DESIGN, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: UNIFATEA PROPÕE SOLUÇÕES PARA REVITALIZAÇÃO DA FLORESTA NACIONAL DE LORENA (FLONA)
Estudantes e professores do UNIFATEA propõem soluções sustentáveis para a Floresta Nacional de Lorena, aliando design, educação ambiental e participação comunitária.
No último dia 26 de abril, estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Design, Tecnologia e Inovação (PPG-DTI) do UNIFATEA participaram do VII Encontro Imersivo, realizado na Floresta Nacional de Lorena (FLONA). A atividade teve como foco o desenvolvimento de soluções criativas e sustentáveis para a gestão e revitalização da unidade de conservação, por meio da metodologia do Design Thinking.
A FLONA, localizada no bairro da Cecap, em Lorena (SP), é uma das 19 florestas nacionais do país e integra o sistema de áreas protegidas geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Criada em 1934 como Horto Florestal, a área guarda importância histórica, ambiental e cultural para a cidade. Seu potencial como espaço educativo, turístico e de pesquisa, no entanto, ainda é pouco explorado.
Durante o encontro, os participantes foram desafiados a diagnosticar os principais problemas e identificar oportunidades de transformação da FLONA a partir da escuta ativa, observação e troca com os gestores e visitantes do local. Divididos em grupos, os pós-graduandos utilizaram ferramentas como a Matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas) e mapas de empatia para captar os sentimentos, necessidades e expectativas da comunidade em relação ao espaço.
Entre as propostas emergentes, destacam-se:
- a criação de trilhas educativas e sensoriais acessíveis, com sinalização inclusiva e uso de QR codes para conteúdos digitais;
- a implantação de oficinas ecológicas voltadas a escolas públicas, ONGs e grupos culturais;
- a formação de viveiros educativos e hortas agroflorestais;
- o resgate da memória histórica do antigo horto, com painéis interativos e exposições.
A iniciativa busca fortalecer a relação da população com a floresta, promovendo a conscientização ambiental, a valorização da biodiversidade e o uso responsável dos recursos naturais. Para isso, os estudantes propuseram parcerias com escolas, associações comunitárias, movimentos ambientais, escoteiros e órgãos públicos.
O projeto continua no dia 17 de maio, com a segunda etapa da imersão. Nessa fase, os grupos irão refinar suas ideias e apresentar protótipos de soluções que poderão, futuramente, ser implementadas em parceria com o ICMBio e demais instituições envolvidas.
Ao fim do processo, espera-se que a FLONA de Lorena se consolide como um espaço de referência em sustentabilidade, educação ambiental e inovação social na região do Vale do Paraíba.