Menu fechado
Bannerconheaomestrado
cover
ppgdti
Banner Site Lançamento Livro
Banner Site Rita
previous arrow
next arrow
Equipe

Docentes

Conheça os professores do Mestrado Profissional do UNIFATEA

Parcerias

Parcerias

Saiba quem são nossos parceiros no Mestrado UNIFATEA

Recursos

Conheça o PPG-DTI

Acesso aos arquivos e documentos para download e lista de discentes

Dissertações

Dissertações

Acesse as dissertações defendidas pelos nossos alunos

Mestrado Profissional


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional tem como uma de suas propostas estreitar as relações entre as organizações e as Universidades da região Vale Paraibana (Paulista e Sul Fluminense) e a Rota Tecnológica 459.

Objetivos


Contribuir para o aperfeiçoamento e a qualificação de profissionais de alto nível, aliados às estratégias de inovação e o conhecimento técnico-científico para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e negócios.

O curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação formará profissionais vocacionados para atuarem nas áreas do Design e correlatas, abrangendo: Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), inovação, empreendedorismo, desenvolvimento de produtos e serviços. O Design possui características importantes que permitem encontrar soluções diferenciadas para os problemas gerais, sejam eles no âmbito social ou específico.

Áreas de concentração

A Área de concentração do Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação promove a articulação entre temas que caracterizam a sua denominação como elementos norteadores da formação profissional e da investigação técnico-científica em Design de forma interdisciplinar e multidisciplinar e contemplam aspectos da Inovação e da Tecnologia.

O Programa tem vinculado à sua Área de Concentração três Linhas de Pesquisa, a saber: (1) Gestão e Projetos; (2) Saúde e Inovação; (3) Design, Tecnologia e Educação.

Observa-se que a linha de pesquisa compreende um núcleo temático da atividade de pesquisa do Programa podendo ser associados vários projetos que atendam objetos ou metodologias comuns, bem como um projeto pode enquadrar-se à Área de Concentração do Programa.

>Gestão e Projetos: Esta linha de pesquisa busca analisar os processos de gestão e da estratégia da organização, considerando as práticas, métodos e modelos sob a ótica da gestão, do design thinking e da inovação tecnológica e seus arranjos, no contexto local, regional e nacional, e inter-relacionados ao ambiente globalizado, competitivo e de rápidas transformações. Privilegia análise dos impactos das inovações tecnológicas para o desempenho e competitividade da organização. Além disso, visa estudos e intervenções em processos operacional e projetual, norteados pela metodologia do design thinking, baseando-se em experimentos, modelagens e prototipagens, na amplitude de materiais e produtos. Busca analisar as repercussões da inovação tecnológica em processos, produtos e serviços, com efeitos econômicos e sociais.

>Saúde e Inovação: A linha de pesquisa Saúde e Inovação, tem em foco a inovação, homem e a saúde, estudando suas relações como a qualidade de vida, novas tecnologias, bem-estar, envelhecimento, aspectos de saúde pública e laboral. Os esforços da pesquisa se aplicam prioritariamente com a pessoa humana e consequentemente as relações sistêmicas as quais se envolvem em suas atividades diárias, todas, em algum nível representativas para a manutenção da própria vida.

>Design, Tecnologia e Educação: Esta linha de pesquisa tem o objetivo de desenvolver estudos sobre aspectos teóricos, tecnopedagógicos, sociotécnicos e culturais das tecnologias aplicadas à educação, abarcando perspectivas teóricas e objetos diversos na relação existente entre Design e Educação. Pesquisas concluídas e em desenvolvimento abrangem o uso de tradicionais e novas metodologias de pesquisa para a investigação de processos de ensino e de aprendizagem contemporâneos e práticas emergentes, construção de produtos e inovações tecnológicas, tais como: materiais didáticos impresso e multimídia, softwares, plataformas de interação e interatividade, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, bem como propostas reflexivas de recursos e atividades diversificadas para a integração das tecnologias nas diversas modalidades educacionais com foco na aplicabilidade e praticidade dessas tecnologias em contextos educativos.

A revista DI Factum


DI Factum é um desejo antigo dos professores do curso de graduação em Design da FATEA, agora Centro Universitário (UNIFATEA). Sua idealização iniciou-se há pelo menos 7 anos, entretanto, por outros motivos nunca concretizou-se sua missão, que era a de criar um espaço para registrar e expor os melhores resultados das pesquisas desenvolvidas pelos seus discentes e docentes, bem como receber de outras instituições o estado da arte sobre o design.


A publicação renasceu mantendo seus ideais, no sentido de se tornar um periódico, credível e permanentemente aberto, entretanto com uma visão diferente, pois não seria mais uma revista para a graduação, mas para a Pós-Graduação. Não obstante, há espaço para também acolher os produtos da graduação, contudo em menor escala e que sejam frutos da troca permanente da experiência entre pós-graduação e graduação.


Assim, convidamos a comunidade profissional e acadêmica a participarem deste processo, enviando seus trabalhos.

Mestrado Profissional UNIFATEA

Av. Peixoto de Castro, 539 Vila Celeste
CEP: 12.606-580 – Lorena, SP

Secretaria: secretaria.pos@unifatea.edu.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Período de Quarentena: Segunda a Quinta, das 8h às 18h / Sexta-Feira, 8h às 17h. 

Telefones
+55 (012) 2124-2888 (Geral)
+55 (012) 2124-2852 (Secretaria)

Traduzir