Menu fechado
previous arrow
next arrow
Slider
Equipe

Docentes

Conheça os professores do Mestrado Profissional do UNIFATEA

Parcerias

Parcerias

Saiba quem são nossos parceiros no Mestrado UNIFATEA

Recursos

Recursos

Acesso aos arquivos e documentos para download

Dissertações

Dissertações

Acesse as dissertações defendidas pelos nossos alunos

Mestrado Profissional


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional tem como uma de suas propostas estreitar as relações entre as organizações e as Universidades da região Vale Paraibana (Paulista e Sul Fluminense) e a Rota Tecnológica 459.


Para as organizações empresariais, o Mestrado contribuirá significativamente para a formação de recursos humanos de alto nível, voltado à diversidade empresarial e industrial, focado na pesquisa, inovação e empreendedorismo. Neste contexto, integram-se algumas disciplinas do Programa de Pós-Graduação (Linha de Pesquisa do eixo Empreendedorismo e Inovação), tendo como fio condutor a formação de agentes locais de inovação, criando-se um novo ambiente e ampliando-se naturalmente o universo cultural para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação tecnológica aplicada e como resultado, soluções inovadoras por meio da inserção de novos produtos no mercado.

Objetivos


Contribuir para o aperfeiçoamento e a qualificação de profissionais de alto nível, aliados às estratégias de inovação e o conhecimento técnico-científico para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e negócios.

O curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação formará profissionais vocacionados para atuarem nas áreas do Design e correlatas, abrangendo: Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), inovação, empreendedorismo, desenvolvimento de produtos e serviços. O Design possui características importantes que permitem encontrar soluções diferenciadas para os problemas gerais, sejam eles no âmbito social ou específico.

Áreas de concentração


A área de concentração do Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação é a mesma que designa sua identificação, portanto, Design, Tecnologia e Inovação.


O foco do Programa de Pós-Graduação situa-se nos estudos dos elementos que compõem o Design, os Processos Criativos de Desenvolvimento de Produtos e suas interfaces, por meio do estreitamento das relações entre universidade e o setor produtivo (indústria e serviços). Neste contexto, os eixos temáticos das linhas de pesquisa buscam aderência com o cenário de desenvolvimento sócio-econômico regional, apoiado no empreendedorismo, inovação e aplicação de tecnologias.


Os conhecimentos necessários à análise de novos produtos e serviços, sob a perspectiva da dinâmica competição do mercado contemporâneo, compreendem-se nos estudos das interações entre o homem, a máquina e o ambiente.

A revista DI Factum


DI Factum é um desejo antigo dos professores do curso de graduação em Design da FATEA, agora Centro Universitário (UNIFATEA). Sua idealização iniciou-se há pelo menos 7 anos, entretanto, por outros motivos nunca concretizou-se sua missão, que era a de criar um espaço para registrar e expor os melhores resultados das pesquisas desenvolvidas pelos seus discentes e docentes, bem como receber de outras instituições o estado da arte sobre o design.


A publicação renasceu mantendo seus ideais, no sentido de se tornar um periódico, credível e permanentemente aberto, entretanto com uma visão diferente, pois não seria mais uma revista para a graduação, mas para a Pós-Graduação. Não obstante, há espaço para também acolher os produtos da graduação, contudo em menor escala e que sejam frutos da troca permanente da experiência entre pós-graduação e graduação.


Assim, convidamos a comunidade profissional e acadêmica a participarem deste processo, enviando seus trabalhos.


Agradecemos sua atenção e damos as boas vindas àqueles que se sentirem motivados a enviarem suas pesquisas.


Forte abraço,


Editor

Áreas de concentração


O Programa de Pós-Graduação em Design, Tecnologia e Inovação possui duas macro-áreas, Inovação e Empreendedorismo e Projeto de Produto. A linha mestra aplicada ao PPG-DTI é o conceito aprender fazendo (hands on) . Desta maneira, os alunos deverão realizar seu projeto atuando e realizando soluções aplicadas aos temas problematizados. Destaca-se, portanto, a ação e o caminho até a sugestão da proposta.


Inovação e Empreendedorismo: esta linha de pesquisa envolve temas pertinentes à gestão e às práticas organizacionais das corporações, pensados por meio do referencial teórico-metodológico do Design. O aspecto empreendedor agregado ao Design tem como objetos de estudo a formação e a implementação de resultados advindos das estratégias criativas exploradas nos projetos influenciados por fatores individuais, sociais, culturais, regionais, organizacionais e ambientais que impulsionam o surgimento e o sucesso de novos produtos e processos. Esta linha também enfatiza o estudo estratégico dos processos organizacionais que promovem o compartilhamento de conhecimento e tecnologias.


Projeto de Produto: nesta linha, as pesquisas se apoiam em estudos teórico-práticos envolvidos com o projeto de produto. Junto aos estudos metodológicos há também a análise das relações homem máquina abordadas pelos conteúdos ergonômicos exigidos pela criação de novos bens de consumo. Os critérios técnicos pertinentes à seleção dos materiais e processos de produção acompanham a sequência dos estudos. Todo caminhar do desenvolvimento será amparado pela perspectiva do ecodesign, apoiando a sustentabilidade do processo e do produto.

Mestrado Profissional UNIFATEA

Av. Peixoto de Castro, 539 Vila Celeste
Cep: 12.606-580 – Lorena, SP

Coordenação: c.ppg.design@fatea.br
Vice-coordenação: vc.ppg.design@fatea.br
Secretaria: s.ppg.design@fatea.br

Horário de Atendimento:  2ª, 3ª, 5ª e 6ª: 9h às 13h e 14h às 17h
4ª: 13h às 17h e 18 às 20h
Sábado: 9h às 11h

Telefones
+55 (012) 2124-2888 (Geral)
+55 (012) 2124-2852 (Secretaria)