histórico, a sala de realidade virtual e o hangar onde são montados os mockups de aviação comercial e executiva.

Na sala de realidade virtual, cada aluno pôde experimentar os óculos de realidade virtual, visualizar e conhecer o interior de uma aeronave, entendendo melhor como funcionam as fases do desenvolvimento de um projeto aeronáutico.
No hangar dos mockups, a visita permitiu que os alunos conhecessem os materiais utilizados nos projetos das aeronaves, entrar nos aviões em montagem, e ver desde grandes peças de alumínio, a materiais mais simples que compõem a aeronave.
Caetano atua na Embraer como engenheiro de desenvolvimento de produto, especificamente no projeto de interiores do KC 390. Para o especialista, a visita foi uma excelente oportunidade de interação empresa-escola, mostrando a forma de trabalho virtual, simulações reais e virtuais e o modo como a Embraer trabalha suas formas de inovação.
Inovação
Para fechar a tarde, a analista Patrícia dos Santos falou sobre as frentes de inovação da empresa:
“A Embraer junta inovação com estratégia. Tem uma área específica de inovação na empresa, e essa inovação impacta o negócio. Aqui há o equilíbrio de investimento no presente e no futuro. Este é um segredo da Embraer para se manter forte. Todos os dias fazemos melhorias aqui no presente, mas com o olhar no futuro”, afirmou aos visitantes.
Leia também:
.: UNIFATEA participa do 2º Encontro de Jovens Cientistas no INPE, em Cachoeira Paulista
.: “O grande laboratório é o mundo real”, afirma especialista sobre imersão de mestrandos do UNIFATEA na Valecap
Experiência

Para a aluna do primeiro ciclo do mestrado, Carina de Siqueira, a visita técnica foi um privilégio para quem está mergulhado no mundo da Inovação e Tecnologia:
“Fiquei fascinada com a oportunidade de conhecer de perto um ambiente profissional tão dinâmico e inspirador. Ver como eles idealizam cada detalhe da linha de criação, desde o conceito inicial até a prototipação de um avião, me deixou impressionada. Observar os protótipos, as tecnologias e o processo criativo foi uma experiência única e um dia especial de aprendizagem que guardarei com carinho”.
O aluno José Cirilo de Jesus Júnior, do segundo ciclo do mestrado, ressaltou que a chance de estudar no UNIFATEA e gerar essas conexões com empresas e indústrias fazem a diferença:
“Sou apaixonado por prototipagem, por projetos, e tivemos a oportunidade de vivenciar na prática isso, desde a visita à fábrica, visitar os galpões, os aviões, perceber que as coisas grandes são feitas através de coisas simples. A prototipagem continua passando por polímeros expandidos, isopor, madeira, papelão. Ver como são feitos os protótipos e visitar os mockups deles e a própria troca de experiência com os profissionais, foi incrível. Agradeço ao Mestrado no UNIFATEA que permite que nós vivenciemos essa experiência na prática. Além da teoria das salas de aula, poder tocar nesta realidade de forma concreta.”
Prof. Nelson Matias ressaltou que a visita, obtida a partir do aluno Caetano, foi uma oportunidade ímpar, privilegiando poder levar alunos da graduação, do curso de mestrado e da instituição de ensino parceira.
“Toda interação muito gentil do corpo de funcionários da EMBRAER permitiu que a gente tivesse uma percepção bastante significativa do que é a empresa, da potência da EMBRAER, e da oportunidade que nós temos de trabalho, pois temos ex alunos do UNIFATEA que trabalham atualmente na EMBRAER. Um deles inclusive nos EUA e outros no Brasil, que mostra que a gente enquanto instituição tem uma capacidade e uma qualidade de entrega que é absorvida pela EMBRAER”, lembrou o Pró-Reitor.