Semana das Licenciaturas 2025 começa no UNIFATEA com integração entre cursos e vivências práticas da docência
Evento reúne alunos e professores das licenciaturas em Pedagogia, Letras e Ciências Biológicas com oficinas, palestras, projetos e trocas de experiências com profissionais convidados.
Teve início nesta segunda-feira, 03 de junho, a Semana das Licenciaturas 2025 do UNIFATEA – Centro Universitário Teresa D’Ávila, que segue até quinta-feira, 05 de junho, promovendo um espaço de formação ampliada para os cursos de Pedagogia, Letras e Ciências Biológicas. Organizada pelos próprios alunos ao longo do semestre, a programação inclui oficinas, palestras, projetos interdisciplinares e vivências com profissionais convidados da região.
Segundo o professor Miguel Júnior, pró-reitor acadêmico do UNIFATEA, a proposta da semana é valorizar o protagonismo estudantil e integrar as diferentes áreas da formação docente.
“A Semana das Licenciaturas engloba aquilo que os alunos planejaram durante o semestre inteiro. Temos eventos, oficinas, palestras e também projetos desenvolvidos por eles. É uma atividade muito importante para nós enquanto comunidade acadêmica”, afirmou.
“Todos os alunos das licenciaturas estão integrados, refletindo: ‘O que o pedagogo pode me ensinar? O que posso aprender com o profissional de Letras? O que o biólogo está fazendo?’ Eles começam a entender a educação como um todo”, completou.
Para além das atividades acadêmicas, o evento tem como diferencial a presença de profissionais convidados que atuam em escolas e outras instituições educacionais da região, oferecendo um panorama real do mercado de trabalho.
“Aqui, nós não ficamos só entre as quatro paredes. Também trazemos profissionais externos, que têm vivências diferenciadas. Os alunos precisam aprender que há muitos pontos positivos na profissão, mas também desafios. Isso evita surpresas quando eles estiverem atuando no mercado”, reforçou Miguel.
Formação sólida e interdisciplinaridade
A professora Mariana Aranha, coordenadora do curso de Pedagogia, ressaltou que a Semana das Licenciaturas cumpre duas funções pedagógicas fundamentais: integrar os cursos e conectar teoria e prática.
“A semana é importante, primeiro, porque integra os nossos cursos de licenciatura. No universo profissional, esses alunos vão trabalhar juntos nas escolas, então esse já é um exercício dessa convivência”, explicou.
“Em segundo lugar, trazer profissionais que estão no mundo do trabalho, atuando em diferentes áreas dos nossos cursos, é extremamente importante durante o percurso formativo dos alunos. Isso fortalece a formação com experiências concretas.”
Ela também destacou a importância da vivência interdisciplinar na formação inicial dos futuros professores:
“A gente só adquire uma visão mais ampliada de mundo quando vivencia experiências. O grande diferencial na formação do professor é ter contato com essas experiências ainda na formação inicial.”
Programação até quinta-feira
A Semana das Licenciaturas do UNIFATEA 2025 segue até quinta-feira, 05 de junho, com uma programação dinâmica e participativa. O encerramento será marcado por uma confraternização entre os alunos e professores, celebrando os aprendizados e o sucesso do evento, que já se consolida como parte permanente do calendário acadêmico da instituição