
Os dias 19, 20 e 21 de janeiro foram de muita emoção no UNIFATEA – Centro Universitário Teresa D’Ávila, com a realização das colações de grau de diversos cursos da instituição. Ao longo desses três dias, formandos, familiares e professores celebraram a conclusão de uma importante etapa acadêmica e o início de novos caminhos profissionais.
Para muitos, a colação de grau foi um momento de conquista e emoção. Mariana, aluna de letras, que se formou nesta semana, resumiu sua experiência no unifatea destacando o sentimento de comunidade e criatividade: “Aqui, em trabalho com o meu orientador e meus colegas, consegui criar um tcc incrível, algo que tenho muito orgulho. O unifatea é um lugar que traz mais comunidade do que qualquer outro lugar; professores e colegas são muito amigos”.
Rian castro, também formado em letras, ressaltou o significado pessoal da graduação, vindo da rede pública: “Estar concluindo a graduação é muito importante. Meu tcc foi sobre sociolinguística, algo fundamental para nós, vindos de escola pública. Sigo na área da educação e continuarei minha formação em pedagogia e pós em comunicação. Ter cursado letras em uma instituição salesiana foi marcante”.
Segundo o pró-reitor acadêmico professor, Miguel Júnior, a colação de grau representa mais do que o encerramento de um ciclo: “Para nós, professores, é um momento de emoção pela vitória de cada aluno. Muitos formandos continuam seus estudos em outros cursos da instituição, mostrando que o unifatea é um ambiente acolhedor e que mantém o vínculo com os egressos”.
O reitor Carlos Alexandre Miglinski também destacou a relevância do momento para a vida acadêmica e profissional dos formandos: “A formatura simboliza a dedicação, o esforço e a conquista de cada aluno. É um orgulho enorme ver tantos jovens alcançando essa etapa e prontos para contribuir com a sociedade em suas áreas de atuação”.
A importância da educação e a emoção do momento também foram ressaltadas por outros professores e representantes da instituição. “Num país onde a educação é para poucos, conseguir um diploma universitário é algo que tem que se comemorar. Cada formatura é ímpar, porque se vê nos olhos dos alunos e familiares a emoção dessa conquista”, destacou um dos docentes presentes.
Para irmã Nice, a colação de grau é uma celebração da humanização: “o estudo para Dom Bosco é a porta para a sabedoria e para um caminho importante. Esses novos profissionais farão da vida uma profissão com muito mais humanidade, porque é necessário olhar para as pessoas com carinho e amor. A única coisa que permanece é o amor”.
Os três dias de colações de grau consolidaram um ciclo de muita dedicação e aprendizado, reunindo diferentes áreas do conhecimento e celebrando a trajetória acadêmica de centenas de formandos, que agora seguem para novos desafios profissionais e pessoais.
Datas e cursos de cada dia:
• 19/01 – administração, arquitetura e design
• 20/01 – comunicação social e licenciaturas
• 21/01 – enfermagem, estética e farmácia