Menu fechado
Bannerconheaomestrado
cover
previous arrow
next arrow
Equipe

Docentes

Conheça os professores do Mestrado Profissional do UNIFATEA

Parcerias

Parcerias

Saiba quem são nossos parceiros no Mestrado UNIFATEA

Recursos

Conheça o PPG-DTI

Acesso aos arquivos e documentos para download e lista de discentes

Dissertações

Dissertações

Acesse as dissertações defendidas pelos nossos alunos

Mestrado Profissional


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional tem como uma de suas propostas estreitar as relações entre as organizações e as Universidades da região Vale Paraibana (Paulista e Sul Fluminense) e a Rota Tecnológica 459.

Objetivos


Contribuir para o aperfeiçoamento e a qualificação de profissionais de alto nível, aliados às estratégias de inovação e o conhecimento técnico-científico para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e negócios.

O curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação formará profissionais vocacionados para atuarem nas áreas do Design e correlatas, abrangendo: Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), inovação, empreendedorismo, desenvolvimento de produtos e serviços. O Design possui características importantes que permitem encontrar soluções diferenciadas para os problemas gerais, sejam eles no âmbito social ou específico.

Áreas de concentração

A Área de concentração do Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação promove a articulação entre temas que caracterizam a sua denominação como elementos norteadores da formação profissional e da investigação técnico-científica em Design de forma interdisciplinar e multidisciplinar e contemplam aspectos da Inovação e da Tecnologia.

O Programa tem vinculado à sua Área de Concentração três Linhas de Pesquisa, a saber: (1) Gestão e Projetos; (2) Saúde e Inovação; (3) Design, Tecnologia e Educação.

Observa-se que a linha de pesquisa compreende um núcleo temático da atividade de pesquisa do Programa podendo ser associados vários projetos que atendam objetos ou metodologias comuns, bem como um projeto pode enquadrar-se à Área de Concentração do Programa.

>Gestão e Projetos: Esta linha de pesquisa busca analisar os processos de gestão e da estratégia da organização, considerando as práticas, métodos e modelos sob a ótica da gestão, do design thinking e da inovação tecnológica e seus arranjos, no contexto local, regional e nacional, e inter-relacionados ao ambiente globalizado, competitivo e de rápidas transformações. Privilegia análise dos impactos das inovações tecnológicas para o desempenho e competitividade da organização. Além disso, visa estudos e intervenções em processos operacional e projetual, norteados pela metodologia do design thinking, baseando-se em experimentos, modelagens e prototipagens, na amplitude de materiais e produtos. Busca analisar as repercussões da inovação tecnológica em processos, produtos e serviços, com efeitos econômicos e sociais.

>Saúde e Inovação: A linha de pesquisa Saúde e Inovação, tem em foco a inovação, homem e a saúde, estudando suas relações como a qualidade de vida, novas tecnologias, bem-estar, envelhecimento, aspectos de saúde pública e laboral. Os esforços da pesquisa se aplicam prioritariamente com a pessoa humana e consequentemente as relações sistêmicas as quais se envolvem em suas atividades diárias, todas, em algum nível representativas para a manutenção da própria vida.

>Design, Tecnologia e Educação: Esta linha de pesquisa tem o objetivo de desenvolver estudos sobre aspectos teóricos, tecnopedagógicos, sociotécnicos e culturais das tecnologias aplicadas à educação, abarcando perspectivas teóricas e objetos diversos na relação existente entre Design e Educação. Pesquisas concluídas e em desenvolvimento abrangem o uso de tradicionais e novas metodologias de pesquisa para a investigação de processos de ensino e de aprendizagem contemporâneos e práticas emergentes, construção de produtos e inovações tecnológicas, tais como: materiais didáticos impresso e multimídia, softwares, plataformas de interação e interatividade, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, bem como propostas reflexivas de recursos e atividades diversificadas para a integração das tecnologias nas diversas modalidades educacionais com foco na aplicabilidade e praticidade dessas tecnologias em contextos educativos.

A revista DI Factum


DI Factum é um desejo antigo dos professores do curso de graduação em Design da FATEA, agora Centro Universitário (UNIFATEA). Sua idealização iniciou-se há pelo menos 7 anos, entretanto, por outros motivos nunca concretizou-se sua missão, que era a de criar um espaço para registrar e expor os melhores resultados das pesquisas desenvolvidas pelos seus discentes e docentes, bem como receber de outras instituições o estado da arte sobre o design.


A publicação renasceu mantendo seus ideais, no sentido de se tornar um periódico, credível e permanentemente aberto, entretanto com uma visão diferente, pois não seria mais uma revista para a graduação, mas para a Pós-Graduação. Não obstante, há espaço para também acolher os produtos da graduação, contudo em menor escala e que sejam frutos da troca permanente da experiência entre pós-graduação e graduação.


Assim, convidamos a comunidade profissional e acadêmica a participarem deste processo, enviando seus trabalhos.

Mestrado Profissional UNIFATEA

Av. Peixoto de Castro, 539 Vila Celeste
CEP: 12.606-580 – Lorena, SP

Coordenação: c.ppg.design@fatea.br
Vice-coordenação: vc.ppg.design@fatea.br
Secretaria: s.ppg.design@fatea.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Período de Quarentena: Segunda a Quinta, das 8h às 18h / Sexta-Feira, 8h às 17h. 

Telefones
+55 (012) 2124-2888 (Geral)
+55 (012) 2124-2852 (Secretaria)

Traduzir